Iniciação à docência

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Pibid/Unisinos – Universidade e escola na qualificação da docência na Educação Básica

O Pibid/Unisinos é desenvolvido pela Unisinos, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), desde 2010. A atual proposta institucional da Unisinos foi aprovada na fase preliminar do Edital Pibid 07/2018; isto é, a universidade encontra-se habilitada para submeter projeto para o edital vigente, cuja previsão de início é 2018/2.

Por meio do Programa, os alunos das licenciaturas têm a oportunidade de aprender a ser/tornar-se professor, integrando um subprojeto de seu curso ou um projeto interdisciplinar. Assim, é possível ir se aproximando das escolas públicas da região, sob a orientação tanto de professores da Unisinos (coordenador institucional e coordenadores de área), como das escolas conveniadas (supervisores).

Saiba mais no site da Capes

 

Objetivos

Entre seus objetivos, estão: fomentar a iniciação à docência; incentivar a carreira do magistério; garantir a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura; elevar o padrão de qualidade da educação básica.

 

Números do Pibid

O número de bolsistas de iniciação à docência aumentou desde a primeira edição do Programa. Em 2010, por exemplo, participaram do Pibid/Unisinos 127 licenciandos, enquanto, no ano passado, este número chegou a 278 alunos. Para o edital vigente, a universidade está postulando 240 bolsas de iniciação à docência.

 

Como participar

A seleção dos alunos e dos professores supervisores bolsistas é feita por meio de editais, e os candidatos às bolsas são selecionados mediante o preenchimento dos requisitos estabelecidos.

As modalidades de bolsa previstas pelo Pibid são:

‒ coordenação institucional, para o professor de licenciatura que coordena o projeto Pibid na Unisinos;

‒ coordenação de área, para o professor de licenciatura que coordena o subprojeto na Unisinos;

‒ supervisão, para o professor da escola pública de educação básica;

‒ iniciação à docência, para o estudante de licenciatura.

 

Editais

- Aguarde edital interno da Universidade

 

Impactos

Os impactos da proposta institucional e dos subprojetos adjacentes podem ser avaliados em diferentes níveis. O Pibid/Unisinos criou uma rede de qualificação docente e valorização profissional, que repercute direta e indiretamente, nos diferentes níveis de ensino. Dentre os principais impactos, é possível citar:

a) Fomento da articulação entre ensino, pesquisa e extensão;

b) Geração de subsídios para a reinvenção das licenciaturas: com base em dados fornecidos pelo Pibid/Unisinos, além de outros aspectos, foram reformuladas as atividades acadêmicas compartilhadas de formação pedagógica, com vistas à constituição de um ethos docente do licenciado da Unisinos;

c) Fortalecimento da parceria universidade-escola: dados qualitativos de pesquisa mostram que licenciandos que participam do Pibid/Unisinos atribuem outro significado aos conteúdos de sala de aula, pois a experiência de iniciação promove maior articulação com o contexto profissional em que eles atuarão ou atuam.

 

Contato

Coordenação do PIBID Unisinos
(51) 3591.1122, ramal 1132
pibid@unisinos.br

 


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades