Instrução e Função

IO01: Geração de Resíduos - Domésticos

Definir a sistemática para o gerenciamento de resíduos - domésticos no Campus da Unisinos. Esta IO atende ao seguinte aspecto ambiental: geração de resíduos – domésticos.

IO02: Uso e Geração de Resíduos - Papel

Definir a sistemática para o gerenciamento do uso e da geração de resíduos – papel, no campus da Unisinos. Esta IO atende aos seguintes aspectos ambientais: uso de papel e geração de resíduos – papel.

IO03: Geração de Resíduos - Lâmpadas

Fluorescentes e/ou de Vapor de Mercúrio Definir a sistemática para o gerenciamento da geração de resíduos – lâmpadas fluorescentes e/ou de vapor de mercúrio no campus da Unisinos. Esta IO atende ao seguinte aspecto ambiental: geração de resíduos - lâmpadas fluorescentes e/ou de vapor de mercúrio.

IO06: Geração de Resíduos - Resíduos de Construção e Demolição (RCD)

Definir a sistemática para armazenamento, coleta e disposição final de resíduos – resíduos de construção e demolição (RCD) no campus da Unisinos. Esta IO atende os seguintes aspectos ambientais: geração de resíduos – de construção e demolição (RCD) e geração de efluente – água residuária da limpeza de pincéis.

IO07: Uso, Geração e Transferência de Resíduos - Óleos Vegetais

Definir a sistemática para o gerenciamento do uso, geração e transferência de resíduos – óleos vegetais no campus da Unisinos. Esta IO atende aos seguintes aspectos ambientais: uso de óleo vegetal, geração e transferência de resíduos de gordura vegetal e animal. E de forma preventiva, o seguinte aspecto emergencial: vazamento/derrame de óleo vegetal.

IO09: Gerenciamento de Fornecedores

Definir a sistemática para o gerenciamento de fornecedores no campus da Unisinos.

IO11: Manutenção Corretiva e Preventiva de Equipamentos

Definir a sistemática para a realização de manutenções preventivas e corretivas em equipamentos no campus da Unisinos, realizadas por empresa contratada.

IO12: Geração de Resíduos - Classe I (Perigosos)

Definir a sistemática para o gerenciamento de resíduos Classe I (perigosos), no campus da Unisinos. Esta IO atende aos seguintes aspectos ambientais: geração de resíduos - medicamentos, produtos químicos e/ou biológicos, material perfuro cortante, material contaminado, material biológico, fezes, urina, ração e maravalha, animais mortos contaminados, amostras contaminadas, coleções mumificadas e/ou formolizadas, óleos lubrificantes diversos, panos, estopas e papéis contaminados, resíduos diversos de saúde - classe A, restos de soldas, transformador e compressor de ar com óleo, cartuchos, pilhas, baterias, fitas de vídeo, filmes fotográficos, carimbos com tinta, canetas para quadro branco e para retroprojetor e pincel atômico. E de forma preventiva, aos seguintes aspectos emergenciais: tombamento/derrame de resíduo sólido classe I, explosão causada por resíduo sólido classe I e incêndio causado por resíduo sólido.

IO13: Utilização dos Grupos Geradores de Energia

Esta IO tem como objetivo definir a sistemática de funcionamento dos grupos geradores da Unisinos em casos de interrupção no fornecimento de energia elétrica por parte da Concessionária AES Sul à Unisinos e também para definir a sistemática para o controle de fumaça preta emitida pelos grupos geradores da Unisinos. Esta IO atende o seguinte aspecto ambiental: Uso de óleo diesel e emissão de fumaça preta, geração de ruídos – geradores de eletricidade.

IO14: Manuseio e Estocagem de Produtos Químicos

Definir a sistemática para o manuseio, estocagem de produtos químicos no campus da Unisinos, inclusive de produtos controlados pela Polícia Federal, conforme Portaria Nº 1274, de 25 de agosto de 2003, do Ministério da Justiça. Esta IO atende o seguinte aspecto ambiental: uso de produtos químicos e Uso/Geração de Ozônio. E de forma preventiva, os seguintes aspectos emergenciais: vazamento/derrame de óleo combustível e lubrificante, explosão causada por produto químico e incêndio causado por produto químico.

IO15: Estocagem e Uso de Líquidos Combustíveis e Inflamáveis

Definir a sistemática para o manuseio e estocagem de líquidos combustíveis e inflamáveis no câmpus da Unisinos. Esta IO atende o seguinte aspecto ambiental: uso de produtos químicos inflamáveis. E de forma preventiva, os seguintes aspectos emergenciais: vazamento/derrame de óleo diesel nos tanques e produtos químicos inflamáveis, explosão causada por óleo diesel e por produto químico inflamável e incêndio causado por óleo diesel e por produto químico inflamável.

IO16: Estocagem e Uso de Gases

Definir a sistemática para a estocagem e uso de gases no campus da Unisinos, conforme NBR 14024 e NR 20. Esta IO atende os seguintes aspectos ambientais: consumo de gases e consumo de gases especiais e consumo de GLP. E de forma preventiva, os seguintes aspectos emergenciais: vazamento de gases especiais, explosão de gases especiais, vazamento de GLP e explosão de GLP.

IO17: Geração de Efluentes - Químicos e/ou Biológicos

Definir a sistemática para o gerenciamento de efluentes - químicos e/ou biológicos no campus da Unisinos. Esta IO atende o seguinte aspecto ambiental: geração de efluentes - químicos e/ou biológicos.

IO19: Operação da ETE Unisinos

Definir a sistemática para Operação da ETE Unisinos, no campus da Unisinos. Esta IO atende aos seguintes aspectos ambientais: Recebimento de esgoto doméstico; Geração de odores – esgoto doméstico; Geração de gases - biogás; Geração de efluentes tratados; Geração de resíduos – areias e outros inertes; escuma, lodo, lodo seco mineralizado e composto orgânico mineral. E de forma preventiva, o seguinte aspecto emergencial: Vazamento/Transbordamento/Rompimento das unidades da ETE Unisinos.

IO20: Operação em Capelas Comuns

Definir a sistemática para a operação de capelas comuns dos laboratórios no campus da Unisinos. Esta IO atende ao seguinte aspecto ambiental: geração de gases - reações químicas em capelas.

IO21: Gerenciamento de Fumaça Preta de Veículos Movidos à Diesel

Definir a sistemática para o controle de fumaça preta emitida pelos veículos movidos a óleo diesel da Universidade, de contratadas, de prestadores de serviço, de transporte universitário e de fornecedores em geral. Esta IO atende o seguinte aspecto ambiental: Uso de óleo diesel e Emissão de fumaça preta.

IO22: Vasos de Pressão

Estabelecer padrões de uso e manutenção e conservação dos vasos de pressão instalados dentro do campus. Esta IO atende o seguinte aspecto ambiental: Uso de Compressor de Ar e de forma preventiva, o aspecto emergencial: vazamento/derrame de óleo.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades