Cursos da Unisinos recebem notas provisórias 4 e 5 em nova avaliação do MEC

Graduações em Publicidade e Propaganda, Direito e Engenharia Biomédica conquistaram conceito máximo

Crédito: Rodrigo W. Blum

Cinco cursos da Unisinos foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) neste semestre: Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Biomédica e Publicidade e Propaganda. Destes, os dois primeiros receberam conceito 4, enquanto os outros três obtiveram conceito 5 – nota máxima concedida pelo MEC. É importante lembrar que esses números ainda são provisórios, porque os resultados definitivos e atualizados são disponibilizados 30 dias após as avaliações. As notas atribuídas podem ser consultadas diretamente na página de cada curso, no site da Unisinos.

Na opinião da coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Charline Barbosa Pires, que até agora registra nota 4, o conceito alto é um reconhecimento pelo trabalho feito dentro da Universidade. “Reflete o comprometimento e dedicação do corpo docente do curso, que trabalha para fazer uma entrega sempre alinhada com as expectativas do mercado de trabalho, no que diz respeito aos conhecimentos técnicos inerentes à profissão contábil, mas que também procura deixar em cada um dos nossos alunos o DNA da Unisinos e o DNA Jesuíta”.

Para o coordenador da graduação em Direito do Campus Porto Alegre, Guilherme de Azevedo, essa é uma conquista que marca a trajetória do curso e potencializa as reflexões sobre o papel da Escola de Direito, desde o início da primeira turma na capital, no começo de 2016. Além disso, reforça a sensação de sucesso pelo êxito alcançado com o conceito – o curso foi um dos avaliados com nota 5 pelo MEC.

“A sensação que temos fechando esse ciclo agora, com a visita, e ao alcançar conceito máximo, é de que esse projeto é um projeto de sucesso. Já conta com marcas e com um certo legado para a comunidade de Porto Alegre, em especial à comunidade jurídica. Há a oportunidade de acessar um currículo muito inovador desde a sua origem, ao trazer uma série de temáticas e de disciplinas para o mundo jurídico, que até então ficavam fora das estruturas curriculares dos cursos tradicionais”, ele analisa.

Como a avaliação acontece

Na Unisinos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) acompanha as visitas realizadas nas estruturas dos campi, conforme explica Micael Vier Behs, representante da Graduação Presencial na CPA e coordenador da Graduação em Jornalismo e do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, Artes e Tecnologia (BIHAT).

“É papel da CPA esclarecer aos avaliadores do MEC as metodologias de aplicação das avaliações internas, uma vez que elas geram insumos fundamentais para nortear as ações estratégicas da Universidade, além de oferecer subsídios para a qualificação dos cursos”, detalha. “Nosso objetivo, enquanto CPA, é fortalecer continuamente a cultura de autoavaliação na Unisinos, divulgando da forma mais ampla os resultados desse trabalho e construindo vínculos com os diferentes setores institucionais para que tenhamos uma perspectiva global da Universidade”.

A atuação do CPA

Além de participar das visitas, a CPA ainda acumula outras funções, como a realização das pesquisas de satisfação realizadas com os alunos ao final de cada semestre, além dos demais processos avaliativos internos da Universidade. No site da CPA estão disponíveis os resultados obtidos a partir das pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos. Esses materiais servem como um vetor, que auxilia a gestão da Unisinos e oferece a possibilidade de tomar decisões em conjunto com a comunidade acadêmica, além de garantir transparência.

Também por isso é fundamental que os alunos participem, respondendo as pesquisas. O professor Guilherme, coordenador do curso de Direito, descreve as respostas dos alunos como uma fotografia do momento atual em que cada um se encontra nas atividades. “O curso é uma correlação de três dimensões: a dimensão do corpo docente, do corpo discente e do currículo. A avaliação semestral consegue colocar uma espécie de atualização de como está essa dinâmica naquele momento, naquele semestre, naquela conjuntura”, elucida.

“Os resultados das pesquisas de satisfação são insumos para que a coordenação e os professores possam pensar em melhorias, qualificando o trabalho realizado em sala de aula”, explica a professora Charline, coordenadora de Ciências Contábeis. “Além disso, a pesquisa também permite que a gente compreenda o que está funcionando (sim, a pesquisa também é lugar para elogiar!) e possa compartilhar as experiências exitosas com o colegiado, aprendendo a partir do feedback dos alunos e qualificando o nosso processo de ensino-aprendizagem”, completa.