A Comissão Própria de Avaliação e os destaques institucionais

Crédito: Aurora Imagens

A Unisinos alcançou excelentes resultados recentemente em avaliações realizadas pelo Mistério da Educação (MEC). A última delas, no recredenciamento institucional, a Universidade obteve o conceito final máximo, nota 5, sendo unânime em todos os 47 indicadores de análise que compõem os cinco eixos de avaliação. Além disso, diversos cursos de graduação foram avaliados recebendo as notas máximas (4 e 5) do órgão do governo federal.

“Os excelentes resultados colhidos ano após ano premiam o empenho de uma Instituição que procura ser cada vez mais relevante para a sociedade, seja na formação de pessoas, seja na produção de conhecimento e no seu emprego para a solução de problemas sociais e econômicos”, destaca o vice-reitor da Unisinos, Artur Jacobus.

Grande parte dessas conquistas vem da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que realiza um trabalho fundamental no reconhecimento da Unisinos, sendo responsável por fortalecer a cultura de autoavaliação na Universidade. “A CPA desempenha um papel de incentivo, conscientização e articulação quanto à importância dos processos de avaliação, sejam eles externos ou internos. Assim, esses processos permitem identificar pontos fortes e fragilidades da instituição, que podem levar a melhorias na instituição”, afirma Cristina Damim, coordenadora da CPA.

Micael Behs, representante do corpo docente da graduação presencial na CPA, reforça sobre a contribuição da Comissão, que permite um olhar global da Instituição. “Através dos processos de avaliação é possível acompanhar e qualificar permanentemente a qualidade de ensino, direcionando de forma mais assertiva os esforços da Universidade nesse sentido”, coloca.

Os colaboradores da Unisinos são fundamentais para o desempenho da Universidade. “Nossos professores e funcionários são a essência da Universidade. Embora a infraestrutura seja importante, de nada ela serviria se não tivéssemos docentes e funcionários tecnicamente qualificados, mas, acima de tudo, apaixonados pelo que fazem e pela missão da Universidade”, relata Artur.

Débora Quadrado, recenseadora institucional, conta que fazer parte de uma equipe bem-sucedida e poder contribuir para a conquista dos resultados foi extremamente gratificante. “Trouxe uma sensação de orgulho, ao ver todo o trabalho e dedicação envolvidos sendo recompensados. Isso é um fator motivador que fortalece os sentimentos de pertencimento e de missão cumprida”, relata.

Ela ainda acredita que o mais importante tenha sido alcançar o objetivo de transmitir aos avaliadores as convicções, as boas práticas da Universidade e as contribuições da avaliação institucional para a gestão da Unisinos. “A Universidade está em constante movimento e o nosso trabalho acontece simultaneamente. Portanto, considero que o mais importante foi ter conseguido retratar de forma concisa a realidade da vida universitária aos avaliadores em um curto período”, menciona.

Dessa forma, sendo destaque e contando com colaboradores dispostos a contribuir com a melhoria da Universidade, o vice-reitor reforça que a Unisinos está no caminho certo em seu propósito de ser uma das melhores universidades privadas do Brasil. “Na perspectiva da melhoria contínua, a avaliação externa também nos revela alguns aspectos que podem ser aperfeiçoados para cumprirmos de forma ainda mais eficaz nossa missão. A sociedade gaúcha pode estar segura de que a Unisinos nasceu para ser e continuará sendo uma Universidade de referência nacional”, afirma Artur.

Para conhecer mais sobre a Comissão Própria de Avaliação, acesse o site aqui.