Comissão Própria de Avaliação faz levantamento do biênio 2022/2023

Crédito: Arthur Woltmann

A Comissão Própria de Avaliação da Unisinos (CPA) finaliza o mandato 2022/2023 com excelentes resultados conquistados no período. Dentre os reconhecimentos da equipe está o conceito 5 recebido pelo MEC em todos os indicadores avaliados no Recredenciamento em 2023, assim como pela média obtida no conjunto de avaliações externas de curso de graduação. “De forma inédita, a Unisinos obteve conceitos máximos em todos os indicadores analisados. O Ministério, por meio de suas políticas e formas de avaliação direta, prevê que a avaliação institucional tenha papel relevante na gestão das instituições de ensino”, destaca Cristina Damim, coordenadora da CPA.

Outros resultados importantes da CPA nesse último biênio foram: a retomada de pesquisas institucionais e os conceitos obtidos em avaliações externas. “A retomada da pesquisa de ambientes e serviços, paralisada durante o período de pandemia, também foi algo importante. O instrumento foi discutido com as equipes de infraestrutura em diferentes rodadas e, posteriormente foi desenvolvido com a TI corporativa, tendo sido aplicado continuamente aos usuários dos espaços da Unisinos em 2023”, ressalta.

A presença da CPA em avaliações externas de curso de graduação pelo Ministério da Educação foi essencial para os resultados obtidos. “Aproximadamente 50 cursos da Unisinos foram avaliados – todos com notas finais 4 e 5. A CPA contribui para esses resultados ao demonstrar como as avaliações realizadas pelos alunos e por professores e funcionários podem resultar em avanços nas entregas em sala de aulas, na qualificação da infraestrutura física e digital dos cursos, nas temáticas discutidas nos períodos de Formação Docente, entre outros”, enfatiza.

Cristina também explica que a CPA tem o objetivo permanente de fomentar uma cultura de avaliação institucional. “O autoconhecimento pode levar a instituição a qualificar suas práticas considerando o valor que está sendo gerado para o aluno e para outros usuários de serviços e de infraestrutura da Unisinos”, relata.

A CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um grupo independente composto por membros da comunidade universitária. A principal função da CPA é oportunizar tomadas de decisão em conjunto, e os resultados são compartilhados com os responsáveis pela gestão da Universidade.

A Comissão atua com transparência, portanto os resultados são publicados em sua página no site da Unisinos para que a comunidade possa acompanhar os levantamentos e, posteriormente, identificar as mudanças. Para conferir, clique aqui.