Infraestrutura e laboratórios
Pesquisas e soluções tecnológicas de alto valor agregado no ramo de Desempenho das Construções.
Infraestrutura
Com aproximadamente 1800 m², o Instituto Performance conta com dois prédios de laboratórios e um administrativo. Além da recepção e dos escritórios, o Itt conta com áreas de expedição, sala para controle e análise de resultados e três laboratórios tecnicamente qualificados para atendimento de toda a cadeia produtiva da construção civil. Conheça os nossos espaços!
Laboratório de Segurança Estrutural (LaSE)
O Laboratório de Durabilidade realiza ensaios para determinação da resistência e da confiabilidade nos componentes estruturais dos materiais, além de ensaios não destrutivos e ensaios acelerados. O controle tecnológico do concreto é também um dos principais setores de atuação do laboratório. Os ensaios não destrutivos possibilitam investigações na estrutura sem comprometer seu funcionamento, proporcionando pouco ou nenhum dano e são aplicados com a estrutura em uso, permitindo que problemas possam ser detectados ainda em estágio inicial. O laboratório possui ambiente de simulação solar com o uso de lâmpadas fluorescentes UV; Câmara de carbonatação; Sala de cura normalizada com temperatura e umidade controlada e infraestrutura para realização de controle tecnológico do concreto.
O Laboratório de Resistência Mecânica tem por objetivo avaliar o desenvolvimento e o desempenho de elementos e sistemas construtivos atendendo às necessidades dos usuários e as premissas da ABNT NBR 15575. A área possui instrumentos de medição de resistência, identificação, deformação e deslocamento provenientes de impacto de corpo mole e corpo duro sobre elementos estruturais, de vedação ou de cobertura; Estrutura para ensaios de guarda corpo para edificações; Equipamentos para verificar resistência de pisos com cargas verticais concentradas, resistência a produtos químicos e ao caminhamento e pórticos e laje de reação com capacidade resistiva de até 200 toneladas;
O Laboratório de Estanqueidade atua na identificação dos pontos frágeis de sistemas convencionais ou inovadores frente às chuvas. A câmara de estanqueidade de SVVIE simula as chuvas incidentes ao lado externo do sistema, com pressão controlada conforme a região do Brasil que será avaliada. O aparecimento de manchas de água em seu lado interno é o critério para classificação de seu desempenho. Além disso, o equipamento simula as chuvas incidentes do lado externo das esquadrias e a pressão sobre a mesma causada pelos ventos em diferentes pavimentos de uma edificação. O laboratório ainda possui estrutura para testes de estanqueidade de sistemas de parede cega e de cobertura e equipamentos para verificação de impermeabilidade de telhados e itens de vedação e testes em tubulações de esgoto sanitário e pluvial.
Laboratório de Segurança Contra Incêndio (LSCI)
O Laboratório de Reação ao Fogo possibilita determinar as características de reação ao fogo de produtos e sistemas construtivos de acordo com a capacidade dos materiais de entrar em combustão, propagar chamas e produzir fumaça. A área conta com equipamento para ensaio de ignitabilidade ISO 11925, denominado “Single Flame Source Test”; Forno para o ensaio de não combustibilidade ISO 1182; Equipamento para o ensaio “Single Burn Item” – SBI EN 13823-1 e painel radiante para a determinação do fluxo radiante crítico dos revestimentos de pisos NBR 8660 e de parede NBR 9442, além do método da câmara de densidade óptica de fumaça ASTM E662. Possui condições para classificar amostras de acordo com as normativas vigentes na construção civil, envolvendo materiais de acabamento e miolos combustíveis.
O Laboratório de Resistência Contra Incêndio conta com um forno vertical, construído conforme as normas ISO 834 e NBR 10636, e que apresenta taxa de acréscimo de temperatura de acordo com a curva padrão de incêndio. O isolamento térmico, a estanqueidade e a estabilidade de sistemas construtivos são analisados e testes são realizados em alvenarias, painéis de pré-fabricação, sistemas leves, sistemas inovadores, portas corta-fogo, testes de componentes, entre outros. O laboratório também possui forno horizontal, que segue a NBR 5628. Nele, a resistência ao fogo de lajes, vigas e sistemas de cobertura são classificados de acordo com um programa térmico padrão estabelecido pela ISO 834 e com um carregamento que simula o uso do sistema, conforme as cargas previstas na NBR 6120, ou adaptáveis conforme interesse do fabricante. São realizados testes em lajes mistas, lajes pré-fabricadas, componentes de sistemas de piso
Laboratório de Acústica, Vibrações, Iluminação e Térmico (LaVIT)
No Laboratório de Acústica realizam-se ensaios de ruído aéreo e de impacto, bem como simulações computacionais de isolamento acústico e propagação sonora. A área possui câmara reverberante que atende à norma ISO 10140 para ensaios de transmissão de sons aéreos horizontais, possibilitando a determinação do índice de redução sonora. O laboratório também conta com câmara reverberante de ensaios para caracterização da absorção sonora; câmara reverberante vertical para caracterizações de lajes e sistemas de piso quanto aos sons aéreos e de impacto e equipamentos para simulações computacionais de acústica, através dos softwares COMSOL Multiphysics® e CadnaA.
São realizados ensaios de fluência à compressão e rigidez dinâmica pelo método de varredura de sinais ou de impacto impulsivo e para caracterização de materiais resilientes empregados em sistemas de pisos.
As análises de iluminação natural e artificial são feitas em edificações em fase de projeto. São utilizados softwares de simulação computacional para a verificação do desempenho lumínico dinâmico, conforme a NBR 15575, com o emprego dos softwares DIALux evo e Relux®.
Com equipamentos para a realização de simulações computacionais, são realizadas análises a partir do desenvolvimento de modelos computacionais com o software Energy Plus, e cálculos de comportamento térmico de sistemas construtivos, conforme a NBR 15220-2. Nessa modalidade, avaliam-se sistemas de vedações verticais externas e coberturas. A realização de simulações térmicas de edificações considera a geometria e as propriedades térmicas dos materiais empregados, além da localização, entorno imediato e orientação da edificação. De forma semelhante a esta análise, realiza-se também simulações de eficiência energética conforme
Envie sua mensagem
Endereço
Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil - itt Performance
Av. Unisinos, 950 – São Leopoldo - RS / Setor F / Prédio F06 - Acesso pelo Portão 4
Telefone de contato
+55 (51) 3590 8887 - Ramal interno: 3291