O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado multidisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem como finalidades ajudar a garantir o cumprimento das determinações éticas decorrentes dos princípios e valores que orientam a Unisinos. O conselho controla, em pesquisas que envolvem seres humanos, o cumprimento das exigências éticas e científicas fundamentais à defesa dos interesses, da integridade e da dignidade dos participantes pesquisados. Também contribui para o desenvolvimento da pesquisa orientada por padrões éticos.

Regimentos / Resoluções

A presente Resolução incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, referenciais da bioética, tais como, autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade, dentre outros, e visa a assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado. Projetos de pesquisa envolvendo seres humanos deverão atender a esta Resolução.

» Baixe o Regimento do Comitê de Ética em Pesquisa (PDF)

» Baixe a Resolução 466/12 (PDF), homologada em dezembro de 2012 (revoga a Resolução 196/96) (PDF)

» Baixe a Resolução 510/16 Ciências Humanas e Sociais (CONEP) (PDF)

Submissão de Projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa

Os projetos devem ser submetidos através da Plataforma Brasil, uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas). A submissão de projetos é exclusivamente online.

O cadastro da pesquisa deve ser feito pelo pesquisador responsável (projetos de graduação o pesquisador responsável é o orientador. Já nos projetos de mestrado, de doutorado e de cursos de especialização o próprio acadêmico responde pela pesquisa).

As datas das reuniões do CEP são mensais. O projeto de pesquisa deve ser submetido via Plataforma Brasil, no mínimo, 10 dias antes da data da reunião.

» Veja as datas das reuniões de 2019 (PDF)

» Veja as datas das reuniões de 2020 (PDF)

» Veja como submeter seu projeto de pesquisa (PDF)

» Se sua pesquisa tiver vínculo com o Grupo Hospital Conceição (coparticipante), verifique os procedimentos necessários (PDF)

» Baixe o manual de cadastro de pessoa física (PDF)

» Baixe o manual de cadastro do projeto de pesquisa (PDF)

» Baixe o manual do usuário pesquisador (PDF)

» Baixe orientações para elaboração da Carta de Anuência, fornecida pelo local onde acontece a coleta de dados (PDF)

» Baixe as orientações para elaboração do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE -, Termo de Assentimento - TA - e o uso dos termos em pesquisas on-line.

Acesse a Plataforma Brasil

Tisiane Molder Marques

Coordenador: José Roque Junges
Secretária: Raquel Ruschel Franck e Fabiane Fleck