O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) é o programa que na Universidade articula e desenvolve a Educação das Relações Étnico-Raciais. O núcleo está vinculado ao Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos e constituiu um espaço acadêmico e de articulação, com a comunidade acadêmica interna e a comunidade externa, responsável por criar e executar atividades de ensino, pesquisa e extensão focado na temática étnico-racial. O programa Neabi produz materiais de apoio didático, organiza cursos, seminários e conferências, além de divulgar políticas de ação afirmativa por meios próprios e por parceria com órgãos públicos e outras instituições da sociedade.

O principal objetivo do Neabi é promover atividades de ensino, pesquisa e extensão numa perspectiva histórica e interdisciplinar em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana regulamentadas pelo Parecer N.º CNE/CP 003/2004 e instituídas pela Resolução N.º 1/2004 do Conselho Nacional de Educação, e se orientando internamente pela Resolução N.º 03/2017 que formalizou o NEABI no âmbito da Unisinos.

Atualmente o programa Neabi promove dois projetos sociais, a saber, “Cidadania e Culturas Afrodescendentes e Indígenas” e “Inclusão Digital Afrodescendente e Indígena”.
O objetivo do projeto Cidadania e Culturas Afrodescendentes e Indígenas é contribuir para o fortalecimento das identidades e historicidades da população Afrodescendente e Indígena na Região de São Leopoldo e municípios da região metropolitana de Porto Alegre, visando garantir a efetiva implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais em conformidade com as Leis 10.639/03 e 11.645/08.

O objetivo do projeto Inclusão Digital Afrodescendente e Indígena é fomentar a inclusão cidadã por meio de um processo de informatização que contempla ao mesmo tempo a iniciação técnica e introdução na história e cultura afrodescendentes e indígenas.

Ambos os projetos estão destinados à população negra e indígena, aceitando igualmente brancos empobrecidos, de adolescentes a adultos e idosos, oriundos de Escolas, ONG’s, instituições e comunidades no entorno da Universidade.

>> Resolução N.º 36/2022 (PDF)

Leia aqui a notícia do Novo Logotipo Neabi Unisinos

Onde acontece:

As atividades ocorrem no espaço do Neabi na Universidade, na sala 1G110A, e no Auditório Ellacuría do IHU Unisinos.

Como participar:

Entrar em contato com a equipe Neabi no Bloco 07, ou pelo telefone (51) 3591 1122 – ramal 4116 / 4130

Elaboração de Materiais Didático-Pedagógicos

A produção de materiais didático-pedagógicos e acadêmicos na temática étnico racial é coordenada pelos professor Jorge Teixeira coordenador do Neabi.

Parceiros do Programa Neabi

Prefeitura Municipal de São Leopoldo

Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais da SMED de São Leopoldo – NERER

Secretaria Municipal de Direitos Humanos – SEDHU