Voluntariado acadêmico

O que é?

O Programa de Voluntariado Acadêmico é destinado aos alunos de graduação da Universidade e tem como finalidade o desenvolvimento pessoal, ético, cívico e social de seus participantes.

O programa consiste na participação, não remunerada e sob a forma de serviço voluntário, em práticas que propiciam formação social, solidária e cidadã, vinculadas aos projetos sociais da Universidade. A carga horária do serviço voluntário deve ter o limite máximo de 12 horas semanais.

Acesse a resolução que institui o Programa de Voluntariado Acadêmico para alunos dos cursos de graduação e estabelece normas para o seu funcionamento:

Baixe a Resolução 018/2009

 

Voluntariado Acadêmico

Como participar

Primeiro, você precisa conhecer os projetos sociais e entender como eles funcionam! Caso se interesse por algum, para se inscrever, você deve procurar diretamente o coordenador do projeto.

Se você for selecionado para participar de um projeto social, precisa preencher a solicitação e coletar as assinaturas dos responsáveis:

Baixe a solicitação para formalização do Voluntariado Acadêmico

Saiba como realizar a assinatura digital no Termo de Adesão

Selecione um projeto social que desperte o seu interesse:

Programa Esporte Integral - PEI

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com ênfase na cultura do movimento humano.

Com ações voltadas ao atendimento da comunidade desde 1988, o Programa Esporte Integral (PEI) acolhe crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos residentes no município de São Leopoldo, oferecendo atividades esportivas, recreativas e ligadas à dança.

É uma ação educativa, alinhada à Política Nacional da Assistência Social e está vinculado ao Centro de Cidadania e Ação Social Unisinos, contando com a parceria institucional do Banco do Brasil, juntamente com a Associação Atlética do Banco do Brasil, através do Programa Integração AABB Comunidade.

=> Saiba mais sobre o PEI

=> Saiba como participar do Projeto Social

Projeto Vida com Arte

Este projeto coloca-se como o passo inicial de uma grande ação social de inclusão cultural. É um “SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS” executado através da música.

Foi concebido com o objetivo de potencializar as iniciativas da Ação Social da universidade e da Orquestra Unisinos Anchieta. Com a proposta de ser agente transformador, o projeto contribui ativamente na elevação da qualidade de vida de 240 crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Também contempla séries de “Concertos Comunitários e Concertos Didáticos”, atende dois núcleos (São Leopoldo e Porto Alegre) com três turnos semanais de ensino de música e de formação cidadã. Os jovens recebem os instrumentos em sistema de comodato e são atendidos por 25 profissionais divididos em professores instrumentistas, professores de musicalização, psicólogos e uma assistente social.

=> Saiba mais sobre o Projeto Vida com Arte

=> Saiba como participar do Projeto Social

Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários

O Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários – Tecnosociais – Unisinos, incubadora de empreendimentos econômicos solidários de geração de trabalho e renda desenvolve suas atividades desde dezembro de 2004 acompanhando, sistematicamente, grupos, associações e cooperativas na perspectiva de incubagem.

Tem como objetivo “contribuir para a constituição e o fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários e sua inserção na Economia Solidária e no desenvolvimento local e regional sustentável, tendo em vista a criação de tecnologias sociais que valorizem e articulem vivências/saberes populares e conhecimentos acadêmicos.”

Apoia-se no histórico de atuação da universidade junto a iniciativas de estímulo ao cooperativismo, reunindo professores, técnicos e estagiários em atividades que associam conhecimentos acadêmicos e iniciativas e saberes populares.

=> Saiba mais sobre o Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários

=> Saiba como participar do Projeto Social

Projeto de Apoio às Famílias Superendividadas

Os cidadãos mal orientados e/ou seduzidos pelos estímulos de consumo correm riscos e são frequentes os casos em que o endividamento extrapola sua capacidade econômico-financeira. Este fenômeno é conhecido como superendividamento.

O Projeto de Apoio às Famílias Superendividadas tem como objetivo superar a problemática, com uma mudança de atitude diante do apelo do consumo e das facilidades do crédito e a organização do orçamento das famílias. Propõe ainda conscientizar os cidadãos e cidadãs para a prevenção de tal situação, bem como ajudar na construção de alternativas buscando a melhoria da qualidade das relações familiares.

=> Saiba mais sobre o Projeto de Apoio às Famílias Superendividadas

=> Saiba como participar do Projeto Social

Projeto Chance

O Projeto Chance constitui-se como um serviço de acolhimento e atendimento ao (à) egresso (a) do sistema prisional e medidas socioeducativas, assim como às suas famílias. Oferecendo assistência jurídica, atendimento psicológico e social, em uma atuação multidisciplinar.

=> Saiba mais sobre o Projeto Chance

=> Saiba como participar do Projeto Social

Programa de Práticas Sociojurídicas - PRASJUR

Serviço de assistência jurídica gratuita e qualificada numa perspectiva transdisciplinar.

O Programa de Práticas Sociojurídicas, o Prasjur presta assistência jurídica gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica. O trabalho é realizado em conjunto pelos alunos e professores dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social.

=> Saiba mais sobre o PRASJUR

=> Saiba como participar do Projeto Social

Projeto Cidadania.com: Assessoria e Informação

Cidadania.com é um projeto online e off-line (online: estar visível e conectado as redes sociais, e off-line: não estar conectado em redes sociais) de iniciativa do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos, com vistas a socializar informações relativas aos serviços sociais disponíveis no município de São Leopoldo. Assessora a rede socioassistencial do município, assim como os cidadãos e cidadãs de São Leopoldo oportunizando o acesso à informação por meio dessa tecnologia social.

Assim, oferece um espaço de publicização de estudos e pesquisas que possa ampliar o conhecimento da sociedade sobre os seus direitos de cidadania.

=> Saiba mais sobre o projeto

=> Saiba como participar do Projeto Social

Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - OBSERVASINOS

O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos é um programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, demandado por gestores governamentais e da sociedade civil do Vale do Sinos, assim como pela comunidade acadêmica a partir da necessidade de acesso facilitado a indicadores socioeconômicos dos municípios e região, para a qualificação dos seus processos de cidadania no campo regional das organizações, políticas e projetos sociais.

Esta demanda foi acolhida e justificada pelo compromisso da Unisinos com o desenvolvimento regional e com a formação integral para um protagonismo cidadão, assim como pela missão do Instituto Humanitas Unisinos de promover a reflexão e o debate acerca de temas de fronteira, que se constituem em referência para analisar e protagonizar experiências construtoras de uma sociedade includente e sustentável.

=> Saiba mais sobre o ObservaSinos

=> Saiba como participar do Projeto Social

Projeto Eu-cidadão: Inclusão Digital

O Projeto Eu-Cidadão: Inclusão Digital e Cidadania consolida-se hoje como uma iniciativa do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos em somar esforços e recursos para a promoção da Inclusão Digital e o acesso às novas tecnologias da informação (TI´s). A capacidade de acesso e de uso da informação vem se consolidando como principal elemento para o desenvolvimento econômico e social.

=> Saiba mais sobre o Projeto Eu-Cidadão

=> Saiba como participar do Projeto Social

Projeto Pró Maior

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, identificado na comunidade como Pró-Maior, atende um público predominantemente oriundo do município de São Leopoldo. Caracteriza-se como sendo um conjunto de 22 atividades de ação continuada, organizadas em 33 grupos (ano de referência - 2013), dirigido a um público de 60 anos ou mais, de forma gratuita.

Atualmente o Pró-Maior, sustenta-se no Plano Político Institucional da Rede Jesuíta de Cidadania e Ação Social – Sj - Cias, que enquanto tal, é o conjunto de princípios e diretrizes das linhas temáticas e de ação, dos principais vetores da prática e da ação social da Rede. O Serviço sustenta-se ainda nas orientações do sistema Único de Assistência Social – SUAS, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

=> Saiba mais sobre o Programa Pró-Maior

=> Saiba como participar do Projeto Social

Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade - PASEC

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com ênfase em atividades socioeducativas.

O serviço inclui-se no âmbito das ações de proteção social básica, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social. Atua, especialmente, com ações voltadas para as demandas com crianças e adolescentes no contraturno escolar e destina-se à população em situação de vulnerabilidade social.

=> Saiba mais sobre o PASEC

=> Saiba como participar do Projeto Social

Projeto de Atenção Ampliada à Saúde - PAAS

Atendimento à comunidade nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

O Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS) é o Serviço-Escola interdisciplinar da Unisinos. Atua desde 1996 prestando serviços na área da saúde para a comunidade do Vale dos Sinos, sendo também um espaço para aprendizado e prática acadêmica dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

As pessoas interessadas em atendimento nestas áreas devem entrar em contato com o PAAS para se informar sobre o dia das inscrições. Também são realizadas parcerias com os serviços da rede municipal e da rede interna da Unisinos, para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos.

=> Saiba mais sobre o Projeto de Atenção Ampliada à Saúde (PAAS)

=> Saiba como participar do Projeto Social

Programa Educação e Ação Social - EDUCAS

O Programa de Educação e Ação Social oferece apoio especializado às crianças e jovens, bem como suas famílias e escolas. O atendimento é realizado em grupos de modo interdisciplinar, articulando ensino e pesquisa com as áreas de Pedagogia, Psicologia e demais Licenciaturas, tendo em vista a necessidade de qualificar os processos de ensino e de aprendizagem dos sujeitos atendidos.

Busca-se também fomentar a atitude investigativa e crítica na formação dos estagiários vinculados ao Programa.
 

=> Saiba mais sobre o Educas

=> Saiba como participar do Projeto Social

Projeto Técnico Cultural Banco de Alimentos

O Projeto Técnico Cultural Banco de Alimentos planeja, executa e monitora ações educativas na área da segurança alimentar e nutrição nos diferentes ciclos da vida e saúde, por meio de atividades realizadas por alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia, supervisionados por professores da Unisinos e por nutricionistas dos Bancos de Alimentos.

As atividades desenvolvidas pelos alunos da universidade estão centradas na área de Nutrição e Gastronomia, sendo que outras áreas do conhecimento têm se agregado ao projeto, como por exemplo, o curso de Design que, em parceria com o curso de Nutrição, tem desenvolvido produtos e serviços na área da educação alimentar e inovação social.

=> Saiba mais sobre o Projeto Técnico Cultural Banco de Alimentos

=> Saiba como participar do Projeto Social

Programa Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi - é uma das duas frentes de trabalho da Ação Social na Área do Pluralismo Cultural e das Relações Étnico Raciais, vinculada ao Centro de Cidadania e Ação Social.

O Neabi constitui-se em um espaço acadêmico e de interface com a comunidade no qual se realizam atividades programadas como estudos e pesquisas, documentação e produção de textos. Além disso, também produz materiais, cursos, seminários, conferências e divulgação de ações afirmativas, diretas ou por meio de assessoria e apoio, dentro da temática da educação das relações étnico raciais.

O principal objetivo do Núcleo é articular ações e pesquisas, ensino e extensão, de caráter interdisciplinar, voltadas para a avaliação do parecer CNE/CP 003/2004 e da Resolução CNE 001/2004, que tratam das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico Raciais e Ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira e Indígena, bem como, do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes.

=> Saiba mais sobre o NEABI

=> Saiba como participar do Projeto Social

Acesse as vagas dos Agentes e Consultorias

Confira abaixo as vagas divulgadas pelos Agentes de Integração e Consultorias:

A! CARREIRA/INDEEP 

Agência de Empregos Elos

Agência de Empregos FCG Recursos Humanos Eireli

Agência de Integração Empresa Escola

Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH -Estágios

Associação de Integração Empresa Escola INTEGRAR - RS

Ativa Recursos Humanos Ltda

Atual Recursos Humanos

Banestágio

Bem Fácil Contrate Ltda

Business Partners Consulting

Carina Gonzaga RH

Centro de Integração e Capacitação em Tecnologia da Informação – CIC TI

Cia de Estagios

CIEE-SP

CIEE-RS

Contratoria Gestão de Contratos Ltda

ConexDHE - Desenvolvimento Humano e Empresarial

Cursor Recursos Humanos

Dinamiza RH

Efetivar Assessoria em Gestão de Recursos Humanos

Endres & Scherer Assessoria em RH e Treinamento

Energia Mais RH

Estagiar 

IEL - Instituto Euvaldo Lodi/RS

Estágio Sul Recursos Humanos

Etapa RH Recursos Humanos e Pesquisas

FB Treinamento e Desenvolvimento de RH

Fulbra Estágios

FUNDATEC

Futura Estágios

GI Group Brasil Recursos Humanos

Global Central de Estágios Ltda

GoFlow Consultoria

Grupo INV Recursos Humanos – Caxias do Sul

Hábil- Agência de Empregos e Estágios

H2 Recrutamento Especializado e Consultoria em RH

Inovar - Recursos Humanos e Pesquisas

Instituto Fulbra Estágios

Instituto Trimonte de Desenvolvimento

Kapti RH

Mega Estágios

Metta Capital Humano

Morbach RH

Muv Recursos Humanos

Nube Núcleo Brasileiro de Estágios

Ponto Seguro RH

PROSERVI

P3 Soluções Em Gestão de Pessoas

Randstad Brasil Recursos Humanos

Relevo RH - Consultoria de Recursos Humanos

Resilient Desenvolvimento de Negócios Ltda

RHF Talentos Vale do Sinos

Rh Mattos

RH Talentos

Rode Recursos Humanos

SEIBRÁS Estágios

Senge/RS

Super estágios

Talentos do Sul

Trianon RH e Negócios

Vem Ser Recursos Humanos

Wall Jobs

WK Recursos Humanos Eireli - Welkron Pensamento

Rotation Program Internship 2024 @ SAP Labs LA - VT/STAR

Do you want to discover what really motivate your inner self, both personal and professional in an innovative, multi-cultural and diverse environment?
All that while you develop technical, business and soft skills with a solid foundational training curriculum followed by a multi-professional guidance.
Then the Rotation Program is the perfect match for you! The Rotation Program is a unique internship program at SAP Labs Latin America located in São Leopoldo. It allows students to rotate among 3 different areas during two years, acting in a wide range of projects and activities in a hybrid working model.
We're looking for 60 talented students to join different areas, such as: Software Development, Technical Support, Business Support and Consulting.
If you're an undergraduate student currently enrolled in the second semester on, in IT or business-related courses with advanced English skills, and graduate at least in March 2026 or later, check out this opportunity. No previous experience is required. We value your eager to learn abilities, teamwork examples, customer focus and out of the box thinking skills.

Programa de Estágio SUPERGASBRAS 2023

Nós temos a ambição de ser a melhor empresa de energia do Brasil para nossos clientes, parceiros, colaboradores e acionistas, sem deixar de lado a responsabilidade socioambiental. E para conseguir alcançar esse objetivo, precisamos de você! Estagiar aqui é uma experiência única para se desenvolver, atuar com uma excelente equipe de profissionais e, em simultâneo, ser agente de mudanças positivas.
Aqui, valorizamos cada pessoa, investindo em orientação e treinamento. Trabalhamos com total confiança e damos responsabilidades aos nossos colaboradores, estimulando a criatividade e iniciativa própria. Valorizamos integridade e lealdade, e sabemos a importância de ouvir ideias, pensamentos e, principalmente, respeitar opiniões.

Oportunidades para o seu futuro

atualize o seu currículo