Representantes do Ministério de Minas e Energia da Namíbia visitam o itt Oceaneon

Representantes do Ministério de Minas e Energia da Namíbia visitam o itt Oceaneon

Representantes do Ministério de Minas e Energia da Namíbia conheceram de perto na tarde de segunda-feira, 13, os espaços do itt Oceaneon. A geocientista Hendrina Simon e o geólogo Joseph Amakali, ambos da área de Petróleo, conferiram a estrutura dos laboratórios e as pesquisas desenvolvidas no Instituto. A visita faz parte de um roteiro que compreende um acordo de cooperação científica entre a Escola Politécnica da Unisinos e o governo do país africano.  

A aproximação começou com uma iniciativa do professor do PPG em Geologia da Unisinos, Farid Chemale Junior, que estuda a evolução de bacias sedimentares e a reconstrução de continentes ao longo do tempo geológico. A conexão com o Ministério de Minas e Energia da Namíbia visa a troca de conhecimentos a respeito da margem continental brasileira (em especial a da Bacia de Pelotas, no RS) e da africana (na região da Namíbia), com objetivo de estabelecer melhores critérios de prospecção de petróleo e gás. 

"Esse termo de cooperação nos possibilita também oferecer treinamentos para os técnicos do Ministério de Minas e Energia da Namíbia, auxiliando-os na análise e interpretação de dados de superfície e bacias, além de potencializar o conhecimento do país africano", explicou Chemale. 

O decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo, que também recebeu a comitiva, ressaltou que os projetos desenvolvidos na Unisinos pela equipe da Geologia e a realização de experimentos e análises pelo itt Oceaneon trarão importantes contribuições para o Ministério de Minas e Energia da Namíbia. "Trata-se de uma oportunidade de compartilhamento de conhecimento e de realização da vocação da Unisinos em pesquisa aplicada", destacou. 

Conheça os Institutos:
Image
Image
Image
Image
Image