No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, ação regional em Porto Alegre busca alertar população sobre o tema

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, ação regional em Porto Alegre busca alertar população sobre o tema

ProAcústica e itt Performance Unisinos promoveram debate e caminhada, buscando inspirar a população com o tema #menosruidomaisvida

Imagine que você está andando pela rua. Escuta o barulho de carros, motos e ônibus. Alguém conversando no celular. Se ouvir um “Bah!” ou “Tchê”, é fácil identificar de que Estado estamos falando. O som é um importante elemento de conexão com a cultura local. É através dele e da linguagem que nos conectamos enquanto sociedade.

Buscando conscientizar a população sobre a importância do tema, foi realizada uma ação regional em Porto Alegre nesta quarta-feira, 27, data em que é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD). O ato foi organizado pela Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) e pelo ITT Performance Unisinos.

Dividido em duas partes, a ação realizou um painel no campus da Unisinos Porto Alegre, com o tema “O som da cidade”, onde foram levantados diversos aspectos sobre como o ruído afeta as nossas vidas. Entre os participantes estavam presentes o vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz, a coordenadora do ITT Performance, Maria Fernanda de Oliveira, o engenheiro Giordano Demoliner (CREA-RS) e o representante da Saint-Gobain Brasil, João Rios.

Veja como foi o painel aqui.

Para o vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez a população refletir sobre a questão do ruído. “Quando as cidades pararam, conhecemos uma cidade que estava esquecida. Os sons antes da explosão do vírus, com muitos carros, trens e ônibus, elevava o nível da poluição sonora e não permitia que ouvíssemos tantos outros sons que nos fazem bem. Queremos conscientizar a população sobre a importância deste tema”.

Holtz apresentou o aplicativo Hush City – uma ferramenta gratuita e colaborativa onde os usuários podem compartilhar informações sobre a qualidade sonora dos ambientes urbanos. “Funciona como uma tomografia da cidade, que vai dizer onde há mais pessoas e mais ruídos. É uma ferramenta de diagnóstico que possibilita o desenvolvimento de ações para efetivamente melhorar a vida das pessoas”, explica.


Caminhada para medir os níveis sonoros

Após o debate, foi realizada a Soundwalk, uma caminhada inusitada, com saída do campus da Unisinos e chegada na Praça Japão. Durante o percurso, os participantes mediam, através do aplicativo Hush City, os diversos níveis sonoros, nos pontos específicos da Av. Nilo Peçanha esquina com Av. Sociedade Libanesa (medição 2), Av. Nilo Peçanha esquina com Alameda Sebastião de Brito (medição 3), Alameda Sebastião de Brito esquina com Rua Praça Japão (medição 4), interior da Praça Japão (medição 5).

Para a coordenadora do ITT Performance, Maria Fernanda de Oliveira, todo o profissional tem condições de contribuir para o debate sobre o ruído. “Atuamos fortemente na cadeia produtiva da construção civil, que tem uma preocupação crescente com a acústica no meio urbano e nas edificações também”.

Além dos cursos In Company e dos Cursos de Extensão de qualificação técnica dos profissionais, o ITT Performance também atua subsidiando as empresas, com o objetivo de melhorar o isolamento acústico e a qualidade acústica geral de materiais utilizados nas construções. “Isso é importante, do ponto de vista de desenvolvimento de produtos mais eficientes e de aprimoramento desses produtos, possibilitando maior competitividade a partir de critérios técnicos. O vínculo com o setor produtivo que o ITT Performance tem é fundamental para isso”.

Para adquirir o Hush City, versão português, basta baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store e realizar um mapeamento completo de uma área tranquila.

Guia Rápido Hush Cityhttps://www.proacustica.org.br/assets/files/AnexosEmails/HushCityApp_GuiaRapido_Mapeamento.pdf

Mais sobre o Hush Cityhttp://www.opensourcesoundscapes.org/hush-city/

Web: https://map.opensourcesoundscapes.org/view-area

Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.hushcity.app&hl=en

Apple Store: https://apps.apple.com/us/app/hush-city/id1174145857

Sobre o INAD

O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído, International Noise Awareness Day – INAD, foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication – CHC, para promover o evento mundial de conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na audição, saúde e qualidade de vida.

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL / 27 de Abril de 2022
Conheça os Institutos:
Image
Image
Image
Image
Image