Print

Apresentação

English Version

O Projeto Institucional de Internacionalização (PII) da Unisinos, submetido à CAPES, no âmbito do Programa Institucional de Internacional, Edital nº041-2017, foi aprovado em agosto de 2018. O PII busca consolidar a política de internacionalização da universidade para o período compreendido entre 2018-2021, que visa à concentração de esforços em três áreas temáticas prioritárias, previstas em seu PDI: (a) Inovação e Empreendedorismo; (b) Microeletrônica e; (c) Saúde e Tecnologia.

» Conheça o plano de internacionalização da Unisinos (PDF)

Estas três áreas foram mobilizadas através do desenvolvimento de pesquisas, missões de trabalho e diversas ações de interação no cenário global, por quatro temas: 1) IoT e Saúde, 2) Indústria 4.0, 3) Ecossistemas de inovação, e 4) Transformação digital e Humanidades. A integração entre as três áreas prioritárias que serão mobilizadas pelos temas deu origem a 4 projetos de pesquisa em cooperação internacional capazes de promover uma ampla e sistêmica sinergia entre os PPGs da Universidade, conectando de forma interdisciplinar e inédita 70 professores e mais de 400 alunos oriundos de 5 programas de pós-graduação. Como apenas PPGs com nota maior que 4 poderiam usufruir dos recursos desse edital, os que se adequaram a proposta foram o PPG em Administração, Computação Aplicada, Comunicação, Design e Educação.

Smiley face

» Conheça os temas e as metas do PII Unisinos (PDF)

A concessão aprovada inclui recursos para gastos com missões de trabalho, bolsas de estudo e recursos de material de consumo no valor total de até R$ 6.167.610,08 para os 04 (quatro) anos de projeto institucional. As atividades da primeira fase iniciam em 2019 e encerram em 04/11/2020, quando haverá uma avaliação parcial para renovação do projeto. Caso seja renovado, o projeto continuará até 04/11/2022.



O PII da Unisinos oferece apoio nas seguintes modalidades:

1. Auxílios para missões de trabalho no exterior - Missões

2. Recursos para manutenção de projetos

3. Bolsas no exterior:
a. Doutorado Sanduíche
b. Professor visitante sênior (antigo estágio sênior no exterior com vínculo empregatício com IES)
c. Professor visitante júnior (antigo pós-doutorado com vínculo empregatício com IES
d. Capacitação em cursos de curta duração ou “summer/winter schools” no exterior ou auxílios para participação em cursos a distância (MOOCs etc).

4. Bolsas no país:
e. Professor visitante no Brasil
f. Jovem talento com experiência no exterior

Confira edital aberto para Doutorado Sanduíche.

Notícias sobre a Unisinos

Mais notícias