Congresso ABIPTI discute soluções para setores estratégicos que sofrem com falta de insumos, como saúde e indústria

Congresso ABIPTI discute soluções para setores estratégicos que sofrem com falta de insumos, como saúde e indústria

Por: Comunicação ABIPTI

No início da pandemia da Covid-19, quando nos vimos diante da necessidade de produção rápida e em grande escala de uma série de materiais e produtos para a saúde, entre eles vacinas, veio à tona uma realidade no mínimo preocupante: o Brasil é um país altamente dependente de outros no que se refere a insumos estratégicos, especialmente em áreas como saúde, defesa, tecnologia da informação e aeroespacial. O país ainda importa grande parte dos equipamentos, insumos e tecnologias para esses setores, o que afeta a capacidade de atuação autônoma e independência em setores estratégicos da economia.

O atual Governo Federal tem um plano ambicioso para incentivar a produção tecnológica brasileira, a fim de suprir o Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é garantir autonomia, ou pelo menos a produção, dentro do País, de 70% de medicamentos, vacinas, insumos farmacêuticos ativos e produtos biotecnológicos, entre outros.

Tendo em vista este cenário, a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnologia e Inovação (ABIPTI), entidade que reúne os mais renomados institutos de Ciência, Pesquisa e Tecnologia do Brasil, propôs uma ampla discussão sobre o assunto em seu 10º Congresso, que terá como tema: Tecnologia Nacional para Insumos Estratégicos. As discussões abordarão o tema relacionado a setores como Saúde, Agricultura, Comunicações, Defesa, Energia e Indústria, por meio de 9 painéis, que contarão com a participação de autoridades e especialistas.

Paulo Pavinato, professor da USP, é um dos confirmados para o Painel Agricultura: “Nossa conversa irá abordar as dependências externas de fertilizantes pelo Brasil. Vamos falar sobre o potencial de aumento da produção nacional, principalmente agora com o Plano Nacional de Fertilizantes, bem como focar em estratégias de manejo da produção agrícola para aumentar a eficiência de uso dos nutrientes NPK aplicados via fertilizantes, com potencial de manter e/ou aumentar a produção com uso de menos fertilizantes minerais”, disse.

Luiz Fernando Viana, presidente do Lactec, um dos maiores institutos de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil, estará no painel sobre Energia. “Vamos conversar sobre energia com importantes “players”, setor que está em plena transformação no Brasil, contando com investimentos robustos em tecnologia e abertura do mercado”, explicou o palestrante.

Para falar sobre o tema na área da saúde, um dos palestrantes confirmados é o presidente do Instituto Butantan, Esper Georges Kallas, que irá apresentar informações sobre os investimentos da instituição na produção de diversos tipos de soros e outros insumos imunobiológicos. De acordo com ele, “o Instituto investe constantemente em novas tecnologias, pesquisas e expansão da área fabril, a fim de garantir autossuficiência ao país em diversas frentes”.

Já o diretor Técnico da Fiocruz, Jorge Costa, destaca que o SUS atende a mais de setenta por cento da população, e que por isso é muito importante que o país tenha estratégias consolidadas para garantir o acesso a todos os insumos necessários para garantir a saúde da população. “Recentemente, com a pandemia, não só o Brasil, mas o mundo todo observou o quanto os seus países, incluindo o nosso, ficou vulnerável em função da forte dependência de medicamentos, de insumo farmacêutico ativo, que seria o fármaco. Na nossa conversa vou trazer novas informações que irão contribuir com as discussões na área dos insumos para a saúde”, disse.

A diretora de Investimentos da ApexBrasil, Helena Bonna Brandão, vai falar sobre Internacionalização: “Antes da pandemia, as startups estavam em estágios muito iniciais e menos de 2% delas pensava em expandir seu negócio para outros mercados. Após a pandemia, essa porcentagem saltou para quase 20%. Vamos falar sobre o apoio ao processo de internacionalização desse grupo nas ações de uma Agência de Promoção de Investimentos, como a ApexBrasil”, explica.

Os Institutos Tecnológicos são parceiros institucionais do Congresso ABIPTI, evento que reúne diversos atores do ecossistema de inovação – gestores de ICTs públicos e privados, representantes de órgãos dos governos federal, estadual e municipal, comunidades científica e civil – para discutir os principais temas relacionados à pesquisa tecnológica brasileira.

Serviço:

O que: Congresso ABIPTI

Quando: 28 e 29/08/23

Onde: BRBLAB – BioTIC – Brasília/DF

Inscrições: no link

Conheça os Institutos:
Image
Image
Image
Image
Image