itt Oceaneon inaugura nova ala da sua central analítica

O itt Oceaneon inaugurou na última segunda-feira, 19, uma nova ala da sua central analítica. A partir de um investimento de R$ 12 milhões da Petrobras, o Instituto realizou reformas e adequações em seu prédio, além da compra e instalação de equipamentos de ponta. A estrutura servirá de referência para serviços e projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em parceria com a Petrobras e outras empresas interessadas.

Representantes do CENPES Petrobras (Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello) estiveram presentes para conferir de perto as instalações. "Poucas universidades possuem uma central analítica tão robusta quanto a nossa. A execução desse projeto é uma grande vitória e vai nos trazer oportunidades importantes de desenvolvimento científico", avalia o coordenador do itt Oceaneon, Gerson Fauth.

De acordo com a diretora da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos, Maura Corcini Lopes, investimentos como esse são essenciais para que o conhecimento científico continue evoluindo no país. "A constância dos recursos do setor público são fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa básica a médio e longo prazo", pontua.

Para o interlocutor técnico do projeto, o químico de petróleo da Petrobras, Joselito Cabral, a parceria com o itt Oceaneon marca uma relação de confiança com o trabalho realizado. "O Instituto tem uma atuação muito comprometida com os prazos e entregas, sempre cumprindo as demandas com agilidade. Esses equipamentos de ponta atenderão as necessidades de diferentes gerências da Petrobras, mas também estarão disponíveis para outras empresas desenvolverem pesquisas e produtos", explica.

Após a agenda de visitas aos laboratórios, o grupo participou de uma transmissão online para a divulgação das potencialidades do itt Oceaneon e da Unisinos aos funcionários do CENPES. O encerramento contou ainda com apresentações técnicas de resultados de projetos P&D em execução no Instituto.

Sobre o CENPES/Petrobras

Considerado um dos complexos de pesquisa aplicada mais importantes do mundo, o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) desenvolve pesquisas que geram valor para a Petrobras. É por meio do CENPES que são firmadas parcerias tecnológicas com as principais instituições científicas e empresas de base tecnológica no Brasil e no exterior.

Conheça os Institutos: