O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado multidisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem como finalidades ajudar a garantir o cumprimento das determinações éticas decorrentes dos princípios e valores que orientam a Unisinos. O conselho controla, em pesquisas que envolvem seres humanos, o cumprimento das exigências éticas e científicas fundamentais à defesa dos interesses, da integridade e da dignidade dos participantes pesquisados. Também contribui para o desenvolvimento da pesquisa orientada por padrões éticos.

Regimentos / Resoluções

A presente Resolução incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, referenciais da bioética, tais como, autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade, dentre outros, e visa a assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado. Projetos de pesquisa envolvendo seres humanos deverão atender a esta Resolução.

» Baixe o Regimento do Comitê de Ética em Pesquisa (PDF)

» Baixe a Resolução 466/12 (PDF), homologada em dezembro de 2012 (revoga a Resolução 196/96)

» Baixe a Resolução 510/16 Ciências Humanas e Sociais (CONEP) (PDF)

» Baixe a Resolução 580/18 (PDF)

Submissão de Projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa

Os projetos devem ser submetidos através da Plataforma Brasil, uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas). A submissão de projetos é exclusivamente online.

O cadastro da pesquisa deve ser feito pelo pesquisador responsável (projetos de graduação o pesquisador responsável é o orientador. Já nos projetos de mestrado, de doutorado e de cursos de especialização o próprio acadêmico responde pela pesquisa).

As datas das reuniões do CEP são mensais. O projeto de pesquisa deve ser submetido via Plataforma Brasil, no mínimo, 10 dias antes da data da reunião.

» Veja as datas das reuniões de 2020 (PDF)

» Veja como submeter seu projeto de pesquisa (PDF)

» Se sua pesquisa tiver vínculo com o Grupo Hospital Conceição (coparticipante), verifique os procedimentos necessários (PDF)

» Baixe o manual de cadastro de pessoa física (PDF)

» Baixe o manual de cadastro do projeto de pesquisa (PDF)

» Baixe o manual do usuário pesquisador (PDF)

» Baixe orientações para elaboração da Carta de Anuência, fornecida pelo local onde acontece a coleta de dados (PDF)

» Baixe as orientações para elaboração do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE -, Termo de Assentimento - TA - e o uso dos termos em pesquisas on-line.

Acesse a Plataforma Brasil

Coordenadora adjunta: Cátia de Azevedo Fronza
Secretária: Raquel Ruschel Franck e Fabiane Fleck

Câmara Técnica Virtual Covid-19

Como parte do Sistema CEP-Conep, o Comitê de Ética em Pesquisa Unisinos alia-se ao esforço coletivo para que sejam priorizados estudos relativos à Covid-19, encaminhados para a análise ética.
Assim, em 05/05/2020, foi instituída a Câmara Técnica Virtual Covid-19, composta pelos professores abaixo relacionados:

José Roque Junges
Maria Leticia Rodrigues Ikeda
Nelson Eduardo Estamado Rivero
Nêmora Tregnago Barcellos
Sandra Maria Cezar Leal

A partir de agora, os projetos com a temática Covid-19 receberão atenção específica desta Câmara. Recomendamos que, antes de submeter o projeto para apreciação, seja dada atenção às recomendações do SEI/MS - 0014765796 - Comunicado, de 09/05/2020, que traz orientações para condução de pesquisas e atividade dos CEP durante a pandemia provocada pelo coronavírus sars-cov-2 (covid-19).

» Baixe as orientações para condução de pesquisas e atividade dos CEP (PDF)

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
Localizado na Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação (UAPPG)