padrao_galeria

A Unisinos, desde sua criação, em 1969, persegue o propósito de ser uma instituição a serviço da sociedade. Uma universidade pode cumprir essa missão de muitas formas, mas, na sua essência, sua contribuição acontece por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Em suas atividades de ensino, a Unisinos busca formar profissionais competentes e cidadãos engajados no fortalecimento da democracia e na defesa do meio ambiente. Nossa universidade também se notabiliza por ser um espaço de criação de novos conhecimentos por meio da pesquisa. Uma grande parte dos nossos professores são também pesquisadores, contribuindo para o desenvolvimento da ciência em escala global, mas também construindo soluções para os problemas locais. As atividades de extensão da Unisinos são espaços de formação de nossos alunos junto a grupos sociais mais vulneráveis, contribuindo para a eliminação das barreiras que separam muitos cidadãos brasileiros dos seus direitos.

Hoje, mais do que em qualquer outro tempo, as universidades são fundamentais para a solução dos problemas que a humanidade enfrenta. Frequentemente elas estão na origem da criação de inovações tecnológicas ou de transformações positivas no modo de pensar da sociedade. Mais do que formar profissionais competentes, inovadores e empreendedores, com sólidos conhecimentos em suas áreas de atuação, a Unisinos almeja promover uma educação que seja a semente da sabedoria, com a conjugação equilibrada entre a racionalidade lógica e a sensibilidade. Almejamos que nossos egressos não apenas correspondam às expectativas da sociedade, mas, quando necessário, também transformem essas expectativas, a partir de uma visão holística, a fim de produzir prosperidade para todos, preservando nossa casa comum: o insubstituível planeta em que todos vivemos.

A partir de 2022, a Unisinos segue, com orgulho, uma trajetória de excelência que a caracteriza desde sua criação. Ao mesmo tempo em que se mantém fiel à sua essência, a Universidade vai procurar ser ainda mais ativa na construção de um futuro melhor em nível local e global. A criação desse futuro passa pela presença vigorosa da Unisinos no desenvolvimento das regiões em que atua, mas não de qualquer desenvolvimento, mas daquele que promova a inclusão, respeitando a fragilidade do nosso ambiente. Nossa Universidade sabe que, para alcançar esses objetivos, tem de atuar em parceria com o Poder Público, com empresários e trabalhadores e precisa ser capaz também de entender os anseios dos seus estudantes. Especialmente em tempos difíceis como os que vivemos na atualidade, precisamos sonhar, superarmos as limitações que nos imobilizam e plantarmos a semente de um novo tempo. A Unisinos quer ser parceira dos nossos alunos e da sociedade numa jornada em que, mantendo os pés firmes no chão, e com as mãos dadas, tornemos realidade os sonhos que acalentamos juntos.

Bem-vindos ao futuro que já começou!

Prof. Dr. Pe. Sergio Eduardo Mariucci
Reitor

 

Discursos de Posse do Reitor

2018-2021 - Marcelo Fernandes de Aquino

Veja o discurso

2014-2017 - Marcelo Fernandes de Aquino

Veja o discurso

2010-2013 - Marcelo Fernandes de Aquino

Veja o discurso

2006-2009 - Marcelo Fernandes de Aquino

Veja o discurso


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades