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Avaliação Institucional

Avaliação Institucional

A experiência da Unisinos

Desenvolvida pela Unisinos, desde 1996, a Avaliação Institucional compreende o processo gerador de um amplo diagnóstico, que visa à transformação da realidade da Universidade e que tem, como pano de fundo, sua identidade e Missão, seus Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI] e Projeto Pedagógico Institucional [PPI] e as expectativas externas em relação aos compromissos sociais.

Pressupostos da Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional na Unisinos observa as perspectivas pedagógicas, políticas e de apoio à gestão. Para compor os processos avaliativos, essas perspectivas requerem conhecimento, análise e reflexão sobre as ações e projetos realizados, compromisso com a visão de futuro da Universidade, conduta de transparência e acompanhamento do uso dos resultados nos processos de tomada de decisões e de planejamento de ações. As perspectivas se encontram ancoradas por um conjunto de pressupostos.

Pressupostos do processo de Avaliação Institucional na Unisinos

  • A avaliação é abrangente, permeia a Universidade e compreende as visões interna e a externa dos resultados relacionados aos seus objetivos.
  • A avaliação é formativa, possibilita uma tomada de consciência sobre a Missão e as finalidades acadêmicas e sociais.
  • A avaliação é construtiva, busca o autoconhecimento das potencialidades e deficiências e gera bases de decisão.
  • A avaliação é renovadora, reflete a realidade e contribui para a mudança.
  • A avaliação é legítima, conta com a participação dos segmentos da comunidade e busca a aceitação de seus resultados.

Características do projeto de Avaliação Institucional da Unisinos

O Projeto de Avaliação Institucional da Unisinos observa as diretrizes estabelecidas pela Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior [Sinaes], as políticas definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI] e no Projeto Pedagógico Institucional [PPI] e os fundamentos e orientações expressos pelos sistema de Autoavaliação da Responsabilidade Social Universitária proposto pela Associação das Universidades Jesuítas da América Latina [RSU-Ausjal].

A motivação para proceder à avaliação institucional da Universidade é destacada desde 1994. Nesse ano, durante o processo de planejamento estratégico, a Unisinos identificou a necessidade de consolidar a prática da avaliação institucional como um de seus objetivos fundamentais. A consolidação desse processo deu-se ao longo dos anos, a partir do trabalho cooperativo de alunos, professores, funcionários, ex-alunos e gestores, supervisionado pela Coordenadoria de Avaliação Institucional e validado pela Comissão de Avaliação da Universidade [CPA].

O Projeto de Avaliação Institucional passou por revisões e atualizações em 1997, 2001, 2004, 2009 e 2015. A versão atual, revisada em 2015, seguiu as orientações da Nota Técnica INEP/DAES/CONAES Nº 065, estruturando-se nos eixos 1: Planejamento e Avaliação Institucional, 2: Desenvolvimento Institucional, 3: Políticas Acadêmicas; 4: Políticas de Gestão e 5: Infraestrutura Física, além do Relato Institucional e das Ações com base na análise. As versões do relatório seguirão o cronograma proposto pela Nota Técnica: 1º parcial em março de 2016; 2º parcial em março de 2017; final em março de 2018.