Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com ênfase em atividades socioeducativas

O serviço inclui-se no âmbito das ações de proteção social básica, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social. Atua, especialmente, com ações voltadas para as demandas com crianças e adolescentes no contraturno escolar e destina-se à população em situação de vulnerabilidade social.

» Veja a contextualização do programa

A equipe do PASEC é composta por acadêmicos e profissionais das áreas da Biologia e Serviço Social.

Objetivos

O objetivo principal é contribuir para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento dos vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social na convivência familiar e comunitária.

Entre os objetivos específicos, estão:

• Difundir o emprego de técnicas para produção de hortaliças e plantas medicinais, que preservem o ambiente e utilizem de forma racional os recursos naturais disponíveis na comunidade.
  • Propiciar um espaço educativo e formativo de diálogo, escuta e fortalecimento de vínculos, que seja acolhedor e inclusivo para todos os segmentos da sociedade com ênfase na cultura afrodescendente e indígena.
  • Incentivar o consumo de alimentos orgânicos.

Como Participar

No início do ano letivo ocorre a divulgação da proposta em salas de aula e a inserção ao serviço é espontânea e encaminhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social da Rede Norte (CRAS Norte). É agendado com o responsável do interessado uma acolhida e o preenchimento da ficha de cadastro do participante. Após a inserção do participante é realizada uma visita domiciliar. O grupo formado é atendido três vezes por semana. As atividades, diretamente relacionadas com a questão socioambiental, envolvem produção de hortaliças, plantas medicinais, compostagem, captação da água da chuva, recuperação e manutenção de áreas de nascentes, oficinas de cidadania e mutirões ecológicos.

O processo seletivo dos estagiários acontece conforme a necessidade do projeto. Os editais são divulgados nos murais da universidade e através do Setor de Recursos Humanos/Unisinos Carreiras. É importante atentar para os seguintes requisitos: ter disponibilidade de 12 horas semanais, sendo o horário de quinta-feira obrigatório. A seleção ocorre por meio de entrevistas.

Atividades

As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com ênfase em Atividades Socioeducativas na Comunidade envolvem ações socioambientais, nutricionais e de formação cidadã. São elas:

• Oficina comunitária através do estímulo à cidadania plena, potencializando a tomada de ações que possam garantir os direitos das crianças e adolescentes;
  • Participação em ações socioeducativas através de oficinas temáticas;
  • Análise, proposição e implementação de soluções para problemas socioambientais existentes nas comunidades;
  • Elaboração e manutenção de canteiros para produção de hortaliças orgânicas;
  • Captação da água da chuva para irrigação;
  • Desenvolvimento de ações em educação ambiental;
  • Realização de mutirões ecológicos;
  • Resgate da história e cultura do uso de plantas medicinais;
  • Implantação e manutenção de Horto Medicinal escolar;
  • Realização de oficinas sobre educação alimentar e segurança alimentar;
  • Ações em conjunto com a Rede Socioassistencial da Região Norte na garantia dos direitos das crianças/adolescentes e seus familiares;
  • Atividades relacionadas à educação das Relações Étnico/Raciais;
  • Ações voltadas para o fortalecimento de vínculos;

• Prefeitura Municipal de São Leopoldo
  • Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMAM
  • Secretaria Municipal de Educação – SMED
  • Secretaria Municipal de Serviços Públicos – SESP
  • Serviço Municipal de Água e Esgotos – SEMAE
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta
  • Escola Técnica Estadual Visconde de São Leopoldo
  • EMATER/SL
  • STIHL Ferramentas Motorizadas Ltda.
  • TRAMONTINA SUL S/A
  • OSCIP UPAN