

MHGEO exibe os trilobitas, primeiros seres vivos do planeta a desenvolverem olhos
Fósseis bem preservados desses animais marinhos, que viveram há mais de 500 milhões de anos, podem ser visitados no Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul até o dia 21 de agosto
Os primeiros olhos do planeta
“Foram dos trilobitas os primeiros olhos a se abrirem para o mundo”, explica o coordenador do Museu, que busca mostrar esse pioneirismo com peças raras e recheadas de detalhes. Entre os destaques dos seres que, há cerca de 540 milhões de anos, foram os primeiros a desenvolver olhos, duas chamam mais a atenção para o curador: uma que mostra um grupo de trilobitas enfileirados, que sugerem movimentos migratórios sazonais, e outra que retrata uma cena de mortandade em massa, com diversos exemplares enrolados, em resposta a um estresse ambiental.
“Os fósseis dessa exposição apresentam preservação excepcional, ou seja, diversas características frágeis do corpo desses animais estão ali, desde antenas, espinhos e até ‘pernas’”, afirma Horodyski.
Atividades para todos os públicos
A exposição oferece oficinas, jogos, mediações científicas e atividades sensoriais, pensadas para todas as idades. Os visitantes podem, inclusive, “tocar e compreender a história”, como diz Horodyski. “Nosso objetivo é despertar o encantamento pela paleontologia e fomentar o pensamento crítico desde cedo”, acrescenta. E para engajar as crianças, o coordenador do MHGEO revela algo curioso: existe até personagem do Pokémon trilobita.
Serviço
Exposição: “Trilobitas: uma explosão de vida nos mares pré-históricos”;
Período: até 21 de agosto de 2025;
Onde: Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul – MHGEO (campus da Unisinos em São Leopoldo);
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h;
Ingresso: entrada gratuita
Informações: (51) 3591-1122, ramal 1741. E-mail: