Laçador recebe intervenção urbana promovida pelo itt Performance Unisinos e ProAcústica

Debate também fez parte das ações do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

Instalado em uma das entradas mais movimentadas de Porto Alegre, o Monumento ao Laçador recebeu uma intervenção urbana para marcar o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. O símbolo emblemático da Capital dos gaúchos ganhou um protetor auricular para chamar atenção sobre a data.

A ação é uma parceria do Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil (itt Performance) da Unisinos e da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica). O movimento tem como objetivo demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana, além de buscar soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de poluição sonora.

Neste dia, instituições e parceiros globais promovem atividades educativas em suas comunidades, exames de audição e oficinas de proteção auditiva. A capital gaúcha foi escolhida pelos organizadores da ProAcústica como ponto focal: além da intervenção urbana, na manhã de quarta-feira, 26, uma mesa-redonda no campus Unisinos Porto Alegre abordou a importância da conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na saúde, debateu normas técnicas e ressaltou a contribuição do poder público e sociedade civil na minimização da poluição sonora. Diversas organizações setoriais como a Associação Riograndense dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA RS), Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ASSOGOT), Sinduscon RS, entre outras, participaram do encontro.

Na abertura do evento, o gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt da Silva, enalteceu o trabalho de pesquisa e de avaliação de desempenho realizados pelo itt Performance. Silva também celebrou a iniciativa em parceria com a ProAcústica. "Esses encontros são de extrema relevância porque discutem ações que impactam diretamente a saúde das pessoas", afirmou.

De acordo com o vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz, o Rio Grande do Sul se destaca na pesquisa de acústica e o itt Performance auxiliou na evolução desta área na construção civil. Holtz reforçou ainda a importância da divulgação do tema para a população. "Ações como essa que estamos realizando no Laçador alcançam o público em geral: o ruído, que é invisível, materializa-se como algo palpável", disse.

O professor da Unisinos e pesquisador do itt Performance, Rafael Ferreira Heissler, mencionou a necessidade de uma gestão mais sustentável do ambiente sonoro das cidades. "Os mapas de ruído são uma fotografia dos níveis de ruído em uma determinada área, que permitem identificar os pontos de maior e menor intensidade de barulho em uma cidade. Essa ferramenta pode auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas para a proteção do bem-estar dos cidadãos", explicou.

A intervenção no Monumento ao Laçador encerra na sexta-feira, 28, quando o protetor auricular será retirado às 9h.

Sobre o INAD

O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, International Noise Awareness Day - INAD foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication - CHC, para promover o evento mundial de conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na audição, saúde e qualidade de vida.

Conheça os Institutos: