Cursos da Unisinos recebem nota máxima no Enade

Cerca de 80% das graduações foram avaliadas dentro de um conceito excelente

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nessa quarta-feira, 14/9, foi divulgada a avaliação do Enade das Instituições de Ensino Superior. O relatório é referente ao ano de 2021, e os cursos receberam os resultados do Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). A Unisinos teve 26 cursos avaliados. Desses, cerca de 80% atingiram as notas 4 e 5, que estão dentro de um conceito excelente concedido pelo Enade.

A nota máxima, 5, foi conquistada pelos cursos presenciais de Letras – Português e Inglês, em São Leopoldo; e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em Porto Alegre.

Além disso, 17 graduações atingiram a nota 4, são elas: Biologia, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, História, Letras – Inglês, Letras – Português, Letras – Português e Espanhol, Matemática, Pedagogia, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que são cursos presenciais em São Leopoldo; Ciência da Computação, presencial em Porto Alegre; e Pedagogia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, na educação a distância.

O decano da Escola da Indústria Criativa, Gustavo Borba, ressalta que os cursos de Licenciatura têm fundamental importância para o país na atualidade, e o resultado do curso de Letras – Português e Inglês reforça o posicionamento da Unisinos, que está relacionado à perspectiva de formação de professores. “Mostra a excelência dos nossos cursos e, também, reforça a formação dos professores e o senso de pertencimento e de qualidade que esse processo tem. “Para nós, é uma alegria muito grande e é resultado do trabalho de todos que participam desse processo, professores, funcionários, alunos, coordenação de curso e, especialmente, a Unidade de Graduação”, pontua.

Para o decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo, é um orgulho os resultados obtidos pelos cursos, em especial, a nota máxima de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Trata-se de um resultado do esforço do corpo docente, colaboradores e, principalmente, dos alunos. A nossa proximidade do Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e de outras frentes demandantes de talentos na área de computação é nosso maior incentivo para seguirmos buscando melhorias contínuas neste campo”, salienta.

Os resultados demonstram a excelência do ensino na Unisinos, e o compromisso da Universidade com a formação humana e o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos.

Vestibular

O próximo Vestibular da Unisinos acontecerá no dia 26/11 e as inscrições abrem em breve. Para mais informações e conferir os cursos de graduação, acesse unisinos.br/graduacao.