Pesquisa de satisfação já está disponível para alunos da graduação

Questionário do segundo semestre de 2021 trará indicativos importantes para a Unisinos seguir projetando o retorno às atividades presenciais

TYNAN BARCELOS - AGEXCOM

Tão importante e necessária quanto em edições anteriores, a Pesquisa de Satisfação do segundo semestre de 2021 já está disponível para os estudantes da graduação presencial da Unisinos. O questionário, organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), tem o objetivo de reunir as demandas e percepções dos alunos, através dos feedbacks recebidos, para posteriormente mapeá-los e analisá-los. Os resultados vão possibilitar uma direção às ações de melhoramentos contínuos na Universidade.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Muitas mudanças nos campi já podem ser percebidas. Nos últimos meses, equipes técnicas têm trabalhado em melhorias na infraestrutura, tanto remota quanto local, e atualizado o sistema de iluminação dos ambientes, em busca de mais eficiência energética. Para o segundo semestre de 2021, os dados indicados pela pesquisa serão extremamente importantes, na avaliação da CPA, já que, com a aceleração da vacinação na população e redução nas restrições de distanciamento social, é grande a perspectiva da volta às atividades presenciais de forma gradual, como já vem acontecendo.

Em reunião interna realizada no mês de agosto entre a CPA, o Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação (NIAF) e a Ouvidoria da Unisinos, comissões que projetam e discutem os processos dos questionários, as atenções estiveram voltadas para a relevância da pesquisa e da participação do estudante nesse processo. “A aproximação entre universidade e aluno, através dos levantamentos de satisfação, é importante e necessária. Os estudantes são a razão da existência da universidade”, reforça o professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos Fernando de Oliveira Santini, integrante do NIAF.

Um recurso importante para os professores

Além de ser uma ferramenta imprescindível para a Universidade, o questionário também é fundamental para os docentes. Para Gustavo Borba, professor da Escola da Indústria Criativa, as avaliações representam um norte para a condução do semestre. “Sem a avaliação, não conseguimos, muitas vezes, perceber esses caminhos que estamos trilhando, se são os mais adequados ou não”, avalia.

O professor conta que, a cada início de semestre, os planos de ensino de suas aulas têm como referência os resultados dos questionários e as análises realizadas pelas comissões. “Eu sempre reviso a disciplina para o próximo semestre. Quando chega o primeiro encontro, eu levo o meu plano de aula aos alunos como uma proposta, explicando a eles como e porque ele está formulado daquela forma. Para mim, o plano é uma carta de intenção, que vai se adaptando durante o semestre. No caso, a avaliação é o ponto que faz toda essa conexão”, explica o docente.

Borba acredita que, durante o período de pandemia, os estudantes mantiveram o engajamento na participação da pesquisa. A mesma percepção tem Agueda Bichels, professora dos cursos de Direito, Arquitetura, Geologia e Engenharia. “Os meus alunos participaram da mesma forma, mesmo eles tendo mais dificuldades por causa das aulas remotas e de todo o contexto”, destaca Bichels, que no dia 20 de setembro completou 32 anos de trabalho na Unisinos.

A professora investe também na proximidade com os alunos. Uma forma de realizar isso é por meio de um fórum aberto e livre para interação, denominado por ela como “Festa”. Mesmo não sendo obrigatório, Agueda conta que há muita participação no espaço. “Junto com o feedback das pesquisas, o espaço é importante para manter essa comunicação com o aluno, porque, muitas vezes, não sabemos o que está acontecendo na vida dele.”

A Pesquisa de Satisfação da Graduação Presencial do segundo semestre de 2021 pode ser acessada aqui.

Confira o cronograma completo de aplicação das pesquisas 2021/2 e participe:

• Avaliação de Satisfação dos Alunos da Graduação Presencial - 27/09 a 15/12;
  • Avaliação de Satisfação dos Alunos da Graduação EaD e Híbrida - 1° bimestre: 13/09 a 14/10 / 2° bimestre: 22/11 a 06/12;
  • Avaliação das disciplinas dos cursos de Pós-Graduação Lato Senso Presencial - Coleta 1: 06/09 a 18/10 / Coleta 2: de 29/11 a 13/12;
  • Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Estrito Senso pelos Alunos - 04/10 a 29/11;
  • Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Estrito Senso pelos Concluintes - Contínuo;
  • Avaliação dos Programas de Pós-Graduação Estrito Senso pelos Egressos - 02/08 a 04/10;
  • Avaliação de Satisfação dos Alunos de Pós-Graduação Lato Senso EaD e Híbrida - 1º bimestre: 27/09 a 18/10 / 2º bimestre: 29/11 a 10/12;
  • Avaliação dos Cursos de Graduação pelos Formandos - 27/09 a 29/11.