O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado multidisciplinar, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que tem como finalidades ajudar a garantir o cumprimento das determinações éticas decorrentes dos princípios e valores que orientam a Unisinos. O conselho controla, em pesquisas que envolvem seres humanos, o cumprimento das exigências éticas e científicas fundamentais à defesa dos interesses, da integridade e da dignidade dos participantes pesquisados. Também contribui para o desenvolvimento da pesquisa orientada por padrões éticos.

Regimentos / Resoluções

A presente Resolução incorpora, sob a ótica do indivíduo e das coletividades, referenciais da bioética, tais como, autonomia, não maleficência, beneficência, justiça e equidade, dentre outros, e visa a assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado. Projetos de pesquisa envolvendo seres humanos deverão atender a esta Resolução.

» Baixe o Regimento do Comitê de Ética em Pesquisa (PDF)

» Baixe a Resolução 466/12 (PDF), homologada em dezembro de 2012 (revoga a Resolução 196/96) (PDF)

» Baixe a Resolução 510/16 Ciências Humanas e Sociais (CONEP) (PDF)

Submissão de Projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa

Os projetos devem ser submetidos através da Plataforma Brasil, uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas). A submissão de projetos é exclusivamente online.

O cadastro da pesquisa deve ser feito pelo pesquisador responsável (projetos de graduação o pesquisador responsável é o orientador. Já nos projetos de mestrado, de doutorado e de cursos de especialização o próprio acadêmico responde pela pesquisa).

As datas das reuniões do CEP são mensais. O projeto de pesquisa deve ser submetido via Plataforma Brasil, no mínimo, 10 dias antes da data da reunião.

» Veja as datas das reuniões de 2017 (PDF)

» Veja como submeter seu projeto de pesquisa (PDF)

» Se sua pesquisa tiver vínculo com o Grupo Hospital Conceição (coparticipante), verifique os procedimentos necessários (PDF)

» Baixe o manual de cadastro de pessoa física (PDF)

» Baixe o manual de cadastro do projeto de pesquisa (PDF)

» Baixe orientações para elaboração da Carta de Anuência, fornecida pelo local onde acontece a coleta de dados (PDF)

» Baixe as orientações para elaboração do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE -, Termo de Assentimento - TA - e o uso dos termos em pesquisas on-line.

Acesse a Plataforma Brasil

Integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa

Prof. José Roque Junges (coordenador executivo)
Profª. Cátia de Azevedo Fronza (coordenadora adjunta)
Profa. Ângela Helena Marin
Ângela Maria Pereira da Silva (representante da comunidade externa – SEMSAD)
Profª. Joannie dos Santos Fachinelli Soares
Prof. Marco Antônio Oliveira de Azevedo
Profª. Maria Cláudia Dal'Igna
Profª. Maria Letícia Rodrigues Ikeda
Profa. Maristela Kirst de Lima Girola
Prof. Miguel Tedesco Wedy
Profª. Nêmora Tregnago Barcellos
Profª. Patrícia Martins Fagundes Cabral
Nirse Adriana Kiekow Bauermann
Profa. Sandra Maria Cezar Leal
Profa. Sonia Estela Montano La Cruz.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)
Localizado na Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação (UAPPG)
Av. Unisinos, 950 93022-000 – São Leopoldo/RS