Lançamento da HT Micron marca nova fase da empresa na produção de componentes tecnológicos

Lançamento da HT Micron marca nova fase da empresa na produção de componentes tecnológicos

Linha vem para atender à demanda para aplicações móveis

Uma nova linha de encapsulamento e testes de semicondutores foi lançada pela HT Micron nesta quarta-feira, 28 de junho, no Tecnosinos. A produção tem como propósito atender à demanda nacional de componentes para aplicações móveis, como smartphones e tablets.

Chamada Multi Chip Packaging, a tecnologia possibilita o encapsulamento de até sete camadas de circuitos em um só componente. Com wafers (lâminas de material semicondutor sobre a qual ficam os chips) muito finos, os circuitos integrados são colados com alta precisão, e o contato elétrico é feito com filamentos micrométricos de ouro. Dessa forma, é possível combinar diferentes funções em um mesmo encapsulamento. Os primeiros materiais produzidos nessa linha foram eMCPs, que incluem chips de memórias volátil (LPDRAM) e não volátil (NAND Flash) combinadas com um controlador.

A nova fase da HT Micron conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a parceria da Unisinos para a implantação de unidade do Instituto Tecnológico de Semicondutores (itt Chip) para área fabril, laboratório destinado a testes e análises de desempenho.

Desenvolvimento para o país

Durante a cerimônia de lançamento, o presidente da Hana Micron, Chang Ho Choi, disse estar “celebrando um dos momentos mais cruciais da história da HT Micron”. Luiz Gerbase, da Parit Participações, deu as boas-vindas ao que chamou de caminhada fantástica do Brasil na área de microeletrônica 3D. “O que estamos vivendo aqui é uma evolução; é o futuro. Este projeto viabiliza a fabricação de produtos que o mundo está criando, tanto para computadores e dispositivos móveis quanto para Internet das Coisas e smart cities”, comentou.

Representando a Finep, o vice-presidente e diretor financeiro de Captação, Investimento e Crédito, Ronaldo Camargo, destacou que é um prazer, para a financiadora, participar desse momento ímpar para a HT: “Estamos saudando uma tecnologia de ponta, com potencial para fazer com que o Brasil assuma a liderança, inclusive mundial, na área de semicondutores”.

Quem também reconheceu as oportunidades que surgem com essa nova linha de encapsulamento e testes foi o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino. “Com a iniciativa e liderança de Chang Ho Choi, a HT está dando um salto no desenvolvimento tecnológico que, com esforço e inteligência, irá nos inserir em arranjos produtivos e globais da área de microeletrônica”, pontuou. O reitor também falou sobre a perseverança necessária para gerar riqueza para a construção de um Brasil mais estável e com pessoas mais felizes.

Em sua fala, o coordenador de Microeletrônica da Secretaria de Políticas de Informática (Sepin), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Henrique Miguel, destacou o progresso, tanto do ponto de vista tecnológico e científico quanto industrial, que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Nessa mesma linha, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ressaltou: “A HT Micron e o parque tecnológico colocaram nossa cidade no mapa do mundo, e isso não é pouco. Não paramos por aqui; vamos continuar discutindo projetos com a Unisinos, pois apostamos na integração, nas relações e nos saberes que a academia produz para construirmos um país soberano”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Márcio Biolchi, lembrou que, em 2009, quando a HT Micron foi fundada, a expectativa financeira do país era outra, diferente da de hoje, e que, por isso, estamos vivendo um desafio. “Precisamos dessa transversalidade da tecnologia com o conhecimento científico e a aplicação para avançarmos no desafio que temos de trazer desenvolvimento econômico para nosso estado”, afirmou.

Concluindo a cerimônia, o presidente da HT Micron, Chris Ryu, disse que, por menor que seja o componente, grande é a tecnologia empregada. “Estou muito realizado por termos implementado essa tecnologia aqui e certo de que faremos do Brasil um país mais forte”, finalizou.

Saiba mais sobre a HT Micron no site da empresa.

Conheça os Institutos:
Image
Image
Image
Image
Image