Pós Graduação Unisinos - EDUCAÇÃO - Presencial - São Leopoldo
Mestrado Acadêmico

EDUCAÇÃO

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Dias de aula

Segundas, terças e quartas-feiras.

Duração

2 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 7

Apresentação

Atualmente avaliado como Conceito 7 pela CAPES, o curso forma Mestres em Educação.

A experiência acadêmica no Programa objetiva que o Mestre em Educação possua uma formação de excelência. Ao final do curso, espera-se que o egresso seja capaz de: (a) utilizar referencial teórico e metodológico adequado dentro de princípios éticos e de solidariedade na pesquisa; (b) sistematizar conhecimentos acadêmico-científicos de forma a assumir posições de liderança nos espaços onde atua; (c) dar continuidade à prática de pesquisa; (d) explorar teórico-metodologicamente um tema relevante na área de Educação; e (e) valorizar e promover práticas investigativas nos campos de atuação profissional.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação (PDF)

Baixe o Projeto Político Pedagógico do PPG em Educação (PDF)

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Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Rodrigo Manoel Dias da Silva

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Possui experiência em Sociologia da Educação e investiga principalmente os seguintes temas: educação, cidadania, territórios, expressões culturais e educação patrimonial.

E-mail: rodrigods@unisinos.br

Ver currículo Lattes

Área de concentração: Educação

O programa de Pós-Graduação em Educação oferece cursos de Mestrado e Doutorado com Área de Concentração intitulada Educação. Promove apropriação, produção e circulação de conhecimento na área por meio do desenvolvimento de estudos e pesquisas de excelência. Atualmente, organiza-se em três linhas de pesquisa: Educação, História e Políticas; Formação de professores, Currículo e Práticas Pedagógicas; Educação, Desenvolvimento e Tecnologias.

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

Tem como foco políticas e processos vinculados à educação em diferentes configurações históricas. Aborda distintos níveis e modalidades de ensino, bem como processualidades educativas que transcendem espaços escolares. Investiga questões relativas à história da educação, gestão e políticas educacionais em diálogo com o cenário internacional.


Corpo Docente: Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Rosângela Fritsch e Rodrigo Manoel Dias da Silva.

Tem como foco questões curriculares e da formação docente em diferentes espaços educativos, níveis e modalidades de escolarização. Investiga a constituição do sujeito e a de diferença, abordando-as no contexto das políticas que as engendram e em seus vínculos históricos.


Corpo docente: Betina Schuller, Elí Terezinha Henn Fabris, Maria Cláudia Dal’Igna, Maura Corcini Lopes, Maurício dos Santos Ferreira, Roberto Rafael Dias da Silva e Paulo Sergio Fochi.

Tem como foco as relações entre as temáticas educação, desenvolvimento e tecnologias no âmbito de processos educacionais escolares e não escolares em diferentes modalidades. Problematiza questões de ordem política, sócio-histórica, cultural e técnica. Pesquisa e produz metodologias na interface com a formação da cidadania, tecnologias e projetos de desenvolvimento.


Corpo Docente: Eliane Schlemmer, Isabel Bilhão, Viviane Klaus, Carlos Alfredo Gadea Castro, Maria Julieta Abba e Viviane Ines Weschenfelder.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

MESTRADO: ESTRUTURA CURRICULAR

O mestrado é composto por 24 créditos mínimos, organizados para criar uma base sólida de conhecimentos e práticas formativas na área da educação para que o mestre, não apenas desenvolva sua pesquisa, mas atue com competência nos espaços profissionais. O total de créditos mínimos estão distribuídos entre atividades obrigatórias estruturantes e complementares optativas. Quatro créditos mínimos complementares são optativos, selecionados de acordo com plano de estudos elaborado junto ao orientador/a do estudante. Incluem-se nessa modalidade créditos realizados em outros PPGs da Unisinos ou outras IES nacionais ou estrangeiras reconhecidas e, também, créditos obtidos em seminários com professores visitantes oferecidos pelo Programa.


