O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, identificado na comunidade como Pró-Maior, atende um público predominantemente oriundo do município de São Leopoldo. Caracteriza-se como sendo um conjunto de 17 atividades de ação continuada, organizadas em 21grupos (ano de referência - 2018), dirigido a um público de 60 anos ou mais, de forma gratuita.

Atualmente o Pró-Maior, sustenta-se no Plano Político Institucional da Rede Jesuíta de Cidadania e Ação Social – Sj - Cias, que enquanto tal, é o conjunto de princípios e diretrizes das linhas temáticas e de ação, dos principais vetores da prática e da ação social da Rede. O Serviço sustenta-se ainda nas orientações do sistema Único de Assistência Social – SUAS, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Contextualização

O Pró Maior é proveniente do antigo Nutti (Núcleo Temático da Terceira Idade), que vem atuando ininterruptamente, desde 1992 passando por um processo de ressignificação ao longo dos anos.

O fenômeno do envelhecimento demográfico no Brasil está concretizado, considerando que temos mais de 12% da população maior de 60 anos. Este fato por si só já garantiria atenção qualificada para este público etário. De forma semelhante percebe-se no contexto onde o Serviço está implantado, e, com base nos Censos de 2000 e 2010, vê-se que São Leopoldo passou de 14.717 idosos em 2000 (5.967 homens e 8.750 mulheres) para 22.125 idosos em 2010 (13.051 mulheres e 9.074 homens), ou seja, em dez anos, observou-se 7.408 idosos a mais no município, sem considerar os últimos 7 anos.

Objetivos

Contribuir para que a pessoa idosa possa enfrentar as transformações integrais do processo de envelhecimento, com autonomia e protagonismo.

  • Identificar necessidades e motivações, desenvolvendo potencialidades e capacidades para novos projetos de vida.
  • Proporcionar espaço de conhecimento e reflexão do envelhecimento humano, enfatizando a consciência ecológica, as relações etnicorraciais e benefícios sociais.
  • Favorecer o vínculo grupal, estimulando a liderança no Pró Maior, na família e na sociedade.

Público-alvo

O público a quem o Serviço atende são pessoas com 60 anos ou mais, residentes no município de São Leopoldo. Predominantemente são mulheres, de baixa escolaridade, que moram sozinhas ou com poucos familiares. A faixa etária que predomina é entre 65 e 75 anos de idade (embora os octogenários se fazem presentes também) fato que configura uma velhice mais avançada. Muitos são idosos que por diferentes motivos vivem em situação de isolamento social/familiar, carecem de políticas públicas na área de saúde e segurança, onde tornam-se vítimas da difícil realidade urbana contemporânea brasileira.

Capacidade instalada para o Atendimento

O Serviço tem a capacidade de atendimento de 300 pessoas, sendo que para o ano de 2018, serão ofertadas 17 atividades, que serão operacionalizadas em 21 grupos (cada grupo com regularidade de um encontro semanal), nos quais a pessoa idosa poderá acessar até 03 atividades.

Interfaces

Para o próximo ano, o Serviço manterá a interface iniciada em 2016, com o curso de graduação em Fisioterapia, que por sua vez, oportuniza espaço junto aos idosos de educação para a saúde, através de oficinas, palestras e atividades lúdicas, uma vez por semana, ministradas por acadêmicos do curso e supervisionados por professores das referidas atividades acadêmicas. Estas Atividades ocorrem durante o período do semestre letivo.

Também a nível de graduação, a Atividade Acadêmica Envelhecimento Humano, vinculada aos cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física, utiliza a realidade do Pró maior como espaço de observação e de reflexão acerca do Envelhecimento Bem-sucedido.

E ainda, de forma regular, com o Projeto Eu-cidadão, quando da oferta e divulgação de oficinas de informática para os idosos da comunidade de São Leopoldo e do próprio Pró Maior.

Parceiros

Para o Serviço são considerados parceiros aqueles órgãos ou instituições que atuam frente aos mesmos desafios propostos, porém em lugares diferentes.

  • Conselho Municipal de Defesa dos direitos dos Idosos de São Leopoldo- CMDDI;
  • Fórum Gaúcho das IES com Ações voltadas ao Envelhecimento Humano;
  • Secretaria de Direitos Humanos /Coordenadoria do Idoso de São Leopoldo;
  • Secretaria de Desenvolvimento Social SEDES;
  • Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Leopoldo;

Cartilha

» Confira a cartilha completa com informações gerais do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos.

Contatos

Secretaria do Programa Maior Idade
Complexo Desportivo – Câmpus São Leopoldo
Segundo andar sala do Pró-Maior

Secretaria no Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos – Antiga Sede
Rua Brasil nº 725 – Centro São Leopoldo
Sala da Ação Social

Telefone: 51 3591 11 22 – ramais 1251 ou 1198
Linha Direta: 3590 87 76 ou 359084 98
Email: promaior@unisinos.br


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades