Instrução e Função

IO1: Geração de Resíduos - Domésticos

Define a sistemática para o gerenciamento de resíduos – domésticos no Campus UNISINOS São Leopoldo e Campus UNISINOS Porto Alegre. Esta IO atende aos seguintes aspectos ambientais significativos: geração de resíduos – domésticos e geração de resíduos – papel.

IO3: Plano De Segurança Para Produtos Controlados - PCE

Visa o atendimento ao requisito legal “Portaria nº 56 - COLOG, de 5 de junho de 2017. Dispõe sobre procedimentos administrativos para a concessão, a revalidação, o apostilamento e o cancelamento de registro no Exército para o exercício de atividades com produtos controlados, tendo como premissa, o controle e eficácia no processo dos produtos. Esta IO atende ao seguinte aspecto ambiental significativo: uso e manuseio de produtos como ácido fluorídrico, cianeto de potássio, cianeto de sódio e nitrato de amônio.

IO6: Geração de Resíduos - Construção e Demolição (RCD)

Define a sistemática para armazenamento, coleta e disposição final de resíduos de construção e demolição (RCD) no Campus UNISINOS São Leopoldo e Campus UNISINOS Porto Alegre. Esta IO atende os seguintes aspectos ambientais significativos: geração de resíduos – de construção e demolição (RCD) e Geração de efluente – água residuária da limpeza de pincéis.

IO7: Uso, Geração e Transferência de Resíduos - Óleos Vegetais

Define a sistemática para o gerenciamento do uso, geração e transferência de resíduos – óleos vegetais no Campus UNISINOS São Leopoldo e Campus UNISINOS Porto Alegre. Esta IO atende aos seguintes aspectos ambientais significativos: uso de óleo vegetal, geração e transferência de resíduos de gordura vegetal e animal.

IO9: Gerenciamento de Fornecedores

Define a sistemática para o gerenciamento de fornecedores nos Campus UNISINOS São Leopoldo e Campus UNISINOS Porto Alegre.

IO11: Manutenção preventiva e corretiva de Equipamentos

Definir a sistemática para a realização de manutenções preventivas e corretivas em equipamentos no Campus UNISINOS São Leopoldo e Campus UNISINOS Porto Alegre, realizadas por empresa contratada.

IO12: Geração de Resíduos - Classe I (Perigosos)

Definir a sistemática para o gerenciamento de resíduos Classe I (perigosos), no Campus UNISINOS São Leopoldo e Campus UNISINOS Porto Alegre.
Esta IO atende aos seguintes aspectos ambientais significativos: geração de resíduos - medicamentos, químicos e/ou biológicos, material perfuro cortante, material contaminado, material biológico, animais mortos contaminados, amostras contaminadas, coleções mumificadas e/ou formolizadas, óleos lubrificantes diversos, panos, estopas e papéis contaminados, resíduos diversos de saúde - classe A, restos de soldas, transformador e compressor de ar com óleo, cartuchos, pilhas, baterias, fitas de vídeo, filmes fotográficos, carimbos com tinta, canetas para quadro branco e para retroprojetor e pincel atômico, lâmpadas com vapor de mercúrio e/ou sódio e EPIs. E de forma preventiva, aos seguintes aspectos emergenciais: tombamento/derrame de resíduo sólido classe I, explosão causada por resíduo sólido classe I e incêndio causado por resíduo sólido.

IO13: Utilização dos Grupos Geradores de Energia

Esta IO tem como objetivo definir a sistemática de funcionamento dos grupos geradores da Unisinos em casos de interrupção no fornecimento de energia elétrica por parte das RGE em São Leopoldo e CEEE em Porto Alegre à aos Campi Unisinos e também para definir a sistemática para o controle de fumaça preta emitida pelos grupos geradores da Unisinos e a prevenção de acidentes e derrames durante a operação de abastecimento dos tanques de combustível dos Geradores.

IO14: Manuseio e Estocagem de Produtos Químicos

Esta IO atende os seguintes aspectos ambientais significativos: uso de produtos químicos e Uso/Geração de Ozônio.
E de forma preventiva, os seguintes aspectos emergenciais: vazamento/derrame de óleo combustível e lubrificante, explosão causada por produto químico e incêndio causado por produto químico.

IO15: Estocagem e Uso de Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

Definir a sistemática para o manuseio e estocagem de Líquidos combustíveis e inflamáveis Campus UNISINOS São Leopoldo e Campus UNISINOS Porto Alegre.
Esta IO atende o seguinte aspecto ambiental siginificativo: uso de produtos químicos inflamáveis. E de forma preventiva, os seguintes aspectos emergenciais: vazamento/derrame de óleo diesel nos tanques e produtos químicos inflamáveis, explosão causada por óleo diesel e por produto químico inflamável e incêndio causado por óleo diesel e por produto químico inflamável.

IO16: Estocagem e Uso de Gases

Definir a sistemática para a estocagem e uso de gases no campus da Unisinos, conforme NBR 14024 e NR 20. Esta IO atende os seguintes aspectos ambientais: consumo de gases e consumo de gases especiais e consumo de GLP. E de forma preventiva, os seguintes aspectos emergenciais: vazamento de gases especiais, explosão de gases especiais, vazamento de GLP e explosão de GLP.

IO17: Geração de Efluentes - Químicos e/ou Biológicos

Definir a sistemática para o gerenciamento de efluentes - químicos e/ou biológicos no campus da Unisinos. Esta IO atende o seguinte aspecto ambiental: geração de efluentes - químicos e/ou biológicos.

IO19: Operação da ETE Unisinos

Definir a sistemática para Operação da ETE Unisinos, no campus da Unisinos. Esta IO atende aos seguintes aspectos ambientais: Recebimento de esgoto doméstico; Geração de odores – esgoto doméstico; Geração de gases - biogás; Geração de efluentes tratados; Geração de resíduos – areias e outros inertes; escuma, lodo, lodo seco mineralizado e composto orgânico mineral. E de forma preventiva, o seguinte aspecto emergencial: Vazamento/Transbordamento/Rompimento das unidades da ETE Unisinos.

IO20: Operação em Capelas Comuns

Definir a sistemática para a operação de capelas comuns dos laboratórios no campus da Unisinos. Esta IO atende ao seguinte aspecto ambiental: geração de gases - reações químicas em capelas.

IO21: Gerenciamento de Fumaça Preta de Veículos Movidos à Diesel

Definir a sistemática para o controle de fumaça preta emitida pelos veículos movidos a óleo diesel da Universidade no Campus UNISINOS São Leopoldo e Campus UNISINOS Porto Alegre de contratadas, de prestadores de serviço, de transporte universitário e de fornecedores em geral. Esta IO atende o seguinte aspecto ambiental significativo: Uso de óleo diesel e Emissão de fumaça preta.

IO22: Vasos de Pressão

Estabelecer padrões de uso e manutenção e conservação dos vasos de pressão instalados dentro do campus. Esta IO atende o seguinte aspecto ambiental: Uso de Compressor de Ar e de forma preventiva, o aspecto emergencial: vazamento/derrame de óleo.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades