Procedimentos e Função

P01: PROCEDIMENTO DE PLANEJAMENTO DO SGA

O procedimento aborda; considerando todas as atividades, produtos e serviços no Campus UNISINOS São Leopoldo e Campus UNISINOS Porto Alegre: identificação e avaliação de riscos e oportunidades; a identificação e avaliação dos aspectos e impactos ambientais; os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis a Unisinos; o planejamento das ações; os objetivos ambientais e planejamento para alcançá-los.

P02: PROCEDIMENTO DE ELABORAÇÃO, APROVAÇÃO E CONTROLE DA INFORMAÇÃO DOCUMENTADA E DE CRITÉRIOS OPERACIONAIS

Define a sistemática para a elaboração, aprovação e controle da informação documentada e de critérios operacionais do Sistema de Gestão Ambiental e da Qualidade dos Laboratórios Tecnológicos da Unisinos.
Estabelecer procedimentos, instruções e/ou critérios operacionais associados aos aspectos e impactos ambientais identificados como significativos

P04: PROCEDIMENTO DE PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS

Define a sistemática para a preparação e o atendimento de emergências ambientais no campus da Unisinos, de forma a atender situações que envolvam vítimas, danos materiais ou afetem o meio ambiente.

P06: PROCEDIMENTO DE MONITORAMENTO E MEDIÇÃO

Definir sistemática de calibração dos equipamentos utilizados para monitorar os aspectos/impactos e/ou desempenho ambiental.

P07: PROCEDIMENTO DE COMUNICAÇÃO E COMERCIAL

Define a sistemática e os mecanismos para a divulgação e comunicação interna dos requisitos do Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos entre os diversos níveis e funções e o recebimento, registro, análise e resposta à comunicação externa das partes interessadas.

P08: PROCEDIMENTO DE NÃO-CONFORMIDADE E AÇÕES CORRETIVAS E MELHORIA CONTÍNUA

Definir a sistemática de implantação de ações corretivas e melhoria contínua para o gerenciamento de não conformidades e análise de causa, implementação, monitoramento e avaliação de eficácia das ações corretivas, preventivas e melhoria contínua.

P10: PROCEDIMENTO DE AUDITORIA INTERNA DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE

Definir a sistemática de planejamento, comunicação, execução e relatório das auditorias internas do SGA da Unisinos, em conformidade com a NBR 19011 e o atendimento aos requisitos da norma ISO 14001.

P11: PROCEDIMENTO DE RECURSOS, COMPETÊNCIA E CONSCIENTIZAÇÃO

Define a sistemática para assegurar a provisão de recursos necessários para estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria do SGA Unisinos. Além de assegurar que as pessoas que tem interfaces com o Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos, funcionários ou fornecedores de materiais ou serviços, sejam qualificados e competentes para executar as suas tarefas, papéis e responsabilidades levando em consideração critérios de educação, treinamento e/ou experiência apropriados.

P19: PROCEDIMENTO PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Define a sistemática para Avaliação do desempenho ambiental da Unisinos, incluindo: monitoramento, medição análise e avaliação; avaliação do atendimento aos requisitos legais e outros requisitos; auditoria interna e análise crítica pela direção.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades