Pós Graduação Unisinos - ENFERMAGEM - Presencial - Porto Alegre
Mestrado Profissional

ENFERMAGEM

Presencial - Porto Alegre

Local

Porto Alegre

Dias de aula

Quintas e sextas-feiras.

Duração

2 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 4

Apresentação

O Mestrado Profissional em Enfermagem tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e qualificação da rede de atenção à saúde, em nível local e regional, preparando enfermeiros e outros profissionais para atuação nos diferentes pontos de cuidado, fundamentados nas evidências científicas e na reflexão crítica dos processos de trabalho. Tem por propósito colaborar para a construção e consolidação de políticas públicas e efetiva implementação do SUS.

Numa perspectiva interprofissional, forma profissionais para responderem às demandas e necessidades dos serviços e das comunidades, instrumentalizando para os processos assistenciais, de gestão, da pesquisa e da educação permanente. Prepara o mestrando para ações criativas, por meio da produção de tecnologias e soluções inovadoras que atendam aos anseios da sociedade contemporânea.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação (PDF)
Confira a Resolução do Programa (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram Youtube

 

Coordenação do Curso


Patricia Treviso

Graduada em Enfermagem (UFRGS). Pós-doutorado em Enfermagem (UNIFESP). Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde (PUCRS). Especialização em Enfermagem Cirúrgica (ULBRA), Master Internacional en Donación y Trasplante de Órganos, Tejidos y Células (ONT, Espanha). Docente na Linha de Pesquisa Cuidado em Saúde e Enfermagem. Áreas de interesse: Enfermagem, principalmente os temas referentes à Enfermagem perioperatória, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e Segurança do Paciente.

E-mail: ptreviso@unisinos.br

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 3922 

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 3720

Email: mpenfermagem@unisinos.br

Área de concentração: Práticas do Cuidado em Enfermagem

A área de concentração compreende a releitura das práticas de cuidado em Enfermagem, tanto do processo de cuidar em saúde e enfermagem quanto da educação em saúde. Enfatiza-se a formação voltada para o exercício profissional, na qual o processo de trabalho é valorizado como centro privilegiado de aprendizagem no desenvolvimento da capacidade de intervir, transformar e de pensar criticamente a prática, a fim de gerar novos conhecimentos e atitudes no seu cotidiano de trabalho. Isso implica um saber contextualizado, aliando o tripé problemas identificados no cotidiano dos serviços, conhecimento científico e a proposta de transformação dessa realidade. O curso incentiva o desenvolvimento de estudos ou propostas relacionados à prática, na perspectiva de que o mestrando exerce atividade profissional concomitante. Debruçar-se sobre os determinantes dos problemas da prática em enfermagem significa abordar múltiplas dimensões que o processo de trabalho envolve, incluindo questões das esferas organizacional, educacional, técnica e humana

Imagem da Área de concentração

Linhas de atuação

Esta linha de pesquisa aborda estudos das práticas do cuidado de saúde e enfermagem nos diferentes modelos de atenção, considerando as características existenciais, interacionais e contextuais do indivíduo, da família, da comunidade e das instituições. Abrange temáticas relacionadas com a produção, a utilização e a avaliação de recursos tecnológicos. Estuda a gestão dos serviços e do processo do cuidado em saúde para o desenvolvimento de resultados que priorizem a qualidade da atenção, da gestão e da segurança.

Esta linha de pesquisa trata de estudos relativos à formação dos profissionais de saúde e às ações educativas em saúde. Promove a educação em saúde, abrangendo a formação profissional e a produção do conhecimento como estratégia fundamental para a transformação das práticas profissionais em saúde. Aborda a Educação Permanente em Saúde como modalidade pedagógica para a mudança das práticas profissionais.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

MESTRADO: ESTRUTURA CURRICULAR

O Mestrado Profissional em Enfermagem compreende um total de 24 (vinte e quatro) créditos, sendo 11 créditos em disciplinas obrigatórias, 13 créditos em disciplinas optativas sendo que destes 6 créditos podem ser obtidos em:



a) até dois créditos em apresentação de trabalho em eventos científicos nacionais ou internacionais, durante a realização do curso e de preferência com a participação de docentes do PPG Enfermagem, mediante aprovação da Coordenação do Programa;

b) até quatro créditos em publicação de artigos nacionais ou internacionais (mínimo B2), durante a realização do curso e de preferência com a com participação de docentes do PPG Enfermagem, mediante aprovação da Coordenação do Programa;

c) até seis créditos em Tópicos Especiais.


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES DISCIPLINA: CICLO DE ESTUDOS

Disciplinas Obrigatórias keyboard_arrow_down

- Cuidado em Saúde e Enfermagem - 2 créditos
- Educação em Saúde - 3 créditos
- Projeto Aplicado para Intervenções em Saúde e em Enfermagem - 2 créditos
- Prática Baseada em Evidências em Saúde - 2 créditos - Redação Científica - 1 crédito
- Registro de Produtos, Marcas, Propriedade Intelectual e Patentes - 1 crédito

Disciplinas Optativas keyboard_arrow_down

- Tecnologias para o Cuidado em Saúde e Enfermagem - 2 créditos
- Gestão dos Serviços de Saúde e Gerenciamento de Enfermagem - 2 créditos
- Sistemas, Políticas e Redes de Atenção à Saúde - 2 créditos
- Sistemas de Informação em Saúde - 2 créditos
- Complexidade do Cuidado em Saúde - 2 créditos
- Produção do Conhecimento em Saúde e Enfermagem - 1 crédito
- Estruturação de Artigos Científicos - 1 crédito
- Tópicos Especiais no Cuidado em Saúde e Enfermagem - 1 créditos
- Tópicos Especiais em Educação em Saúde - 1 crédito
- Tópicos Especiais em Pesquisa Qualitativa - 1 crédito
- Revisão Sistemática - 1 crédito
- Tópicos Especiais em Pesquisa Quantitativa - 1 crédito
- Análise de Dados Quantitativos - 1 crédito
- Análise de Dados Qualitativos - 1 crédito
- Apresentação de Trabalho - Até 2 créditos
- Artigos Nacionais ou Internacionais - Até 4 créditos

Débie Osmari explica a importância do Mestrado na sua vida

Inscreva-se agora

PROCESSO SELETIVO

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atendimento@unisinos.br a partir de 15/07 até 05 dias úteis antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


"A partir do segundo semestre de 2022, este PPG inicia o seu processo de desativação gradual."


Confira as disciplinas ofertadas em 2023/2 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2023

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

O presente edital orienta o processo de seleção do Programa de Bolsas Unisinos / Fecomércio de Apoio à Pesquisa, direcionadas a estudos inovadores que visem à criação de conhecimento prático e específico orientado a temas estratégicos de Gestão, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

Tal concessão busca induzir a produção de conhecimento novo – envolvendo a articulação entre Programas de Pós-Graduação de diferentes áreas do conhecimento – e o desenvolvimento de pesquisa básica dirigida e pesquisa aplicada.

Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.

O Programa de Bolsas Unisinos de Apoio à Pesquisa de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo é direcionado à estudos inovadores que visem à criação de conhecimento prático e específico orientado à eixos/temas estratégicos da Unisinos.

Tal concessão busca induzir a criação de conhecimento que envolva todas as áreas de conhecimento, estimulando a cooperação em pesquisa de forma transversal entre Programas de Pós-Graduação, e o desenvolvimento de pesquisa básica dirigida e pesquisa aplicada.

 

Áreas estratégicas da Unisinos

» Microeletrônica

» Saúde e Tecnologias

» Inovação e Empreendedorismo

» Humanidades e Tecnologias

 

Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.

PROFESSORES DO CURSO

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

 

Janine Kieling Monteiro

Janine Kieling Monteiro

Doutora em Psicologia
WorkID/ORCID

Coordenadora do Laboratório de Clínica do Trabalho (LABORClínica). Atua na Escola de Saúde nos cursos de Psicologia e Enfermagem. Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: Saúde/adoecimento mental e trabalho, Clínica psicodinâmica do trabalho, Avaliação dos Riscos psicossociais no trabalho, Assédio moral no trabalho.

Marcos Pascoal Pattussi

Marcos Pascoal Pattussi

Doutor em Epidemiologia e Saude Bucal Coletiva
WorkID/ORCID

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade de Passo Fundo, Master of Science in Dental Public Health pela University College London (UCL), PhD in Epidemiology pela UCL e Estágio Sênior na Harvard School of Public Health. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos atuando nos Programas de Pós Graduação de Saúde Coletiva e de Enfermagem. As áreas de pesquisa principais incluem epidemiologia e saúde coletiva.

Patricia Treviso

Patricia Treviso

Doutora em Ciências da Saúde
WorkID/ORCID

Graduada em Enfermagem (UFRGS). Pós-doutorado em Enfermagem (UNIFESP). Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde (PUCRS). Especialização em Enfermagem Cirúrgica (ULBRA), Master Internacional en Donación y Trasplante de Órganos, Tejidos y Células (ONT, Espanha). Docente na Linha de Pesquisa Cuidado em Saúde e Enfermagem. Áreas de interesse: Enfermagem, principalmente os temas referentes à Enfermagem perioperatória, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos e Segurança do Paciente.

Priscila Schmidt Lora

Priscila Schmidt Lora

Doutora em Clinica Médica/HCPA
WorkID/ORCID

Doutora (2013) e Mestre (2009) em Ciências Médicas pela UFRGS. Farmacêutica formada pela PUCRS (2004). Professora da UNISINOS no PPG Enfermagem e Nutrição e dos cursos de graduação da saúde. Experiência profissional e acadêmica nas áreas de Imunologia e Hematologia. Atualmente atuo nas áreas de Desenvolvimento de testes Point-of-Care, Prática Baseada em Evidências, Inteligência Artificial para predição de desfechos clínicos

Rafaela Schaefer

Rafaela Schaefer

Doutora em Enfermagem
WorkID/ORCID

Graduada em Enfermagem e Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Doutora em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa com Dupla Titulação pela Universidade de São Paulo. Realizo pesquisa na área da enfermagem e da saúde coletiva, principalmente nos temas referentes às questões éticas dos processos de trabalho, como clima ético organizacional e sofrimento moral, com expertise em pesquisas qualitativas e construção, validação e aplicação de escalas.

Rosane Mortari Ciconet

Rosane Mortari Ciconet

Doutora em Enfermagem
WorkID/ORCID

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Docente na Linha de Pesquisa Educação em Saúde. Trabalhou por mais de 20 anos no SAMU Porto Alegre - RS, onde atuou no planejamento, gestão, assistência e educação em serviço. Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem- COREN-RS. Áreas de interesse: Urgências e Emergências, em todos seus componentes, com ênfase no atendimento pré-hospitalar, Educação Permanente e Gestão em serviços de urgências.

Sandra Maria Cezar Leal

Sandra Maria Cezar Leal

Doutora em Enfermagem
WorkID/ORCID

Doutorado em Enfermagem (2010) pela UFRGS com período Sanduíche pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (2008). Mestrado em Enfermagem (2003). Licenciatura em Enfermagem pela UFRGS (1996). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1985). Enfermeira do Hospital de Pronto Socorro - HPS (1999-2017). Coordenadora da COREMU, Unisinos (2015-2017). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Enfermagem ? PPG Enfermagem, Unisinos (2017-2020). Atualmente professora Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, nos cursos Graduação em Enfermagem e Mestrado Profissional em Enfermagem. Coordenadora e docente da Especialização Enfermagem em Estomaterapia, desde 2012. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Graduação em Enfermagem/Unisinos São Leopoldo e Porto Alegre. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos/Unisinos. Membro do Comitê Científico (IC). Professora da Universidade do Vale do Rio Verde - UniRV. Linha de Atuação: Educação em Saúde. Diretório de Pesquisa Cnpq: Grupo de Estudos e Pesquisa no Cuidado em Enfermagem ? GEPECEN; Pesquisa Indicadores de Saúde de Adolescentes e Jovens (PISAJ). Experiência na área de Enfermagem e pesquisa abordando os temas: Educação em Saúde; Tecnologias Educativas; Violência; violência contra a mulher; violência de gênero; Estomaterapia; Saúde Coletiva.

Vania Celina Dezoti Micheletti

Vania Celina Dezoti Micheletti

Doutora em Ciências Pneumológicas
WorkID/ORCID

Enfermeira, Doutora em Ciências Pneumológicas pela UFRGS . Especialista em Gestão em Saúde pela UFRGS Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Londrina- UEL Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá/PR- UEM . Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da Unisinos Professora Titular da Unisinos, docente do PPG Enfermagem na linha de pesquisa educação em saúde Docente na Graduação em Enfermagem tutora da Residência Multiprofissional em Saúde/Unisinos.

INFRAESTRUTURA

Confira também