Encontro de Abertura do Semestre 2024/1

Evento para colaboradores ocorreu no sábado, 06/04

Crédito: Arthur Woltmann

O Encontro de Abertura do Semestre 2024/1 foi realizado na manhã do sábado, 06/04. A recepção aconteceu no saguão do Anfiteatro Padre Werner com um café da manhã com o reitor, Pe. Sérgio Mariucci, em um momento de confraternização e integração entre os colaboradores da Unisinos. A 34ª edição do Encontro foi conduzida por Angélica da Costa, assistente social do Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE) e teve a presença de aproximadamente 450 participantes.

O evento acontece semestralmente e apresenta à comunidade acadêmica os números da Universidade e seus projetos estratégicos para os próximos anos. Ao iniciar, o reitor saudou a todos os presentes e leu um trecho do Evangelho de Lucas sobre os discípulos de Emaús, que o inspirou no discurso. “Acreditar na vida, acordar e lutar todos os dias com um propósito grande, que faça arder nosso coração, vir aqui e voltar realizado”, comentou.

Na sequência, Pe. Sérgio chamou ao palco Fátima Machado Lopes, representante do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ela apresentou o SJMR, que a partir de 2024 passou a ter um escritório na Unisinos, e explicou como o órgão atua na sociedade. “A nossa função é proteger e dar dignidade e os direitos aos migrantes e refugiados que chegam no Brasil”, enfatizou Fátima, que confia que a parceria com a Unisinos se fortalecerá cada vez mais.

Perspectiva Acadêmica

Dando continuidade, subiu ao palco do Anfiteatro o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez, que discorreu sobre como a Unisinos está reagindo aos desafios do setor educacional. “Parte da nossa resposta vem de uma reorganização da Universidade, um trabalho coletivo que nos alegra muito e que nos permitiu alterar o nosso modelo com o fortalecimento das Escolas na Unisinos”, explicou.

Os decanos Ivan Garrido, Laura Dalla Zen e Sandro Rigo tiveram a oportunidade de falar mais sobre as Escolas. Ivan, o decano da Escola de Gestão e Negócios, pontuou a importância do planejamento elaborado de forma coletiva. “Fizemos uma série de pesquisas de demandas, pesquisas com alunos, ouvimos as coordenações, foi um trabalho gigantesco para construir esse novo posicionamento”, acrescentou.

Sandro Rigo, decano da Escola Politécnica, destacou as parceiras conquistadas pela Escola. “Nós temos aberto um diálogo muito importante com as empresas do Parque Tecnológico, demonstrando aos alunos esse potencial e mostrando para as empresas a possibilidade de se aproximarem da universidade. Além disso, nós temos os próprios Institutos Tecnológicos e eu gostaria de destacar os núcleos de pesquisa aplicada da Escola Politécnica, que hoje já têm um resultado bastante positivo”. 

A decana da Escola da Indústria Criativa, Laura Dalla Zen, apresentou as ações que foram previstas no plano. “O mais importante no planejamento estratégico, são os momentos de troca de palavras e que nós pensamos o futuro”, afirmou.

Ao retornar ao palco, Guilherme reforçou o compromisso das Escolas com uma atuação que mantém a Unisinos como referência. “O que queremos é ver a Unisinos vibrando, queremos ver alunos, queremos ver pesquisas, inciativas práticas e movimentos da Universidade dentro e fora do campus”, completou.

Em seguida, a diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Maura Lopes, e a diretora de Graduação, Paula Campagnolo, falaram sobre as respectivas áreas. “Fazer pesquisa e desenvolver projetos, no contexto da universidade, têm que partir com o compromisso da produção do conhecimento novo”, frisou Maura.

“A valorização das atividades práticas, como uma oportunidade para trabalhar com o aluno e aproximar do contexto profissional, é o ponto mais importante”, afirmou Paula. A diretora finaliza a apresentação mostrando, segundo ela, “o slide mais importante da manhã”, onde foi destacado o crescimento da nota do Índice Geral de Curso – IGC, que passou de 3,7110 para 3,8426, obtendo o conceito 4, próximo da nota máxima (5). Ela também mencionou todos os cursos que obtiveram a nota 5 na avaliação. Para conferir mais sobre o desempenho da Unisinos no IGC, clique aqui.

Perspectiva Administrativa

Para falar sobre perspectiva administrativa, o pró-reitor de Administração, Cristiano Richter, teve a palavra, junto da diretora de Administração, Pessoas e Finanças, Silvana Model, e do diretor de Marketing e Relacionamento, Denis Azevedo. “É muito bacana ter a Unisinos no lugar que ela merece, entre as principais do Brasil. Esse projeto de universidade está alicerçado na excelência acadêmica. Vamos falar de sustentabilidade, não existe sustentabilidade sem excelência acadêmica”, destacou Cristiano.

Silvana falou sobre os resultados e as projeções da Unisinos. “Para esses números acontecerem, têm pessoas que buscam esse investimento. Eu quero agradecer a todos que estão trabalhando nisso”, salientou.

Denis informou os resultados obtidos pelo Marketing e Relacionamento e anunciou o lançamento de um novo filme institucional, que foi apresentado aos presentes. “É um filme com uma produção de cinema, produzido por um egresso da Unisinos”, detalhou. Após a exibição, a plateia ovacionou o vídeo. Confira o filme institucional abaixo:

Mensagem do reitor

Pe. Sérgio retornou ao palco para uma fala final. No discurso, ele comunicou os presentes de que foi eleito presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). “É um espaço de fala e de articulação importante para a educação católica e para a Companhia de Jesus e Unisinos. Esse espaço ocorre muito na articulação política em Brasília e demandas de pautas do interesse das universidades católicas”, explicou.

Em seguida, o reitor agradeceu aos colaboradores pelo trabalho realizado, principalmente pelo destaque que a Unisinos teve na última avaliação do Índice Geral de Curso – IGC, lembrando das trilhas do planejamento estratégico com o texto lido no início do encontro sobre caminhar juntos. “A Unisinos se faz com amor: amor ao conhecimento, amor ao que fazemos e com amor buscar caminhos de esperança e prosperidade”, complementou.

Encerramento

Para encerrar o Encontro de Abertura de Semestre, a cantora e aluna da graduação em Produção Fonográfica Duda Sergio subiu ao palco para uma apresentação. Ela cantou músicas da MPB, entre elas Força Estranha, de Gal Costa, e Agora Só Falta Você, de Rita Lee, duas cantoras que a inspiram.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar