Cursos da Unisinos recebem notas 4 e 5 do MEC

Crédito: Rodrigo W. Blum / Marco AF

Os seguintes cursos da Unisinos foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), neste semestre, e receberam os conceitos 4 e 5: Design (nota 5), Engenharia Eletrônica (5), Filosofia (5), Jogos Digitais (5), Marketing (5), Medicina (5), Relações Internacionais (5) e Segurança da Informação (4), em São Leopoldo; Fotografia (5), Gastronomia (4), Jogos Digitais (4) e Produção Fonográfica (4), em Porto Alegre; Biomedicina (4), Ciência da Computação (5) e Gastronomia (4), no formato híbrido; e Gestão Ambiental (4) na modalidade à distância. A consolidação da nota pelo MEC deverá ser divulgada no prazo de 30 dias.

Sandro Rigo, decano da Escola Politécnica, salienta que os resultados são muito bons e importantes para a Escola, que possui cinco cursos avaliados: Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica, Gestão Ambiental, Jogos Digitais e Segurança da Informação. “Eles confirmam a visão de excelência com a qual os projetos dos cursos foram desenvolvidos, reforçando também a dedicação de esforços para que as demandas percebidas pelos alunos fossem endereçadas e atendidas na melhor forma possível.”

Dentro da Escola de Saúde, o curso de Medicina recebeu o conceito 5 e a graduação em Gastronomia, tanto na modalidade presencial em Porto Alegre quanto EAD, ganhou nota 4. Para a decana, Rochele Rossi, esse é um testemunho da dedicação e do comprometimento da equipe docente e administrativa da instituição. “A Escola de Saúde se destaca no mercado educacional, atraindo alunos que buscam cursos de alto nível e uma experiência educacional de primeira qualidade”, garante.

A Escola de Humanidades teve dois cursos nota 5, Filosofia e Relações Internacionais. O decano, Luiz Rohden, destaca que ambos os cursos buscam formar cidadãos com senso crítico e visão para o todo, e fala sobre o resultado: “Ficamos muito felizes com a nota 5 porque demonstra a excelência do corpo docente e a qualidade dos nossos discentes.”

Design, Fotografia e Produção Fonográfica foram os cursos da Escola da Indústria Criativa bem avaliados e para o decano, Gustavo Borba, esses resultados são importantes porque demonstram a excelência acadêmica que a Unisinos tem. “Isso mostra que existe um compromisso da Instituição na busca pela excelência e os colegiados como são transversais, eles acabam tendo um impacto não só na Escola, mas na Universidade como um todo”, frisa.

A CPA na avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o setor responsável por fortalecer a cultura de autoavaliação na Universidade, o que engloba avaliações internas, como pesquisas institucionais, e avaliações externas, como é o caso da avaliação in loco por Comissões do MEC. “Como ação contínua e permanente, a CPA acompanha os cursos em suas necessidades de pesquisas institucionais, ouvindo-os e redesenhando pesquisas”, explica Cristina Damim, coordenadora da CPA.

Nos processos de avaliação in loco, a CPA fornece dados históricos das avaliações dos cursos ao MEC e realiza reuniões com as Comissões de Avaliação para relatá-los. Após realizadas as visitas das Comissões, a CPA analisa o relatório de avaliação recebido e planeja ações de melhoria. “As avaliações in loco estão atreladas aos processos regulatórios de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso e dão insumos às instituições de pontos positivos e oportunidades de avanços em seus projetos e práticas”, relata Cristina.

Sobre os resultados, Cristina enfatiza a importância da Unisinos ter tantos cursos bem avaliados. “As avaliações do MEC refletem padrões de qualidade esperados para os cursos de graduação no Brasil. Assim, ter um bom conceito de curso é o reconhecimento público de sua qualidade”, pontua. Ela também faz menção ao observar o histórico de avaliações externas da Unisinos. “Temos a segurança de estar em uma instituição sólida, que preza pela excelência acadêmica e que faz as entregas à comunidade para atingir esse objetivo.”, reforça.

As notas que as instituições recebem são públicas e podem ser acessadas na página do eMEC, clique aqui.

A CPA também disponibiliza e divulga os resultados de avaliações à comunidade acadêmica por meio de seu site. Clique aqui e confira.

Conheça os cursos de Graduação da Unisinos clicando aqui.