O atual Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos tem origem no projeto Verde Campus, aprovado em 1997. Um grupo de funcionários da universidade levantou questões ambientais como a coleta de lixo, o consumo de água e a preservação de áreas verdes. A partir daí, diversos projetos surgiram, sendo o primeiro deles a coleta seletiva de papel. Em pouco tempo, as atividades da equipe passaram a envolver praticamente todas as rotinas de gestão ambiental realizadas na universidade.

Em 2002 foi aprovado o projeto de busca da certificação ambiental do campus e iniciou-se uma nova etapa. A assinatura da portaria e da resolução pela reitoria do projeto ISO 14001, no ano seguinte, deu início às atividades de implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), como é conhecido hoje.

Em dezembro de 2004 a universidade recebeu a certificação ISO 14001, que atesta que a instituição cumpre todas as normas para reduzir o impacto de suas atividades sobre o ambiente natural. Com a certificação, a Unisinos consagra-se como a primeira universidade da América Latina a obter o certificado. Desde então, diariamente é realizada a manutenção da implantação dos requisitos da ISO 14001, atividades monitoradas semestralmente pelas auditorias internas e pela BRTÜV.

Hoje, o Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos desenvolve atividades para a integração de toda a comunidade acadêmica nos processos relacionados ao meio ambiente e a certificação ISO 14001.

Contato
Coordenação Sistema de Gestão Ambiental
(51) 35908464 ou (51) 35901122, ramal 5060
E-mail: sga@unisinos.br

 


Mídias sociais
»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades