Página Inicial » Avaliação Institucional

Avaliação Institucional

Avaliação Institucional

 

A Avaliação Institucional é um processo amplo de verificação do desempenho da Universidade para a transformação da realidade e para a melhoria contínua dos padrões de excelência acadêmica e institucional.

Os processos avaliativos são orientados por pesquisas de percepção ou de satisfação, realizadas com os alunos, professores, funcionários e egressos. Os acessos aos instrumentos de pesquisa e aos seus resultados estão orientados por procedimentos de conduta ética para garantir a confidencialidade em relação aos respondentes e a transparência institucional na apresentação dos resultados gerais.

A Avaliação Institucional considera as perspectivas pedagógicas, políticas e de apoio à gestão. Para compor os processos avaliativos, essas perspectivas requerem conhecimento, análise e reflexão sobre as ações e projetos realizados, compromisso com a visão de futuro da Universidade, conduta de transparência e acompanhamento do uso dos resultados nos processos de tomada de decisões e de planejamento de ações.

O Projeto de Avaliação Institucional da Unisinos observa as diretrizes estabelecidas pela Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), as políticas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os fundamentos e orientações expressos pelo Sistema de Autoavaliação da Responsabilidade Social Universitária proposto pela Associação das Universidades Jesuítas da América Latina (RSU-Ausjal).

Pressupostos do processo de Avaliação Institucional na Unisinos

  • Abrangente: permeia a Universidade e compreende as visões interna e a externa dos resultados relacionados aos seus objetivos.
  • Formativa: possibilita uma tomada de consciência sobre a Missão e as finalidades acadêmicas e sociais.
  • Construtiva: busca o autoconhecimento das potencialidades e deficiências e gera bases de decisão.
  • Renovadora:reflete a realidade e contribui para a mudança.
  • Legítima: conta com a participação dos segmentos da comunidade e busca a aceitação de seus resultados.