itt Nutrifor realiza pesquisa de mercado para agroindústrias gaúchas

itt Nutrifor realiza pesquisa de mercado para agroindústrias gaúchas

A iniciativa é uma parceria com o Sebrae e busca identificar oportunidades de negócios para os segmentos de carne, leite e frutas

 

O Instituto Tecnológico em Alimentos para Saúde – itt Nutrifor concluiu uma série de workshops de apresentação da pesquisa de mercado intitulada "Pesquisa de mercado dos segmentos portadores de futuro para as agroindústrias do Estado do Rio Grande do Sul: Carne, Leite e Frutas". A iniciativa é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) por meio de um convênio de cooperação técnica e financeira e aconteceu em diferentes sedes da entidade nas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Erechim, Alegrete, Gramado e Santa Cruz do Sul. 

 

O estudo buscou identificar oportunidades de negócios e novos produtos para as agroindústrias dos segmentos de carne, leite e frutas por meio de uma análise aprofundada de tendências de consumo e de produtos alimentícios, incluindo também dados econômicos. "Com esse trabalho foi possível apresentar informações que irão auxiliar na tomada de decisão das agroindústrias, dando embasamento para escolhas mais assertivas", afirma o coordenador do itt Nutrifor, Valmor Ziegler.  

 

Os empreendedores rurais responderam ao questionário desenvolvido e aplicado no formato online a partir dos destaques identificados na pesquisa de mercado. Após essa etapa, foram realizados os workshops presenciais, em que foram discutidas estratégias de divulgação de marcas e produtos, a relevância do turismo rural, a qualidade de insumos utilizados, nova rotulagem nutricional, importância de participação em feiras e eventos para aumento de vendas, entre outros pontos. Também foram produzidos materiais de divulgação com os principais conteúdos e resultados do estudo. 

 

Na avaliação de Roger Klafke, Especialista em Competitividade no setor de A&B do Sebrae, projetos como esse auxiliam no planejamento estratégico dos empreendedores. "Essa iniciativa é fundamental para apoiar o desenvolvimento das agroindústrias gaúchas. A pesquisa traz informações estratégicas que normalmente pequenas empresas têm dificuldade de acessar. Desta forma, é possível que os empreendedores rurais organizem a sua produção e os seus investimentos, traçando planos para o futuro a partir das demandas do mercado", explica. 

 

 

Atuação do itt Nutrifor  

Ao longo de sua trajetória, o itt Nutrifor tem atuado na pesquisa e no desenvolvimento de produtos para a indústria de alimentos e bebidas. O grupo técnico multidisciplinar do Instituto, formado por profissionais da área da nutrição, gastronomia, agronomia e tecnologia e engenharia de alimentos, busca soluções inovadoras pensando em saudabilidade, segurança, praticidade e sustentabilidade. Por meio de análise crítica de cada demanda, são elaborados projetos personalizados para atender as empresas e oportunidades de mercado. "O Instituto trabalha de forma integrada com o setor produtivo e as empresas, no sentido de promover a inovação e estimular o desenvolvimento da tecnologia regional e nacional, contribuindo para o incremento da qualidade de vida da população e agregando valor à produção de alimentos brasileira", destaca a decana da Escola de Saúde da Unisinos, Rochele Rossi.

 

Conheça os Institutos:
Image
Image
Image
Image
Image