Unisinos recebe conceito 5 no Recredenciamento Institucional do MEC

Crédito: Rodrigo W. Blum / Marco AF

A Unisinos obteve o conceito final máximo, nota 5, no Recredenciamento Institucional do Ministério da Educação (MEC). A avaliação é a renovação do processo de credenciamento, que é o ato autorizativo do MEC, permitindo que uma instituição de ensino oferte cursos de educação superior. Além disso, esse processo também estimula as instituições a buscar os padrões de qualidade estabelecidos pelo MEC.

“O processo de recredenciamento e avaliação nos deu a oportunidade de revisitar as evidências que integram o valor da nossa qualidade. Ao escutar toda a equipe que esteve empenhada nesse processo pude comprovar que a nota máxima que obtivemos corresponde ao nível da grandeza das pessoas que compõem a nossa Unisinos”, afirma o reitor, Pe. Sergio Mariucci.

A conquista da Unisinos é ainda maior porque o conceito 5 foi unânime em todos os 47 indicadores de análise que compõem os cinco eixos de avaliação, sendo assim o conceito final contínuo com nota 5. “Este resultado é inédito na Unisinos, e expressa a qualidade da Universidade em sua infraestrutura, no seu Plano de Desenvolvimento e Avaliação Institucional, na gestão corporativa, no corpo de colaboradores e nas políticas acadêmicas”, destaca Felipe Barcarollo, procurador institucional da Unisinos.

A coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unisinos, Cristina Damim, comenta que a CPA teve um papel ativo durante o processo, com envolvimento em diversas etapas, além da visita in loco virtual, e que foi peça-chave na avaliação por ter um dos eixos voltados a seu trabalho. “A CPA, como responsável por consolidar a cultura de autoavaliação na Universidade, também trouxe impacto para indicadores de outros eixos, pois o MEC considera essencial, do ponto de vista da gestão, o uso de dados de pesquisas internas e avaliações externas como insumo para melhorias institucionais”, frisa.

Com o resultado, a Unisinos reforça a sua missão de contribuir para a promoção de uma sociedade mais justa, sustentável, solidária e democrática mediante a formação integral da pessoa humana, sua capacitação para o exercício profissional, a produção do conhecimento e o desenvolvimento regional.

Reitor agradece colaboradores

Para comemorar o resultado inédito, o reitor, Pe. Sergio Mariucci, se reuniu com colaboradores que estiveram diretamente envolvidos com o Recredenciamento para agradecer o empenho de cada um durante o processo, enfatizando o orgulho de pertencer à Unisinos, como uma Universidade de excelência.

Crédito: Divulgação