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES

Disciplinas Estruturantes Obrigatórias (20 créditos) keyboard_arrow_down

-Introdução à Pesquisa em Educação (3 créditos)
-Metodologia de Pesquisa (3 créditos)
-Políticas Educacionais (3 créditos)
-Seminário da Linha de Pesquisa: I; II; II; (3 créditos)
-Pensamento Educacional clássico e contemporâneo (3 créditos)
-Prática de Pesquisa (2 créditos)
-Prática de Pesquisa (2 créditos)
-Produção científica (1 crédito)

Disciplinas Complementares optativas (04 créditos) keyboard_arrow_down

- Topics in educational Reserarch (2 créditos)
- Prática de Pesquisa (2 crédito)
- Prática de Pesquisa (1 crédito)
- Seminário Temático I (1 crédito)
- Seminário Temático II (2 créditos)
- Leitura Dirigida I (1 crédito)
- Leitura Dirigida II (2 créditos)

PROCESSO SELETIVO

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atendimento@unisinos.br a partir de 04/01 até 05 dias úteis antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


Veja as ofertas de 2021/2 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2021

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira. Contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores (mestres, doutores e especialistas em várias áreas de conhecimento), o CNPq é uma das maiores estruturas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) dos países em desenvolvimento.


Os investimentos feitos pelo CNPq são direcionados para a formação e absorção de recursos humanos e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o aumento da produção de conhecimento e geração de novas oportunidades de crescimento para o país.


Veja o edital disponível para este processo de bolsa: ​

O Programa de Excelência Acadêmica - PROEX concede benefícios para os cursos acadêmicos avaliados pela CAPES com notas seis e sete. Na Unisinos o PROEX é destinado aos alunos dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Comunicação, Direito e Educação e é organizado em duas modalidades:

» Confira Portaria nº 034, de 30 de maio de 2006.



Conheça as Modalidades:


Modalidade I - Bolsa de Pós-graduação (integral):
- Pagamento de mensalidade para manutenção do bolsista: R$ 1.500,00 para Mestrandos e R$ 2.200,00 para Doutorandos.
- Mensalidade de auxílio para custeio de taxas escolares (deve ser repassado à Universidade mensalmente): R$ 1.100,00 para Mestrandos e R$ 1.400,00 para Doutorandos.

 

Modalidade II - Auxílio para pagamento de Taxas (taxa):
- Mensalidade de auxílio para custeio de taxas escolares (deve ser repassado à Universidade mensalmente): R$ 1.100,00 para Mestrandos e R$ 1.400,00 para Doutorandos.



INVESTIMENTO

Confira o valor da parcela para o Mestrado Acadêmico em Educação:


36 parcelas de R$ 1916,95*

Financiamento próprio em até 48 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2021.

Confira o valor da parcela para o Mestrado Acadêmico em Educação:


36 parcelas de R$ 1725,26*

Financiamento próprio em até 48 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2021.

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PROFESSORES DO CURSO

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

 

Confira aqui os critérios para o Credenciamento Docente no PPGEDU.

Betina Schuler

Betina Schuler

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, Estágio Pós-Doutoral em Educação (Universidade de Lisboa) e em Ciências Humanas (Griffith University, Austrália). Docente Permanente da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Líder do Grupo de Pesquisa "Carcarás: Grupo de Estudo e Pesquisa entre educação filosófica, leitura e escrita". Integrante da Rede de Grupos de Pesquisa em Educação Filosófica. Atua com os temas: educação filosófica, práticas de leitura e escrita na escola e os modos de subjetivação, literatura, infância. Tem experiência docente na educação infantil e no Ensino Fundamental.

Carlos Alfredo Gadea Castro

Carlos Alfredo Gadea Castro

Doutor em Sociologia Política
WorkID/ORCID

Pós-doutorado na University of Miami (Center for Latin American Studies, USA). Professor Visitante na Universität Leipzig, Alemanha (DAAD, 2015-2016). Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de História (IPA, Uruguai). Bolsista de Produtividade 1C, CNPq. Áreas de interesse: Teorias Sociais Contemporâneas, Estudos Culturais Latino-americanos, Violência urbana, Estudos Étnico-raciais, Juventude e Cultura.

Eli Terezinha Henn Fabris

Eli Terezinha Henn Fabris

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS). Pós doc na Universidade do Porto, Portugal. Áreas de Interesse: Formação de professores, relação Universidade-escola, docências contemporâneas, práticas pedagógicas.

Eliane Schlemmer

Eliane Schlemmer

Doutora em Informática na Educação
WorkID/ORCID

Áreas de interesse: Educação Digital, Educação Híbrida e Multimodal, Educação OnLIFE, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos - Mundos Digitais Virtuais em 3D, Games e Gamification, Agente Comunicativo, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática, Metodologias Inventivas, Ecossistemas Conectivo de Inovação na Educação, Multiletramentos e Formação de Professores.

Isabel Aparecida Bilhao

Isabel Aparecida Bilhao

Doutora em História
WorkID/ORCID

Doutora em História pela UFRGS, investiga a História da Educação em relação à História Social do Trabalho no Brasil ao longo do Período Republicano. Orienta pesquisas que vinculam a História da Educação às relações étnico-raciais, aos movimentos sociais e aos mundos do trabalho.

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Possui Pós-doutorado na UNED em Madri (bolsa CAPES, 2017), doutorado em Educação, ênfase em História da Educação pela PUCRS (2008). Fez doutorado sanduíche na Universidade Clássica de Lisboa (2007). Fez Mestrado em Ciências(1991) e graduação em Biologia Licenciatura. Coordena a comissão de seleção para ingresso no PPGEdu da UNISINOS (2012 - 2020), coordenadora da linha de pesquisa Educação História e Políticas do PPGEdu UNISINOS. É membro SBHE e da ASPHE, Vice- presidente dessa associação gestão (2011- 2013). Pertence a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Líder do Grupo de pesquisa EBRAMIC- Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar (CNPq), participa do grupo Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação e participou do grupo de pesquisa Memórias e Histórias da escola do Rio Grande do Sul: Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (1858-2008), (CNPq) , encerrado em 2018. É membro do corpo editorial da Revista Licencia&acturas - ISEI, é Co-editora da Revista Espacio Tiempo y Educación (Universidade de Valladolid/ES) e da Revista História da Educação ( ASPHE) de 2017 - 2019. Atualmente é professora e pesquisadora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Atua na Linha de pesquisa 1: Educação, História e Políticas.Tem experiência nas áreas de História da Educação e Metodologia da Pesquisa. Pesquisa os seguintes temas relacionados à História da Educação: Memória e História Oral, Cultura Escolar, Instituições e património Histórico Educativo. Participante da Red Iberoamericana para la investigación y la difusion del patrimonio histórico-educativo (RIDPHE) sob coordenação da prof. Dra. Maria Cristina Menezes/UNICAMP. Possui bolsa PQ2 CNPq - ORCID

Maria Claudia Dal Igna

Maria Claudia Dal Igna

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Professora dos cursos de Licenciatura e do PPG em Educação da Unisinos. Trabalhou como professora da educação básica em escolas públicas e privadas e em espaços não escolares. Pesquisadora do Grupo Interinstitucional em Docências, Pedagogias e Diferenças (GIPEDI/UNISINOS/CNPq) e do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS/CNPq). Suas pesquisas analisam os seguintes temas: gênero docência formação de professores docência: afeto, amor e cuidado profissionalidade docente pedagogia: área de conhecimento e profissão. Em consonância com o movimento #maternidadenolattes, destaca também que é mãe de duas gurias gêmeas.

Maria Julieta Abba

Maria Julieta Abba

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Doutora em Educação pelo PPG em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Políticas e Administração da Educação pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF/Argentina). Graduada no curso de Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNCPBA/Argentina). Desenvolve pesquisas vinculadas às temáticas da internacionalização da educação superior na América Latina, educação comparada, políticas públicas, integração regional, interculturalidade e estudos (des)coloniais. Coordenadora do Centro de Estudos Internacionais em Educação (CEIE).

Maura Corcini Lopes

Maura Corcini Lopes

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Doutora e Mestre em Educação (UFRGS) Graduada em Educação Especial Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/Unisinos/CNPq) é pesquisadora no Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/UFRGS/CNPq) e integra a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) e a Rede de Investigação em Educação e Pensamento Contemporâneo (RIEPCO).

Roberto Rafael Dias Da Silva

Roberto Rafael Dias Da Silva

Doutor em Educação
WorkID/ORCID

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ensino Médio e Juventudes Contemporâneas - GEPCEM (Unisinos/CNPq). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Atua como Editor da revista Educação UNISINOS.

Rodrigo Manoel Dias Da Silva

Rodrigo Manoel Dias Da Silva

Doutor em Ciências Sociais
WorkID/ORCID

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Possui experiência em Sociologia da Educação e investiga principalmente os seguintes temas: educação, cidadania, territórios, expressões culturais e educação patrimonial.

