Iniciação à docência

  • A seleção dos bolsistas é feita por meio de editais e os candidatos às bolsas são selecionados mediante o preenchimento dos requisitos estabelecidos.
    Como Participar

    A seleção dos bolsistas é feita por meio de editais e os candidatos às bolsas são selecionados mediante o preenchimento dos requisitos estabelecidos.

  • Qualificar a formação inicial de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para a qualidade de ensino da escola pública.
    PIBID Unisinos

    Qualificar a formação inicial de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para a qualidade de ensino da escola pública.

  • Universidade e escolas unidas por um objetivo: valorizar o magistério e melhorar a qualidade da educação básica brasileira.
    Iniciação à docência

    Universidade e escolas unidas por um objetivo: valorizar o magistério e melhorar a qualidade da educação básica brasileira.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Pibid/Unisinos – Universidade e escola na qualificação da docência na Educação Básica

O Pibid/Unisinos é desenvolvido pela Unisinos em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), desde 2010. Atualmente, está em vigor na Unisinos o projeto aprovado no Edital nº. 061/2013.

Através do Programa, os alunos das licenciaturas têm a oportunidade de aprender a ser/tornar-se professor, integrando um subprojeto do seu curso, aproximando-se das escolas públicas da região, sob a orientação de docentes da Unisinos (coordenadora institucional, coordenadoras de gestão e coordenadores de área) e de docentes das escolas (supervisores).

» Saiba mais no site da Capes
» Normas gerais do programa

 

Objetivos

Entre os seus objetivos, estão: fomentar a iniciação à docência; incentivar a carreira do magistério; garantir a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura; elevar o padrão de qualidade da educação básica.

» Confira o projeto institucional

 

Números do Pibid

Assim como o Programa em âmbito nacional, podemos dizer que o Pibid/Unisinos cresce a cada ano, o que pode ser observado, por exemplo, pela evolução do número de pessoas envolvidas diretamente: em 2010, eram 127 e, em 2012, 242.

A Equipe Pibid/Unisinos é composta atualmente por 276 pessoas, envolvidas diretamente, dentre elas, 19 professores da Unisinos, 40 professores da Educação Básica, 26 escolas municipais e estaduais de São Leopoldo e de Novo Hamburgo, e 220 licenciandos.

No Projeto em vigor estão contempladas as nove licenciaturas ofertadas pela universidade, com subprojetos de iniciação à docência desenvolvidos nas seguintes áreas: Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, História, Interdisciplinar/Educação Inclusiva, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática e Pedagogia, totalizando 11 subprojetos.

 

Como participar

A seleção dos alunos e dos professores supervisores bolsistas é feita por meio de editais e os candidatos às bolsas são selecionados mediante o preenchimento dos requisitos estabelecidos.

Os cursos que participam do Pibid/Unisinos são:Biologia, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, História, Letras, Matemática e Pedagogia. Os alunos dos cursos de Biologia, Educação Física, História, Letras, Matemática e Pedagogia ainda podem se candidatar para um projeto interdisciplinar na área da Educação Inclusiva. As modalidades de bolsa previstas pelo Pibid são:

‒ coordenação institucional, para o professor de licenciatura que coordena o projeto Pibid na Unisinos;

‒ coordenação de área de gestão de processos educacionais, para o professor de licenciatura que auxilia o coordenador institucional na gestão do projeto na Unisinos;

- coordenação de área, para o professor de licenciatura que coordena o subprojeto na Unisinos;

‒ supervisão, para o professor da escola pública de educação básica;

‒ iniciação à docência, para o estudante de licenciatura.

 

Editais

» Editais PIBID

 

Resultados

Os resultados e impactos do Projeto Institucional e dos 12 subprojetos envolvidos podem ser avaliados em diferentes níveis. Do ponto de vista qualitativo, podemos afirmar que o Pibid/Unisinos criou uma rede de qualificação docente e valorização profissional, que certamente impacta todos os envolvidos direta e indiretamente, em todos os níveis de ensino. Dentre eles, podemos citar os seguintes resultados e impactos:

Fomento da articulação entre ensino, pesquisa e extensão (dados 2014):

- 2 trabalhos de conclusão em andamento; 5 trabalhos de conclusão concluídos.

- 2 teses em andamento; 2 dissertações em andamento; 1 tese concluída; 1 dissertação concluída.

- 2 projetos de pesquisa em andamento, coordenados por professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação: “A relação universidade e educação básica na produção da docência contemporânea” (Fabris, 2011); “Pibid/Capes: impactos de uma política de formação inicial na construção da identidade profissional da pedagoga” (Dal’Igna, 2013). A primeira pesquisa conta com recursos das agências de fomento CNPq Edital Universal nº 14/2012 e CAPES bolsa de pós-doutoramento Edital nº 38/2013. A segunda pesquisa conta com recursos da agência de fomento CNPq Edital Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas nº 43/2013.

- 40 trabalhos de iniciação à docência apresentados em eventos científicos no país.

- 3 trabalhos completos, resultados de pesquisas, apresentados e publicados em anais de eventos científicos no país e no exterior.

- 7 atividades de formação continuada promovidas pelo Pibid e ofertadas para toda a comunidade acadêmica.

b) Geração de subsídios para reinvenção das licenciaturas: com base em dados fornecidos pelo Pibid/Unisinos, o curso de Pedagogia foi reformulado em 2011 e os outros cursos de licenciatura estão reformulando as atividades acadêmicas compartilhadas de formação pedagógica;

c) Fortalecimento da parceria universidade-escola: dados qualitativos de pesquisa mostram que licenciandos que participam do Pibid/Unisinos atribuem outro significado aos conteúdos de sala de aula, pois a experiência de iniciação promove maior articulação com o contexto profissional em que eles atuarão ou atuam.

 

Publicações

O Pibid/Unisinos desenvolve seus subprojetos de forma que a centralidade seja o processo de tornar-se professor. Dessa forma, os licenciandos são incentivados a refletirem sobre suas experiências de iniciação à docência e compartilharem resultados em eventos e periódicos qualificados nas áreas de abrangência do Programa. Além disso, estudantes e docentes envolvidos com o Pibid/Unisinos desenvolvem estudos e pesquisas na graduação e na pós-graduação.

 

» Baixe os arquivos do 1º Encontro PIBID Unisinos 2012

 

Contato

Coordenação do PIBID Unisinos
(51) 3591.1122, ramal 1132
pibid@unisinos.br

 

Parceiros

  • Capes Pibid Pibid

»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades