PERMEABILIDADE: Ensaio de permeabilidade com pressão de água constante por meio de equipamento específico, feito conforme a NBR 15575-4 Anexo D. O objetivo é verificar a absorção de água de um sistema de vedação vertical externa quando a pressão de água é aplicada.
ESTANQUEIDADE DE ESQUADRIAS: Ensaio que segue as premissas da NBR 10821-3 e tem como objetivo avaliar o desempenho de uma esquadria frente a estanqueidade à água e à vazão de ar que passa por ela. Com a análise é possível classificar a esquadria quanto ao seu desempenho (mínimo, intermediário e superior) e apontar a quantidade de pavimentos em que a mesma pode ser instalada.
CARGAS UNIFORMEMENTE DISTRIBUÍDAS
PERMEABILIDADE: Ensaio de permeabilidade com pressão de água constante por meio de equipamento específico, feito conforme a NBR 15575-4 Anexo D. O objetivo é verificar a passagem da chuva quando a pressão de água é aplicada.
CICLOS DE ABERTURA E FECHAMENTO DE ESQUADRIAS: Método que consiste em submeter uma porta ou esquadria de qualquer tipo, instalada em condições normais, à quantidade de ciclos necessários para sua classe, a fim de determinar a resistência às operações de manuseio em esquadrias (portas e janelas). Processo feito conforme ABNT NBR 15930-2:2018 e ABNT NBR 10821:2017, respectivamente.
OPERAÇÃO E MANUSEIO
DESEMPENHO ACÚSTICO: Ensaio para determinar o índice de redução sonora Rw de esquadrias (janelas e portas). O ensaio é realizado em laboratório, conforme os procedimentos da ISO 10.140.
DESEMPENHO TÉRMICO DE ESQUADRIAS: Com a simulação de desempenho térmico de esquadrias, é possível determinar as propriedades físicas do objeto, obtendo como resultado a transmitância térmica, o número de graus horas de desconforto anuais (GHd) e uma classificação de desempenho, em função do clima, de acordo com a NBR 10821-4.