• O acervo conta com aproximadamente 120 mil exemplares de plantas.
    Acervo

    O acervo conta com aproximadamente 120 mil exemplares de plantas.

  • Trabalhos de pesquisa nas áreas de Taxonomia Vegetal, Fitossociologia e Fitogeografia.
    Herbário Unisinos

    Trabalhos de pesquisa nas áreas de Taxonomia Vegetal, Fitossociologia e Fitogeografia.

Herbário é uma coleção de plantas secas, montadas de forma especial, destinadas a servir como documentação. É utilizado para estudos de identificação de material desconhecido; levantamento da flora de uma determinada área; reconstituição do clima de uma região; avaliação da ação devastadora do homem ou ação deletéria da poluição; reconstituição do caminho de botânico coletor. O herbário pode ainda ser considerado um repositório de coleções-testemunho de diferentes floras regionais nele documentadas em diferentes épocas.

As coleções de herbários propiciam o nome científico correto das plantas associado às informações oriundas de diferentes atividades de campo. Elas são importantes nos estudos comparativos de grupos botânicos cuja taxonomia ainda é de difícil interpretação.

 

Herbarium Anchieta

O Herbarium Anchieta é uma coleção de plantas secas destinadas a documentação e pesquisa. O acervo conta com aproximadamente 120 mil exemplares de plantas e concentra trabalhos de pesquisa nas áreas de Taxonomia Vegetal, Fitossociologia e Fitogeografia.

Fundado em 1932, no Colégio Anchieta, em Porto Alegre, o herbário foi registrado no Index Herbariorum sob a sigla PACA (Porto Alegre - Colégio Anchieta). Atualmente a coleção é atualizada com o recebimento de novas coletas originadas em projetos parceiros e doações de pesquisadores.

Acesse o site do herbário 

 

Coleção

Aloysio Sehnem

O herbário tem como objetivo apoiar os projetos de pesquisa em botânica realizados no setor de Botânica e outras áreas da biologia que dele necessitem; permitir a realização de trabalhos científicos de graduação e pós-graduação; abastecer de informações gerais e científicas os interessados na preservação da vegetação; divulgar técnicas utilizadas no estudo científico da botânica; fornecer material para estudo prático de botânica; instruir professores do ensino fundamental e médio na montagem e manejo de um herbário e laboratório de botânica.

Fungi Rickiani

O padre Johannes Rick é considerado o "pai da micologia brasileira". Com cerca de 10 mil espécies de fungos, a coleção Fungi Rickiani é a maior coleção de fungos do Brasil e a segunda maior da América Latina, sendo superada apenas pela de Buenos Aires.

Florae Brasilae Australi

A coleção do padre Balduíno Rambo possui em torno de 90 mil espécies, predominando as plantas superiores. Padre Rambo é conhecido e reconhecido internacionalmente por suas pesquisas.

O Instituto Anchietano de Pesquisas, ao qual está ligado o Herbarium Anchieta, mantém uma publicação anual de botânica indexada em Pesquisas Botânica (ISSN 0373-840 X), com 50 números publicados.

 

Referências

Este trabalho relaciona famílias de plantas vasculares com os periódicos, dissertações e teses onde as mesmas são tratadas e as referências completas dos trabalhos.

O guia facilita a atualização das determinações das coleções de herbários e a obtenção de dados sobre a distribuição e conservação das espécies. Também são possíveis acréscimos de novos dados, permitindo, inclusive, a ampliação das informações para outros estados brasileiros. Os trabalhos que não tratam especificamente de uma família, como levantamento florísticos, estão agrupados em Floras regionais. As relações entre as famílias e os periódicos foram estabelecidas como trabalho para a disciplina de Florística e Conservação do curso de mestrado em Biologia da Unisinos, sob a orientação do professor Paulo Günter Windisch.