A qualidade do ensino e pesquisa da universidade é reconhecida e atestada por avaliações regulares dos cursos de graduação e programas de pós-graduação. Conheça algumas destas avaliações

 

Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é o órgão do Ministério da Educação responsável pela avaliação continuada das pós-graduações stricto sensu no país. A Avaliação dos Programas de Pós-Graduação compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e é um dos meios de avaliação da qualidade da educação superior no Brasil. Seu principal objetivo é avaliar o desempenho dos alunos dos cursos de graduação em relação às competências desenvolvidas ao longo dos cursos em que estão matriculados. O exame é componente curricular obrigatório para os alunos que estão em condição de concluinte no ano de realização do Enade, conforme parâmetros estabelecidos pelo MEC e é condição indispensável para a emissão do diploma e do histórico escolar do estudante. Os cursos que deverão realizar o Enade são definidos anualmente pelo MEC e a periodicidade do exame, para cada grupo de cursos, é trienal.

Conceito Preliminar de Curso–CPC e Conceito de Curso-CC

Os resultados de avaliação dos cursos superiores do País, realizadas pelo INEP/MEC, são expressos pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) e/ou pelo Conceito de Curso(CC), que variam em uma escala de 1 a 5. O CPC é obtido a partir do desempenho dos estudantes no Enade e considera, também, outros insumos, tais como: corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico do curso. O CC é o resultado de avaliação feita ao local de funcionamento do cursos, por uma comissão de avaliadores designada pelo INEP/MEC, que tem como objetivo avaliar as condições de ensino, em especial as relativas à organização didático-pedagógica, ao perfil do corpo docente e as instalações físicas de um curso. No âmbito do Sinaes e da regulação dos cursos de graduação no País, exercida pelo MEC, prevê-se que os cursos sejam avaliados periodicamente. Assim, os cursos de educação superior passam por três tipos de avaliação: para autorização, para reconhecimento e para renovação de reconhecimento.

Guia do estudante Abril

Para auxiliar o jovem vestibulando a escolher um curso e uma instituição de ensino, o Guia do Estudante Abril criou a avaliação Melhores Universidades. Desde 1988, o Guia do Estudante avalia a qualidade do ensino superior, analisando diversos cursos superiores em diferentes universidades brasileiras, destacando os melhores cursos através de uma classificação por estrelas, baseada nos seguintes critérios: perfil do corpo docente, instalações físicas, desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, pareceres de especialistas nas áreas avaliadas.

Através deste guia, o estudante pode conhecer as instituições de ensino que mais se destacam no Brasil e escolher o local que mais atende as suas necessidades para começar uma graduação.

ISO 14001

A ISO 14001 é uma norma desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO), que define os requisitos para estabelecer e operar um Sistema de Meio Ambiente, preocupado com os impactos ambientais.

Em 2004, a Unisinos tornou-se a primeira universidade da América Latina a receber a certificação, reconhecendo o compromisso da universidade com o controle de seus produtos e serviços.

A implementação e manutenção do certificado ISO 14001 é feita pelo SGA Unisinos, que trabalha no processo de melhoria contínua, sempre atento a novos meios e oportunidades.

Conheça o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) Unisinos

Histórico

  • A melhor universidade da Região Sul – 2013 A melhor universidade da Região Sul - recebido em 2014

    A Unisinos recebeu em dezembro de 2014 o resultado da avaliação do MEC referente ao ano de 2013. Reconhecimento com base no Índice Geral de Cursos da instituição (IGC), indicador de qualidade de instituições de ensino superior do país.

  • A 2ª melhor universidade do Brasil – 2013 A 2ª melhor universidade do Brasil - recebido em 2014

    A universidade também foi reconhecida em 2014 como 2ª melhor universidade do Brasil de acordo com a avaliação com base no IGC de 2013, organizado pelo MEC.

  • A melhor graduação do Brasil – 2013 A melhor graduação do Brasil - recebido em 2014

    Avaliada com base no Índice Geral de Cursos da instituição (IGC) de 2013, indicador de qualidade de instituições de ensino superior do país, organizado pelo MEC.

  • A melhor incubadora do mundo – 2014 A melhor incubadora do mundo – 2014

    A Unitec recebeu o primeiro lugar em sustentabilidade e a honraria máxima: o prêmio global de melhor incubadora no evento The Technopolis Network (Holanda).

  • O melhor Parque Tecnológico do Brasil – 2014 O melhor Parque Tecnológico do Brasil – 2014

    O Tecnosinos foi escolhido como melhor parque tecnológico pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A premiação foi no 18° Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador na categoria Parque Científico e Tecnológico.

  • A melhor graduação da Região Sul – 2012 A melhor graduação da Região Sul – 2012

    No ano de 2012, a Unisinos foi avaliada como a melhor graduação do Brasil entre as universidade privadas, segundo o conceito G do indicador IGC do MEC.

  • Entre as 5 melhores do país – 2011 Entre as 5 melhores do país – 2011

    Escolhida pelo MEC de acordo com o Índice Geral de Cursos da instituição (IGC), indicador de qualidade de instituições de ensino superior do país.

  • Entre as 5 melhores do país – 2010 Entre as 5 melhores do país – 2010

    Avaliada com base no Índice Geral de Cursos da instituição (IGC), indicador de qualidade de instituições de ensino superior do país, organizado pelo MEC.

  • O melhor Parque Tecnológico – 2010 O melhor Parque Tecnológico – 2010

    Com cerca de 60 empresas de base tecnológica, entre elas, gigantes como a alemã SAP e a sul-coreana HT Micron, o Parque Tecnológico de São Leopoldo recebeu a distinção da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – Anprotec.

  • A melhor universidade da Região Sul – 2009 A melhor universidade da Região Sul – 2009

    No ano em que comemorou os seus 40 anos de fundação, a Unisinos, pelo segundo ano consecutivo, ocupou o primeiro lugar entre as instituições particulares de ensino superior da Região Sul do Brasil.

  • >A melhor universidade da Região Sul – 2008 A melhor universidade da Região Sul – 2008

    No IGC divulgado em 2008 pelo MEC, a Unisinos se destacou como a primeira universidade particular da Região Sul do país.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades