Pós Graduação Unisinos - ENGENHARIA CIVIL - Presencial - São Leopoldo
Mestrado Acadêmico

ENGENHARIA CIVIL

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Dias de aula

Quintas e sextas-feiras.

Duração

2 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 4

Apresentação

Com sólida formação acadêmica e forte caráter aplicado, incluindo diversos projetos realizados em parceria com empresas, o Mestrado em Engenharia Civil da Unisinos se constitui em um grande diferencial para profissionais que buscam se destacar no mercado, atuar na área de pesquisa e desenvolvimento ou dar início a uma carreira no ensino superior. O curso oferece diversas opções de bolsas e financiamento e pode ser realizado em tempo integral ou parcial, possibilitando que atividades profissionais e acadêmicas sejam conciliadas durante o Mestrado.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil foi pioneiro no Brasil na proposta de atuação nas interfaces entre Engenharia Civil e Ambiental – hoje uma forte tendência na área em nível internacional – sendo o primeiro PPGEC no país a contar com uma área de concentração em gerenciamento de resíduos, focando tanto na otimização de processos para a minimização de resíduos quanto na caracterização, valorização e uso desses materiais no lugar de recursos naturais. A redução do vasto impacto ambiental causado pelo nosso setor e as diversas oportunidades de melhorias são agora amplamente reconhecidas como fundamentais para o desenvolvimento sustentável do nosso País. Atualmente o PPGEC conta com quatro grupos de pesquisa consolidados, atuando em vários projetos relacionados à construção civil e meio ambiente, estabelecidos em duas linhas de pesquisa.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação (PDF)

10 anos - Política Nacional de Resíduos Sólidos, Caminhos e Agendas para um Futuro Sustentável (PDF)

Publicações PPGEC - Capítulos de livro (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram

 

Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Mauricio Mancio

Possui doutorado e pós-doutorado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of California, Berkeley, EUA, com mestrado e graduação em Engenharia Civil pela Ufrgs. Áreas de interesse incluem o desenvolvimento e utilização de materiais de construção mais duráveis e ambientalmente corretos, novos cimentos, dosagem de concretos de alto desempenho, mecanismos de corrosão e passivação de armaduras, métodos de ensaios não-destrutivos e inovação tecnológica.

E-mail: mancio@unisinos.br

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1783 e 5060

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1714

Email: ppgec@unisinos.br

Área de concentração: Gerenciamento de Resíduos

A área de concentração do PPGEC é influenciada pela grande demanda nacional para a solução de problemas relacionados à prevenção, à geração, ao gerenciamento e à reciclagem de resíduos, com forte caráter aplicado e transdisciplinar. Atualmente o PPGEC conta com quatro grupos de pesquisa consolidados, atuando em vários projetos relacionados à construção civil, saneamento e meio ambiente, estabelecidos em duas linhas de pesquisa.

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

Busca a otimização de processos visando à minimização da geração de resíduos sólidos através de estudos de produção mais limpa, racionalização, durabilidade e viabilidade econômica. São estudados os resíduos de obras civis (originados nas etapas de planejamento, projeto, execução, uso e disposição final), resíduos domésticos e resíduos originados em outros setores, que possuam potencial de reaproveitamento.


Grupos de pesquisa

GSC - Gestão e Sustentabilidade na Construção

O grupo reúne pesquisadores da UNISINOS, e realiza projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados à construção civil, estudando durabilidade, desempenho, patologia das construções, sustentabilidade de materiais e técnicas construtivas, bem como os processos de projeto, gerenciamento e produção em empresas construtoras. As técnicas empregadas incluem análise estatística e financeira, experimentos com aproveitamento de resíduos, análise do ciclo de vida e tecnologias de informação e comunicação (tais como BIM e inteligência artificial). O público-alvo é formado por empresas e profissionais que atuam no setor AEC (arquitetura-engenharia-construção). O grupo vem trabalhando em diversas pesquisas, com fomento da FINEP, CAPES, CNPq, FAPERGS, Lincoln Institute of Land Policy e empresas parceiras, participando nos principais editais de pesquisa relacionados com o tema, interagindo com outros grupos de pesquisa e gerando publicações qualificadas.

Acesse no site do CNPq

Professores:

Andrea Parisi Kern

Bernardo Fonseca Tutikian

Marco Aurélio Stumpf González


NucMat - Núcleo de Caracterização de Materiais

O grupo tem como objetivo fundamental a caracterização, gestão e seleção de materiais, para adequá-los no sentido de minimizar a geração de resíduos, caracterizar e reciclar resíduos sólidos da indústria. No desenvolvimento de produtos de interesse industrial o grupo de pesquisa se relaciona com as linhas de pesquisa de 3 PPG´s Engenharia Civil (otimização de processos e reciclagem e disposição final de resíduos), Engenharia Mecânica (otimização de processos do ponto de vista de energia), e PPG em Engenharia Elétrica (microfabricação e encapsulamento de semicondutores). O NucMat vem tendo, ao longo dos anos parcerias com empresas e organizações como GERDAU, GKN, PETROBRÁS, Lorscheitter, Coopercana, FIERGS, Plásticos Brandt, Rubras Termoplásticos e Artecola. Uma das conquistas científicas e tecnológicas do grupo, além de publicações nacionais e internacionais (mais de 200), é o desenvolvimento em parceria com a GKN do Brasil e Olaria Brasil, do bioblock -bloco ceramico com lodo.

Acesse no site do CNPq

Professores:

Carlos Alberto Mendes Moraes

Feliciane Andrade Brehm

Regina Celia Espinosa Modolo

Realiza projetos voltados ao estudo e ao desenvolvimento de novos materiais, por meio da elaboração de alternativas de reutilização ou reciclagem de resíduos sólidos provenientes de diversos setores. Também investiga processos de disposição final de diferentes resíduos sólidos urbanos.


Grupos de pesquisa

SAmb - Saneamento Ambiental

O grupo de pesquisa em saneamento ambiental está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da Unisinos, e desenvolve pesquisas sobre: i) tratabilidade, via processos anaeróbios, da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos e lixiviados de aterro sanitário, consorciados ou não com esgoto doméstico; ii) pesquisas na área da microbiologia de resíduos e processos anaeróbios; iii) desenvolvimento de novas configurações de reatores anaeróbios e aeróbios, bem como processos operacionais destes sistemas; iv) apoio a empresas e municípios, especialmente no que refere-se ao gerenciamento dos resíduos sólidos; O grupo de pesquisa atualmente está investindo também em pesquisas de aproveitamento energético e valorização da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos a partir da biodegradação anaeróbia. Ao longo dos últimos anos tem participado de todos os editais lançados para pesquisas em redes de pesquisa na área de Saneamento Ambiental, sempre no tema Resíduos Sólidos.

Acesse no site do CNPq

Professores:

Luciana Paulo Gomes

Marcelo Oliveira Caetano


GMAT - Grupo de Pesquisa em Materiais e Reciclagem

O GMat - "Grupo de Pesquisa em Materiais e Reciclagem" congrega pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UNISINOS, e realiza projetos de pesquisa, ensino e extensão relacionados ao desenvolvimento e valoração de novos materiais de construção com incorporação de resíduos, e com a avaliação do desempenho e sustentabilidade de materiais disponíveis para o setor da construção civil. O público-alvo é formado por empresas e/ou profissionais que atuam no setor da construção civil, e de outros setores que geram resíduos potencialmente recicláveis na indústria da construção civil. O grupo vem trabalhando em diversas pesquisas, com fomento da FINEP, CAPES, CNPq, FAPERGS e empresas parceiras, participando nos principais editais de pesquisa relacionados com o tema, interagindo com outros grupos de pesquisa a partir de projetos em rede e gerando publicações em periódicos qualificados, patentes e novos produtos disponíveis para a construção civil.

Acesse no site do CNPq

Professores:

Claudio de Souza Kazmierczak

Marlova Piva Kulakowski

Mauricio Mancio

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

MESTRADO: ESTRUTURA CURRICULAR

No nível de Mestrado, o aluno deve cumprir, no mínimo, 24 (vinte e quatro) créditos, assim distribuídos: 9 (nove) créditos em Disciplinas Obrigatórias e 15 (quinze) créditos em disciplinas Optativas.


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES DISCIPLINA: CICLO DE ESTUDOS

Disciplinas Obrigatórias às duas Linhas de Pesquisa (9 créditos) keyboard_arrow_down

- Sustentabilidade Ambiental (3 créditos)
- Estatística (3 créditos)
- Metodologia Científica (3 créditos)

Disciplinas Optativas comuns às duas Linhas Pesquisa (15 créditos) keyboard_arrow_down

- Ferramentas Avançadas em Gestão Ambiental (LP1) (3 créditos)
- Desenvolvimento Ambiental em Organizações (LP1) (3 créditos)
- Desenvolvimento de coprodutos industriais (LP1) (3 créditos)
- Avaliação Ambiental de Resíduos e Materiais (LP1) (3 créditos)
- Ciências dos Materiais (LP1) (3 créditos)
- Desempenho das edificações – resistência mecânica, estanqueidade, resistência contra incêndio e durabilidade (LP1) (3 créditos)
- Processo de projeto e produção na construção civil (LP1) (3 créditos)
- Gerenciamento e Sustentabilidade na Construção (LP1) (3 créditos)
- Desempenho das edificações – acústico, térmico e lumínico (LP1) (3 créditos)
- Patologia das edificações (LP1) (3 créditos)
- Artificial intelligence application in waste and building management (LP1) (3 créditos)
- Métodos de Caracterização Química e Estrutural de Materiais para a Construção Civil (LP2) (3 créditos)
- Propriedades dos Materiais Aplicados à Construção Civil (LP2) (3 créditos)
- Estudos avançados em tecnologia do concreto (LP2) (3 créditos)
- Sistemas de revestimento com argamassa (LP2) (3 créditos)
- Materiais cimentícios suplementares (LP2) (3 créditos)
- Estudos Experimentais em Materiais de Construção (LP2) (3 créditos)
- Durabilidade (LP2) (3 créditos)
- Compostagem e Aterro Sanitário (LP2) (3 créditos)
- Estudos experimentais em Saneamento Ambiental (LP2) (3 créditos)
- Aproveitamento Energético de Resíduos (LP2) (3 créditos)
- Microbiologia e bioquímica aplicada a bioprocessos para o tratamento de resíduos (LP2) (3 créditos)
- Geotecnia e Remediação Ambiental (LP2) (3 créditos)

Outras atividades acadêmicas keyboard_arrow_down

- Artigos publicados ou aceitos, em periódicos avaliados no sistema Qualis da CAPES na área Engenharias I (2 créditos)
- Artigos submetidos, com primeira avaliação positiva, em periódicos avaliados no sistema QUALIS da CAPES na área Engenharias I (1 crédito)
- Trabalhos publicados em anais de eventos reconhecidos da área (1 crédito)
- Dissertação
- Estágio de Docência

Proficiência keyboard_arrow_down

Exame de Proficiência em Língua Inglesa

PROCESSO SELETIVO

INSCREVA-SE

Inscrição Online

Período de inscrição:10/05/2022 a 19/07/2022.

Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.


Confira o edital para o processo seletivo (PDF)


No item II do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.

Saiba como converter arquivos em formato PDF


Seleção

Período: – De 01/08 a 09/08/2022.


Divulgação dos Aprovados

A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 10/08/2022.

A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 17/08/2022.

Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)

Confira a lista definitiva dos selecionados (PDF)


Matrículas

As matrículas serão realizadas de 24/8/2022 a 29/8/2022.

Inscrição Online

Período de inscrição: 06/01/2022 a 04/03/2022

Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.


Confira o edital para o processo seletivo (PDF)


No item II do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.

Saiba como converter arquivos em formato PDF


Seleção

Período: De 10/03 a 17/03/2022.


Divulgação dos Aprovados

A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 17/03/2022.

A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 22/03/2022.

Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)

Confira a lista definitiva dos selecionados (PDF)


Matrículas

As matrículas serão realizadas de 30/03 a 01/04/2022.

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atendimento@unisinos.br a partir de 04/01 até 05 dias úteis antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


Confira as disciplinas ofertadas em 2022/1 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2022

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

O Programa de Bolsas de Estudo Talento Tecnosinos e SENAI busca fomentar a formação de pessoas em nível de pós-graduação estrito senso e o apoio a pesquisas com relevância para o desenvolvimento social.


Veja o edital disponível para este processo de bolsa:

O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação - PROSUC concede Bolsas de Pós-graduação e Auxílios para o pagamento de Taxas escolares, para os melhores classificados nos processos seletivos de ingresso nos Programas de Pós-Graduação.


Mestrado Bolsa R$ 1.500 + Taxa Auxilio R$ 1.100

Doutorado Bolsa R$ 2.200 + Taxa Auxilio R$ 1.400


Veja o edital disponível para este processo de bolsa:

O Programa de Bolsas Unisinos de Apoio à Pesquisa de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo é direcionado à estudos inovadores que visem à criação de conhecimento prático e específico orientado à eixos/temas estratégicos da Unisinos.

Tal concessão busca induzir a criação de conhecimento que envolva todas as áreas de conhecimento, estimulando a cooperação em pesquisa de forma transversal entre Programas de Pós-Graduação, e o desenvolvimento de pesquisa básica dirigida e pesquisa aplicada.

 

Áreas estratégicas da Unisinos

» Microeletrônica

» Saúde e Tecnologias

» Inovação e Empreendedorismo

» Humanidades e Tecnologias

 

Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.

INVESTIMENTO

Confira o valor da parcela para o Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil:


36 parcelas de R$ 2.260,67*

Financiamento próprio em até 48 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2022.

Confira o valor da parcela para o Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil:


36 parcelas de R$ 2.034,60*

Financiamento próprio em até 48 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2022.

Ficou alguma dúvida?

Clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

Falar com consultor

PROFESSORES DO CURSO

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

 

Andrea Parisi Kern

Andrea Parisi Kern

Doutora em Engenharia Civil (Estruturas)
WorkID/ORCID

Doutora em Engenharia Civil pela Ufrgs, na área de Gerenciamento das Construções, mestrado pela Ufrgs e graduação em Engenharia Civil pela Unisinos. Realizou estágio sênior no exterior como Visiting Scholar na University of Bath, no Reino Unido. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão da construção, Otimização de processos construtivos para a minimização de resíduos, Produção mais limpa, Sustentabilidade na construção e Análise de ciclo de vida.

Bernardo Fonseca Tutikian

Bernardo Fonseca Tutikian

Doutor em Engenharia Civil
WorkID/ORCID

Doutor em Engenharia Civil pela Ufrgs, na área de Materiais e Desempenho, com mestrado e graduação em Engenharia Civil pela mesma instituição. Tem pós-doutorado pelo Instituto Superior Politecnico Jose Antonio Echevarria, CUJAE (Cuba), foi professor visitante na Missouri University of Science and Technology (EUA) e na Université de Cergy-Pontoise (França), e é pesquisador convidado da Universidad de la Costa - CUC (Colômbia). Desenvolve pesquisas nas áreas Desempenho, Tecnologia de concretos com ênfase em resíduos, Controle de qualidade de estruturas de concreto armado e Patologia.

Carlos Alberto Mendes Moraes

Carlos Alberto Mendes Moraes

Doutor em Ciências dos Materiais
WorkID/ORCID

Possui doutorado em Ciências dos Materiais pela University of Manchester Institute of Science and Technology, UMIST (Inglaterra), com mestrado e graduação em Engenharia Metalúrgica pela Ufrgs. Tem ainda pós-doutorado pela Sogang University, SOGANG (Coréia do Sul). Desenvolve pesquisas nas áreas de Resíduos sólidos industriais, Otimização de processos para a minimização de resíduos, Produção mais limpa Caracterização e Reciclagem de materiais e resíduos sólidos industriais Análise de ciclo de vida.

Claudio De Souza Kazmierczak

Claudio De Souza Kazmierczak

Doutor em Engenharia Civil
WorkID/ORCID

Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), com mestrado e graduação em Engenharia Civil pela Ufrgs. pós-doutorado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of California, Berkeley, EUA. Desenvolve pesquisas nas áreas de Caracterização de materiais e resíduos, Durabilidade, Novos materiais, Resíduos da construção e demolição, Resíduos de outros setores, e Reciclagem e disposição final de resíduos.

Feliciane Andrade Brehm

Feliciane Andrade Brehm

Doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais
WorkID/ORCID

Doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Ufrgs, com mestrado pela Ufrgs, especialização em Química Ambiental e bacharelado e licenciatura em Química pela PUCRS. Desenvolve pesquisas nas áreas de Resíduos sólidos industriais, Otimização de processos para a minimização de resíduos, Produção mais limpa Caracterização e Reciclagem de materiais e resíduos sólidos industriais Análise de ciclo de vida.

Luciana Paulo Gomes

Luciana Paulo Gomes

Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento
WorkID/ORCID

Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC/USP), com mestrado também pela EESC/USP e graduação em Engenharia Civil pela Unisinos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Geração, acondicionamento, varrição, coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos (RSU), Tratamento (incluindo a reciclagem) e disposição final de RSU, Tratamento e disposição final de resíduos e efluentes industriais e de serviços de saúde, e Análise de ciclo de vida.

Marcelo Oliveira Caetano

Marcelo Oliveira Caetano

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais
WorkID/ORCID

Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Ufrgs, com mestrado em Engenharia Civil, especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e graduação em Engenharia Civil pela Unisinos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Geração, acondicionamento, varrição, coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos (RSU), Tratamento (incluindo a reciclagem) e disposição final de RSU. Interesse em pesquisas nas áreas de Geotecnia Ambiental e Remediação de Áreas Degradadas.

Marco Aurélio Stumpf González

Marco Aurélio Stumpf González

Doutor em Engenharia Civil
WorkID/ORCID

Doutor em Engenharia Civil pela Ufrgs, na área de Gerenciamento das Construções. Possui ainda graduação em Engenharia Civil e em Ciências Jurídicas e Sociais, bem como mestrado em Engenharia Civil pela mesma Universidade. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão da Construção, Otimização de processos construtivos para a minimização de resíduos, Técnicas de gestão e economia da Construção, Viabilidade econômica, Métodos numéricos, Análise de ciclo de vida e Sustentabilidade da construção.

Marlova Piva Kulakowski

Marlova Piva Kulakowski

Doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais
WorkID/ORCID

Doutora em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Ufrgs, com mestrado em Engenharia Civil também pela Ufrgs, na área de Materiais de Construção, e graduação em Engenharia Civil pela Unisinos. Desenvolve pesquisas nas áreas de Resíduos da construção e demolição, Resíduos de outros setores, Reciclagem e disposição final de resíduos, Caracterização de materiais e resíduos, Durabilidade e Novos materiais.

Mauricio Mancio

Mauricio Mancio

Doutor em Civil and Environmental Engineering
WorkID/ORCID

Possui doutorado e pós-doutorado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of California, Berkeley, EUA, com mestrado e graduação em Engenharia Civil pela Ufrgs. Áreas de interesse incluem o desenvolvimento e utilização de materiais de construção mais duráveis e ambientalmente corretos, novos cimentos, dosagem de concretos de alto desempenho, mecanismos de corrosão e passivação de armaduras, métodos de ensaios não-destrutivos e inovação tecnológica.

Regina Celia Espinosa Modolo

Regina Celia Espinosa Modolo

Doutora em Ciências e Engenharia do Ambiente
WorkID/ORCID

Engenheira Agrônoma, Doutora em Ciências e Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro/Portugal. Áreas de interesse: Biomassa agrícola e florestal, valorização de resíduos sólidos da combustão de biomassa (cinzas leves e pesadas), fenômeno de aglomeração em tecnologia de leito fluidisado.

Uwe Horst Schulz

Uwe Horst Schulz

Doutor em Biologia
WorkID/ORCID

Doutor em Ciências Naturais pela Universidade de Bielefeld, Alemanha. Membro do Grupo de Pesquisa em Saneamento Ambiental (SAmb), suas áreas de pesquisa incluem avaliação ambiental através da bioindicação, ecologia aquática e gestão ambiental.

Bolsista PNPD keyboard_arrow_down

Atilio Efrain Bica Grondona

Atilio Efrain Bica Grondona

Doutor em Sensoriamento Remoto
WorkID/ORCID

Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no PPGEC, no grupo de Saneamento Ambiental, possui mestrado e doutorado em Sensoriamento Remoto pela Ufrgs e graduação em Matemática pela Pucrs. Desenvolve pesquisas nas áreas de reconhecimento de padrões, processamento e classificação digital de imagens, estudos e aplicações do infravermelho termal.

INFRAESTRUTURA

Confira também