itt Performance recebe destaque no Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade

Crédito: Melissa Alves

O itt Performance recebeu um importante destaque no 24º Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, representado pelo professor do curso de Engenharia Civil e pesquisador do Instituto, Roberto Christ. O trabalho intitulado "Revestimentos aderidos e não aderidos em placas pré-fabricadas de Ultra-High Performance Concreto – UHPC com reduzido impacto ambiental" alcançou o segundo lugar na categoria "Materiais e Componentes".

No projeto realizado pelo itt Performance junto com a Palazzo Pisos e Revestimentos, o professor abordou a inovação apresentada: o desenvolvimento de placas de grandes dimensões mais esbeltas e leves, bem como de painéis com grandes áreas vazadas, reconfigurando os espaços arquitetônicos das edificações. Entre os benefícios destas peças estão a diminuição do custo com transporte, a facilidade de instalação e o menor impacto ambiental devido à alta durabilidade do material utilizado.

"O produto desenvolvido traz uma solução de revestimentos com alta performance e de elevada durabilidade para as empresas da construção civil. Com base na sustentabilidade, um item muito importante e de destaque neste setor, as peças apresentam elevada resistência mecânica, uma característica que permite a utilização de menos materiais não renováveis. Além disso, devido à alta performance no desenvolvimento do traço, a sua durabilidade garante maior vida útil dos revestimentos, diminuindo assim as manutenções e retrabalhos com reparos ou recuperações", explica Christ.

O Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT). O reconhecimento tem como objetivo contribuir para a modernização da construção civil brasileira reconhecendo, premiando e divulgando soluções relacionadas à tecnologia e gestão da produção e relacionadas à sustentabilidade dos empreendimentos de construção civil.

Conheça os Institutos: