CPA faz levantamento de 2022 e projeta o ano de 2023

Crédito: Divulgação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unisinos se reuniu na segunda-feira, dia 16/01, para discutir os resultados de avaliações institucionais realizadas no último ano, com a percepção do alto grau de satisfação dos alunos respondentes em todas as modalidades e níveis de ensino.

A coordenadora da CPA, Cristina Damim, conta quais foram os principais tópicos abordados. “Discutiram-se novas estratégias para aumento das taxas de adesão às pesquisas institucionais, pois compreende-se que a participação da comunidade acadêmica é um motor para a melhoria da instituição. De praxe, os resultados são comunicados aos interessados, como gestores e professores, para ajustes e melhorias em suas atividades. Então, quanto mais respostas, mais riqueza de informações e pontos de vista teremos para avançar e qualificar a instituição”, explica.

A coordenadora informa que a CPA recebeu nove comissões avaliadoras do MEC em 2022 e, dos cursos avaliados, a maioria ficou com a nota máxima do MEC. Também, em parceria com o NIAF (Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação), foram conduzidas pesquisas com alunos da graduação presencial, da graduação EAD e EAD formato híbrido, bem como com alunos do lato senso e do estrito senso. Confira a satisfação geral na graduação em 2022/2:

• Graduação presencial: 8,58
  • Graduação EAD: 8,79
  • Graduação EAD híbrido: 8,68

“Destaque para a satisfação dos alunos com os professores da graduação, que alcançou 8,80 em cursos presenciais e para a satisfação dos alunos com a atuação dos tutores em cursos à distância, que alcançou 8,81. São índices considerados excelentes”, aponta Cristina.

Crédito: Divulgação

Em 2023, a CPA, segundo a coordenadora, trabalhará em novas estratégias para atingir mais adesão nas pesquisas institucionais, especialmente com foco nas pesquisas relativas à infraestrutura, além de ser um ano importante para as avaliações externas de cursos de graduação conduzidas pelo MEC. “A CPA está se organizando para receber até 54 visitas de comissões avaliadoras de curso bem como uma visita de avaliação institucional. Essas visitas geram insumos para que a Unisinos possa qualificar ainda mais seus cursos, além de resultar em notas de 1 a 5, que servem para que o aluno ou futuro aluno possa também ter elementos para sua tomada de decisão na hora de escolha por um curso ou universidade”, declara

Conheça a CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um grupo independente composto por membros da comunidade universitária. A principal função da CPA é oportunizar tomadas de decisão em conjunto, e os resultados são compartilhados com os responsáveis pela gestão da Universidade.

A Comissão atua com transparência, portanto os resultados são publicados em sua página no site da Unisinos para que a comunidade possa acompanhar os levantamentos e, posteriormente, identificar as mudanças. Para conferir, clique aqui.