III Congresso Food, Nutrition & Health reúne especialistas para discutir desafios e inovações na área da saúde

III Congresso Food, Nutrition & Health reúne especialistas para discutir desafios e inovações na área da saúde

Na última sexta-feira, 24 de outubro, ocorreu, no Auditório da Unitec, no campus São Leopoldo, a abertura do III Congresso Food, Nutrition & Health. O evento promoveu discussões de caráter técnico-científico nas áreas de Alimentos, Nutrição e Saúde, em prol da difusão de conhecimentos relevantes e atualizados entre profissionais do mercado de trabalho e do meio acadêmico. 

Na fala de abertura, a gerente de Projetos e Laboratórios, Mercedes Lamberty, deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu aos envolvidos na organização do Congresso. “Estamos em um espaço muito importante para discutir alimentos, nutrição e saúde, em um momento em que todos têm pressa para comer. Como a comunidade científica vai dar conta disso?”, indagou. 

A decana da área da Saúde, Denise Zaffari, disse estar emocionada por ver o auditório cheio e fez questão de também agradecer aos organizadores. “Eu sou nutricionista de formação, mas hoje sou muito mais saúde do que nutrição, por estar como decana. Mas, se olharmos bem, todas as áreas da saúde têm compromisso com o alimento e a nutrição”, afirmou. 

Já o coordenador-geral do itt Nutrifor, Valmor Ziegler, destacou o crescimento do Congresso em sua terceira edição. “Em número de inscritos, é o maior da nossa história. São mais de 60 trabalhos submetidos e aprovados, que vocês podem conferir”, comemorou. 

No primeiro painel, que abordou indicadores e percepções de mudanças no ecossistema, o climatologista Francisco Aquino falou sobre o Rio Grande do Sul e a aceleração das mudanças climáticas. “Nós já sabemos que as atividades humanas alteraram a composição química da atmosfera. A gente aumenta as temperaturas e, por isso, as geleiras derretem, assim como há perda de biodiversidade em geral, com espécies desaparecendo muito rápido e o avanço das águas para locais onde sabemos que elas não deveriam chegar”, alertou. 

 

A coordenadora do curso de Biomedicina, Juliana Scherer, comentou sobre as mudanças climáticas e seus impactos na saúde. “O Brasil não era tão acostumado a ter esses eventos climáticos extremos, mas isso tem acontecido com mais frequência. Isso traz diversos problemas, mas também mais apelo para que possamos olhar para o tema e promover mais estudos”, comentou. 

O professor da Universidade Federal de Pelotas, Odir Dellagostin, abordou a importância do fomento à pesquisa e à inovação. “O Rio Grande do Sul é o estado com maior densidade de pesquisadores e o de maior produtividade científica do Brasil”, afirmou. 

Além dos painéis, o Food, Nutrition & Health contou com exposição de trabalhos e teve atividades também no sábado, 25 de outubro. 

 

Confira as fotos do evento

Conheça os Institutos:
Image
Image
Image
Image
Image