Rosangela Fritsch

Rosangela Fritsch

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar (PPGE/e). Membro da Comunidade Prática de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe)/Universidade do Porto/Portugal, da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES)/UFMG, História, Política e Gestão da Escola Básica/UNISINOS e Trabalho Educação e Conhecimento/UFRGS. Diretora Acadêmica da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão Escolar na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE). Áreas de interesse: Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Políticas de Currículo, Gestão Educacional e Escolar, Avaliação Educacional e Indicadores de Qualidade.

Viviane Klaus

Viviane Klaus

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Graduada em Pedagogia – Licenciatura Plena e Formação de Professores pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Tem experiência na docência e na gestão da Educação Básica e da Educação Superior (Graduação e Pós-Graduação estrito senso). Entre as suas áreas de interesse, destacam-se: políticas educacionais, gestão e empresariamento da educação.

Pós Doc keyboard_arrow_down

Ariane dos Reis Duarte

Ariane dos Reis Duarte

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Doutora e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Possui graduação em História e desenvolve estudos vinculados ao campo de pesquisa da História da Educação. Entre as áreas de interesse estão a História Oral, Memória, Cultura Escolar e Biografia.

Pesquisador Voluntário keyboard_arrow_down

Berenice Corsetti

Berenice Corsetti

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul, Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense, Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e professora pesquisadora vinculada ao Programa de Voluntariado Acadêmico da Unisinos. Desenvolve investigações relacionadas à História da Educação e às Políticas Educacionais.

Flavia Obino Correa Werle

Flavia Obino Correa Werle

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Pesquisador voluntário a partir de 2021, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS. Realizou o Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Bolsista produtividade CNPq 1 A. Orientou inúmeros bolsistas de Iniciação Cientifica, bem como 32 mestres, 28 doutores, 6 pós-doc. Participa do Grupo de Pesquisa Diversidade Funcional y Derechos Humanos (DIDE) da Universidade de Múrcia, Espanha. Coordena o Grupo de Pesquisa, registrado no CNPq e criado em 2002, História, Política e Gestão da Escola Básica. Áreas de interesse: Gestão e política da educação, avaliação educacional, vulnerabilidade social, desigualdades, inclusão, educação rural.

Bolsista PNPD keyboard_arrow_down

Darciel Pasinato

Darciel Pasinato

Doutor em Educação
WorkID/ORCID

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Educação, Especialista em Supervisão Educacional, Especialista em Orientação Educacional e Graduado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Tem experiência na área de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Políticas Educacionais, Gestão Educacional e Escolar, Educação do Campo, Memória e História Oral.

Colaborador keyboard_arrow_down

Mauricio dos Santos Ferreira

Mauricio dos Santos Ferreira

Doutor em Educação
WorkID/ORCID

Doutor e Mestre pelo PPGEdu da UFRGS na linha de pesquisa Estudos Culturais. Coordena a Licenciatura em Pedagogia e o Programa de Residência Pedagógica UNISINOS/Capes. Investiga novos arranjos neoliberais no campo da Educação e a potência da docência enquanto condição de resistência e criação, tendo como focos os processos de subjetivação e formação ético-estética na articulação com as mídias contemporâneas, os audiovisuais e as imagens.

Paulo Sergio Fochi

Paulo Sergio Fochi

Doutor em Educação
WorkID/ORCID

Doutor em Educação (USP) com estágio doutoral na Universidad de Barcelona (Espanha) Mestre em Educação (UFRGS) com estágio no exterior na Universidad Publica de Navarra (Espanha), Especialista em Educação Infantil (Unisinos) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia, Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos). Fundador e coordenador do Observatório da Cultura Infantil - OBECI. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga, Portugal). Membro dos Grupos de Trabalho sobre Educação de 0-3 anos e Pedagogias Participativas e Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association - EECERA). Já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, dentre esses, como um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Atua no assessoramento de escolas privadas além de Redes Municipais de Ensino e produções culturais e artísticas para crianças. É colunista do Portal Lunetas e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores.

Viviane Ines Weschenfelder

Viviane Ines Weschenfelder

Doutora em Educação
WorkID/ORCID

Viviane é mestra e doutora em Educação pela Unisinos, com doutorado sanduíche na University of Wisconsin - Madison/EUA. Possui licenciatura em História e em Pedagogia. Possui experiência com formação de professores nos diferentes níveis educacionais. Trabalha com temáticas relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), aos processos de exclusão, inclusão e diversidade em ambientes escolares e não-escolares.

INFRAESTRUTURA

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