Pesquisa de satisfação já está disponível para alunos da graduação

Questionário do segundo semestre de 2021 trará indicativos importantes para a Unisinos seguir projetando o retorno às atividades presenciais

Crédito: Rodrigo W. Blum

Tão importante e necessária quanto em edições anteriores, a Pesquisa de Satisfação do segundo semestre de 2021 já está disponível para os estudantes da graduação presencial da Unisinos. O questionário, organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), tem o objetivo de reunir as demandas e percepções dos alunos, através dos feedbacks recebidos, para posteriormente mapeá-los e analisá-los. Os resultados vão possibilitar uma direção às ações de melhoramentos contínuos na Universidade.

Muitas mudanças nos campi já podem ser percebidas. Nos últimos meses, equipes técnicas têm trabalhado em melhorias na infraestrutura, tanto remota quanto local, e atualizado o sistema de iluminação dos ambientes, em busca de mais eficiência energética. Para o segundo semestre de 2021, os dados indicados pela pesquisa serão extremamente importantes, na avaliação da CPA, já que, com a aceleração da vacinação na população e redução nas restrições de distanciamento social, é grande a perspectiva da volta às atividades presenciais de forma gradual, como já vem acontecendo.

Em reunião interna realizada no mês de agosto entre a CPA, o Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação (NIAF) e a Ouvidoria da Unisinos, comissões que projetam e discutem os processos dos questionários, as atenções estiveram voltadas para a relevância da pesquisa e da participação do estudante nesse processo. “A aproximação entre universidade e aluno, através dos levantamentos de satisfação, é importante e necessária. Os estudantes são a razão da existência da universidade”, reforça o professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos Fernando de Oliveira Santini, integrante do NIAF.

Um recurso importante para os professores

Além de ser uma ferramenta imprescindível para a Universidade, o questionário também é fundamental para os docentes. Para Gustavo Borba, professor da Escola da Indústria Criativa, as avaliações representam um norte para a condução do semestre. “Sem a avaliação, não conseguimos, muitas vezes, perceber esses caminhos que estamos trilhando, se são os mais adequados ou não”, avalia.

O professor conta que, a cada início de semestre, os planos de ensino de suas aulas têm como referência os resultados dos questionários e as análises realizadas pelas comissões. “Eu sempre reviso a disciplina para o próximo semestre. Quando chega o primeiro encontro, eu levo o meu plano de aula aos alunos como uma proposta, explicando a eles como e porque ele está formulado daquela forma. Para mim, o plano é uma carta de intenção, que vai se adaptando durante o semestre. No caso, a avaliação é o ponto que faz toda essa conexão”, explica o docente.

Borba acredita que, durante o período de pandemia, os estudantes mantiveram o engajamento na participação da pesquisa. A mesma percepção tem Agueda Bichels, professora dos cursos de Direito, Arquitetura, Geologia e Engenharia. “Os meus alunos participaram da mesma forma, mesmo eles tendo mais dificuldades por causa das aulas remotas e de todo o contexto”, destaca Bichels, que no dia 20 de setembro completou 32 anos de trabalho na Unisinos.

A professora investe também na proximidade com os alunos. Uma forma de realizar isso é por meio de um fórum aberto e livre para interação, denominado por ela como “Festa”. Mesmo não sendo obrigatório, Agueda conta que há muita participação no espaço. “Junto com o feedback das pesquisas, o espaço é importante para manter essa comunicação com o aluno, porque, muitas vezes, não sabemos o que está acontecendo na vida dele.”

A Pesquisa de Satisfação da Graduação Presencial do segundo semestre de 2021 pode ser acessada aqui.

Confira o cronograma completo de aplicação das pesquisas 2021/2 e participe:

• Avaliação de Satisfação dos Alunos da Graduação Presencial – 27/09 a 15/12;
  • Avaliação de Satisfação dos Alunos da Graduação EaD e Híbrida – 1° bimestre: 13/09 a 14/10 / 2° bimestre: 22/11 a 06/12;
  • Avaliação das disciplinas dos cursos de Pós-Graduação Lato Senso Presencial – Coleta 1: 06/09 a 18/10 / Coleta 2: de 29/11 a 13/12;
  • Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Estrito Senso pelos Alunos – 04/10 a 29/11;
  • Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Estrito Senso pelos Concluintes – Contínuo;
  • Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Estrito Senso pelos Egressos – 02/08 a 04/10;
  • Avaliação de Satisfação dos Alunos de Pós-Graduação Lato Senso EaD e Híbrida – 1º bimestre: 27/09 a 18/10 / 2º bimestre: 29/11 a 10/12;
  • Avaliação dos Cursos de Graduação pelos Formandos – 27/09 a 29/11.