Procedimentos e Função

P01: Procedimento de Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais

Define a sistemática para a identificação e avaliação dos aspectos e impactos ao meio ambiente, causados pelas atividades, produtos e serviços do campus da Unisinos.

P02: Procedimento de elaboração, aprovação e controle de documentos

Define a sistemática para a elaboração, alteração e controle dos documentos do Sistema de Gestão Ambiental do campus da Unisinos.

P03: Procedimento de monitoramento de requisitos legais e outros

Estabelece a sistemática para identificação, atualização e análise da legislação e de outros requisitos aplicáveis, produtos e serviços da organização, além de fixar as condições para a avaliação periódica do atendimento à conformidade legal. Atende às normas de gestão que exigem o monitoramento da conformidade legal aplicável.

P04: Procedimento de preparação e resposta à emergências

Define a sistemática para a preparação e o atendimento de emergências ambientais no campus da Unisinos, de forma a atender situações que envolvam vítimas, danos materiais ou afetem o meio ambiente.

P05: Procedimento de controles operacionais

Estabelece procedimentos, instruções e/ou critérios operacionais associados aos aspectos e impactos ambientais identificados como significativos (item 6.3.2 do P01 - Procedimento de Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais e Estabelecimento de Objetivos e Metas e Programa de Gestão Ambiental) visando o alinhamento com a política ambiental da Unisinos e os objetivos e metas de seu SGA. Planeja e executa atividades e operações associadas aos aspectos ambientais significativos sob condições específicas, inclusive aquelas relacionadas à manutenção. Avalia as implicações ambientais de requisições financeiras para projetos antes de sua aprovação e liberação de verba. Controla o ingresso de substâncias químicas no campus da Unisinos. Gerencia os aspectos ambientais significativos, controláveis e influenciáveis de fornecedores de materiais e/ou serviços, incluindo a questão da comunicação de requisitos aplicáveis às suas atividades.

P06: Procedimento de monitoramento e medição

Define os mecanismos para monitorar e medir, periodicamente, as características principais das operações e atividades que podem causar um impacto significativo ao meio ambiente associadas aos controles operacionais e/ou objetivos e metas. Define a sistemática de calibração dos equipamentos utilizados para monitorar os aspectos/impactos e/ou desempenho ambiental.

P07: Procedimento de comunicação

Define a sistemática e os mecanismos para a divulgação e comunicação interna dos requisitos do Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos entre os diversos níveis e funções e o recebimento, registro, análise e resposta à comunicação externa das partes interessadas.

P08: Procedimento de não-conformidade e ações corretivas e preventivas

Define a sistemática de implantação de ações corretivas e preventivas para o gerenciamento de não-conformidades do Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos.

P09: Procedimento de gerenciamento de registros

Define a sistemática para o gerenciamento de registros do Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos a fim de garantir que os funcionários tenham conhecimento e acesso aos registros necessários para executar seus papéis e funções.

P10: Procedimento de auditoria interna do sistema de gestão ambiental

Define a sistemática de planejamento, comunicação, execução e relatório das auditorias internas do Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos, em conformidade com a NBR 19011.

P11: Procedimento de treinamento, conscientização e competência

Define a sistemática para assegurar que o pessoal que tem interfaces com o Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos, funcionários ou fornecedores de materiais ou serviços, sejam qualificados e competentes para executar as suas tarefas, papéis e responsabilidades levando em consideração critérios de educação, treinamento e/ou experiência apropriados.

P19: Procedimento para Estabelecimento de Objetivos e Metas e Programa De Gestão Ambiental e Realização de Análises Críticas.

Definir a sistemática para: Estabelecimento de objetivos e metas e Programas de Gestão Ambiental; Realização de análises críticas do Sistema de Gestão Ambiental; Realização de análises críticas do Sistema de Gestão da Qualidade de Laboratórios dos Institutos Tecnológicos.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades