Você sabe o que é a CPA?

Criada para ouvir a comunidade acadêmica e apoiar as melhorias na Universidade, algumas pessoas ainda desconhecem esse trabalho importante

Crédito: Divulgação

Todos os semestres, chegam pelo e-mail institucional solicitações para que alunos, funcionários e professores participem de pesquisas da instituição. Com a correria do dia a dia, muitos acabam passando despercebidos e ficando sem respostas. Conheça a real importância desses levantamentos.

Essas pesquisas são elaboradas pela CPA. A sigla significa Comissão Própria de Avaliação, um grupo independente composto por membros da comunidade universitária. A existência da comissão é uma exigência do Ministério da Educação (MEC), que acompanha as demandas e os resultados de cada instituição acadêmica.

A analista de gestão de pessoas da Unisinos Gisele Brito Coelho trabalhou durante dois anos na CPA como representante do corpo técnico-administrativo e tirou dali muitas experiências enriquecedoras. Ela explica um pouco mais sobre a comissão: “A CPA tem representantes dos alunos, da comunidade, dos funcionários e dos professores”, conta. “Esse grupo elabora pesquisas institucionais para saber como está o andamento da Universidade. Essas pesquisas são fundamentais”, ressalta Gisele.

As pesquisas na prática

A principal função da CPA é oportunizar tomadas de decisão em conjunto, por isso, os resultados não ficam restritos à Comissão: eles são compartilhados com os responsáveis pela gestão da Universidade. Além disso, a CPA atua com transparência. Os resultados, bons e ruins, são publicados na página da Comissão no site da Unisinos para que a comunidade possa acompanhar os levantamentos e, posteriormente, identificar as mudanças.

Gisele lembra de algumas solicitações dos alunos: “Foi indicada, por exemplo, a necessidade de um sinal de wi-fi melhor. Também houve pedidos para computadores novos”, enumera. “Então, criamos o adesivo com a frase ‘você também é responsável por essa mudança’ e fixamos em vários locais na Universidade para mostrar a importância de responder a pesquisa”, conta. Gisele explica que é um compromisso do grupo, dentro do possível, mostrar para a Universidade os resultados das pesquisas para que os pedidos sejam atendidos.

“Sabemos que existem questões que podem ser mais facilmente resolvidas, outras não. É preciso ver o que é viável dentro da estratégia e do orçamento”, sublinha Gisele. Um dos pedidos mais recorrentes nas pesquisas é o que mais exige planejamento e investimento: o ar-condicionado. “O pessoal sempre pede, mas é uma questão de infraestrutura”, elucida a colaboradora.

No último ano, foram instalados 154 equipamentos de climatização em 98 salas de aula no campus de São Leopoldo. Além disso, a alocação das aulas é organizada para buscar a otimização do uso dos espaços climatizados.

Além dos diversos pedidos de investimento na infraestrutura da Unisinos, os principais resultados das pesquisas institucionais contribuem com a qualidade do ensino, para que a Universidade siga alcançando novos patamares de excelência acadêmica. “Um exemplo ocorreu em 2019, quando criamos o conceito de Graduação PRO, que busca maior interação entre a teoria e a prática nos cursos”, destaca Débora Silveira Quadrado, atual representante do corpo técnico-administrativo na Comissão. “A contratação da plataforma de EAD Canvas foi outra demanda captada na análise das pesquisas. O Canvas possibilita o acesso à comunidade por meio de tecnologias assistivas”, complementa. Um dos recursos disponibilizados pela nova plataforma é a geração de legendas de forma automática nos vídeos publicados, caso o usuário necessite.

Essas e outras demandas são discutidas e trabalhadas pela Comissão, mas elas só são possíveis graças ao engajamento dos alunos, professores e funcionários em responder as pesquisas. Elas não são meros instrumentos de consulta, mas sim um meio de escuta e auxílio para a tomada de decisões. Os levantamentos realizados pela CPA têm relação com o desenvolvimento de produtos e serviços oferecidos para a comunidade universitária. Para acompanhar as pesquisas e os resultados da Comissão, clique aqui.

Por dentro da CPA

A Avaliação Institucional da Unisinos surgiu em 1990 como parte do planejamento estratégico institucional. Em 2004, foi ajustada e orientada para acolher a Lei nº 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A partir de então, o MEC passou a receber os relatórios produzidos para acompanhar o desenvolvimento da Universidade.

Anualmente, é enviado ao Ministério da Educação um relatório de autoavaliação, que expõe os principais resultados de todas as pesquisas aplicadas no ano, além de descrever ações realizadas buscando atender esses resultados. Os relatórios das pesquisas servem como um dos principais elementos para avaliação do MEC. O impacto pode ser visto nos processos de autorização, credenciamento e recredenciamento dos cursos e até mesmo das universidades.

Além do MEC, têm acesso aos resultados e às análises a Reitoria, os gerentes e diretores das Unidades Acadêmicas e de Apoio, além das coordenações dos cursos. “O período das pesquisas é definido pela própria Comissão. Com base em um projeto que traz a previsão de todas as pesquisas do ano, que serve como guia para a CPA, as datas de aplicação das pesquisas são reestruturadas a cada triênio ou quando surgir uma necessidade de planejar mudanças internas da Unisinos”, explica Débora.

Os membros atuais estão cumprindo o mandato 2020-2021, explica o coordenador do curso de Jornalismo (campus de São Leopoldo), Micael Behs, representante do corpo docente da graduação presencial na CPA. Atualmente, o mandato dura um ano e pode ser prorrogado por mais um. “Como a Comissão é formada por vários segmentos da comunidade acadêmica, é bom fazer parte dela, porque, com diferentes olhares, é possível enxergar a Universidade de forma ampla”, acredita o coordenador.

Micael comenta que os resultados das pesquisas servem como ferramenta para melhorar a qualidade do ensino na sala de aula. “Como coordenador, tenho acesso aos resultados e consigo verificar a percepção dos alunos em cada uma das atividades vinculadas ao curso”, explica o professor. “Dessa forma, consigo atuar de forma efetiva para garantir a qualidade do curso e a satisfação dos alunos”.

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