Curso de Medicina da Unisinos recebe nota 5 do MEC

Crédito: Rodrigo W. Blum

A graduação em Medicina da Unisinos recebeu o conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Essa é a nota mais alta concedida aos cursos pelo órgão do governo federal. Segundo a decana da Escola de Saúde da Unisinos, Rochele Rossi, esse reconhecimento é uma conquista significativa que demonstra a excelência do curso e da instituição como um todo. “Essa nota máxima é um indicador importante de qualidade, tanto para os alunos que já estão matriculados quanto para aqueles que estão buscando ingressar em uma universidade de excelência”, destaca. A consolidação da nota pelo MEC deverá ser divulgada dentro do prazo de 30 dias.

Os coordenadores da graduação em Medicina da Unisinos, André Anjos, Claudia Stadtlober e Cristina Gibk, reforçam que a nota máxima do MEC é muito importante para saber que está sendo feito o caminho certo na construção do currículo e, como consequência, a qualidade dos egressos. “Ter essa nota 5 representa uma validação externa para a qualidade do que fazemos, do nosso corpo docente, dos cenários de aprendizados e dos nossos estudantes”, enfatiza André.

A Medicina Unisinos tem o propósito de que o aluno se torne um médico com perfil humanista, ou seja, um profissional sensível e capaz de auxiliar cada paciente da melhor forma e de modo empático, o que dá mais relevância à nota. “Com relação aos estudantes, a importância da avaliação está na certeza de que frequentam um curso de alto padrão, que lhes dá uma ótima formação, e que portas se abrem para alunos e egressos de cursos assim avaliados”, comenta André.

O coordenador ainda acrescenta o mérito da nota às parcerias que o curso e a Unisinos têm com outras instituições, onde as atividades práticas são realizadas desde os primeiros semestres. “Importante destacar que os parceiros externos, sejam eles unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, centros clínicos ou hospitais, podem também ser inseridos nessa excelente nota recebida e podem perceber a qualidade do trabalho que vem sendo oferecido junto ao curso de Medicina.”

A coordenação acredita que esse é um resultado coletivo, reflexo do trabalho diário de muitas pessoas envolvidas na complexidade que é o curso. “Isso traz diversos tipos de motivação adicional, seja na certeza do corpo docente de estar inserido em um ambiente de ensino de qualidade, quanto para os discentes que vivenciam um ambiente de aprendizado e cenários de prática, que agora apresentam uma validação externa da mais alta confiabilidade”, completa André.