Acessibilidade: Direito de todos

Promovemos a formação integral e a capacitação ao exercício profissional.
Conheça nossas ações e políticas de inclusão.

Acolhimento ao estudante

O Núcleo de Atenção ao Estudante – NAE promove ações voltadas ao acolhimento do estudante na universidade.

Apoio e recursos pedagógicos

Sugestões para a organização do trabalho pedagógico com apoio de recursos específicos e estratégias pedagógicas.

Artigos científicos

Acompanhe as publicações de artigos e trabalhos relacionados ao
tema Acessibilidade.

Compreensão da diferença como possibilidade

Promover a inclusão das diferenças e reduzir as desigualdades sociais é um compromisso ético de toda a sociedade, devendo a universidade, por sua natureza e missão promover o seu cumprimento.

Sobre a Unisinos

A Universidade compreende a temática da acessibilidade articulada à ampliação do conceito de inclusão, considerando as práticas de acessibilidade em suas diferentes dimensões (arquitetônica, pedagógica, comunicacional e atitudinal). Nesse sentido, deve ser compreendida/desenvolvida a partir de três possibilidades:

 

  1. Como prática que busca possibilitar o acesso aos conhecimentos a todos os alunos, independentemente de suas diferenças;
  2. Como conhecimento a ser incluído em Atividades Acadêmicas específicas do curso;
  3. Como uma atitude que se traduz nas relações entre alunos, professores, funcionários da instituição e a sociedade.

Política de inclusão da Unisinos

A política de inclusão visa promover, na Unisinos, a qualificação e a ampliação de ações voltadas à inclusão e à acessibilidade de todos, por meio da articulação e do fortalecimento dos serviços existentes, de modo a garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento de competências necessárias à qualificação profissional dos estudantes, dos funcionários, dos tutores e professores.

Ações desenvolvidas

As ações desenvolvidas na universidade apontam para a necessidade de fomentar uma atitude inclusiva, a qual precisa ser construída com reflexão coletiva de todos os envolvidos. São deliberadas pelo Comitê de acessibilidade (RESOLUÇÃO 05/2015) que tem por função:

  • formular o plano geral de acessibilidade na Unisinos; monitorar a implementação do plano;
  • acompanhar a legislação sobre a matéria;
    realizar avaliações periódicas dos espaços de atuação da universidade;
  • prestar contas a reitoria das ações de acessibilidade, previstas e realizadas.
Acolhimento de estudantes

Núcleo de Atenção ao Estudante – NAE (e-mail: assistencia@unisinos.br / ramal: 4107) da Gerência de Serviços promove uma série de ações voltadas ao acolhimento do estudante na universidade, como por exemplo:

  • Acompanhar os processos seletivos da Universidade em todos os níveis acadêmicos para os alunos com deficiência que se autodeclararem como PcDs, garantindo as condições de acesso por meio de oferta de serviços e recursos que promovam a inclusão.
  • Garantir a logística de adaptações e os ajustes de alocação em espaços adequados em parceria com os postos do Atendimento Unisinos aos alunos com mobilidade reduzida, permanente ou temporária, usuários de cadeiras de rodas ou outras deficiências físicas/motoras.
  • Assegurar a organização e disponibilização de acervo na Biblioteca de obras em Braille e áudio-livro, sendo realizado em parceria com o Laboratório de Adaptado de Inclusão-LAI (e-mail: lai@unisinos.br) que a universidade dispõe.
  • Oferecer serviço de tradutor/interprete de LIBRAS aos alunos com surdez ou deficiência auditiva, tanto em sala de aula quanto em eventos realizados na universidade.
  • Realizar atendimentos aos alunos nas situações que envolvam dificuldades nas questões sociais, pedagógicas e psicológicas, pela equipe técnica do NAE.

Apoio Pedagógico ao professor

Nesse espaço você encontra, sugestões para a organização do trabalho pedagógico em relação a utilização de recursos específicos e de estratégicas para planejamento das aulas.
Recursos: Tecnologia assistiva, mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos

Para o atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais é necessário elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que contribuam para o aprendizado.

O trabalho pedagógico pode ser desenvolvido com o apoio de tecnologia assistiva, mobiliários, materiais didáticos especializados, equipamentos e muito mais.

O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica e elimina barreiras para que todos os alunos possam participar considerando sua necessidade.
Encontre sugestões para um bom atendimento.

Compartilhe sua experiência: Você pode enviar o seu relato, contando sobre sua prática em sala de aula com alunos ou alguma experiência em Programas ou Projetos sociais envolvendo a temática da acessibilidade e inclusão. Envie seu depoimento para: acessibilidade@unisinos.br

Catálogo de Publicações

Publicações de artigos e trabalhos relacionados ao tema Acessibilidade.
Legislação
  • Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 – Regulamenta a Lei nº 10.436/02, visando à inclusão dos alunos surdos, dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos e a organização da educação bilíngüe no ensino regular.
  • Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 – Regulamenta as leis nº 10.048/00 e nº 10.098/00, estabelecendo normas e critérios para a promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (implementação do Programa Brasil Acessível).
  • Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 – Institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, que deve ser oferecido no turno inverso da escolarização, prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular. O AEE pode ser realizado também em centros de atendimento educacional especializado públicos e em instituições de caráter comunitário, confessional ou filantrópico sem fins lucrativos conveniados com a Secretaria de Educação (art.5º).
  • Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 – Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Fale-conosco

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou reclamação? Entre em contato com nossa equipe.

E-mail: acessibilidade@unisinos.br

Endereço: Av. Unisinos, 950 Bairro Cristo Rei São Leopoldo/RS

Image

Please publish modules in offcanvas position.