A Comissão de Ética no Uso de Animais da Unisinos (CEUA – Unisinos) surgiu da necessidade de se regrar e estabelecer parâmetros éticos para a utilização de animais nas atividades de ensino e pesquisa científica e tecnológica dentro da universidade.

A CEUA – Unisinos é um órgão fiscalizador que tem como finalidades o controle, a vigilância e a supervisão, no âmbito da Unisinos, das atividades de criação e uso de animais para ensino e pesquisa científica ou tecnológica, bem como a fiscalização do cumprimento das disposições legais e das normas de controle da experimentação animal definidas pelos órgãos competentes. Esta Comissão norteia suas ações em diretrizes nacionais(1) e internacionais(2) para a manipulação de animais e aceita os princípios éticos pregados pela teoria dos 3 Rs(3): Replace, Reduce and Refine (substituir, reduzir e refinar), proposta pelo zoologista William M. S. Russell e pelo microbiologista Rex L. Burch, em 1959.

A Comissão avalia os projetos, protocolos de pesquisa e planos de aula nos quais são utilizados animais vertebrados, acompanha os projetos aprovados pela Comissão e avalia a relevância didática e científica dos mesmos. Além disso, sugere medidas que minimizem o sofrimento, a dor e a exposição a estressores e incentiva a substituição do uso de animais nestas atividades por métodos alternativos, sempre que possível.

(1) Nacionais

» Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para fins Científicos e Didáticos – DBCA. 2013.
» Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008 (estabelece procedimentos para o uso científico de animais).
» Resoluções Normativas do CONCEA.
» Resolução Unisinos 04.2013.

(2) Internacionais:

» Guia para o Cuidado e Uso de Animais de Laboratório (Guide for the Care and Use of Laboratory Animals: Eighth Edition. 2011. The National Academies Press – Washington – DC).
» Código Autraliano de práticas e Cuidados no Uso de Animais para fins Científicos (Australian Code of Practice for the Care and Use of Animals for scientific Purposes: Seventh Edition. 2004.National Health and Medical Research Council).

(3) Teoria dos 3 Rs (Replace, Reduce and Refine):

» Recomendações práticas para a utilização de animais não humanos orientando a substituição do uso de animais por técnicas alternativas e, em caso de impossibilidade de substituição, a redução do número de animais utilizados e o refinamento das técnicas de analgesia, sedação e eutanásia (Russel, W.M.S. e Burch, R.L. The Principles of Humane Experimental Technique: Special Edition. Universities Federation for Animal Welfare. Londres: Herts, 1992).

Submissão de projetos de pesquisa e/ou planos de aula à Comissão de Ética no Uso de Animais:

Os projetos de pesquisa e/ou planos de aula devem ser submetidos à CEUA - UNISINOS através do preenchimento do Formulário Unificado para Solicitação do Uso de Animais.

A submissão de projetos é exclusivamente através da entrega, em papel, do formulário e demais documentos exigidos, na secretaria da CEUA, na Unidade de Administração de Infraestrutura e Serviços. Não serão aceitos documentos enviados por e-mail.

As datas das reuniões da CEUA são mensais. O projeto de pesquisa deve ser entregue na secretaria, no mínimo, 10 dias antes da data da reunião.

» Portaria nº 381/2016

» Resolução Unisinos nº 03/2014

» Resolução Unisinos nº 04/2014 - Regimento Interno CEUA

» Resolução nº 04/2013