Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade

A ação realizada pelo PASEC buscou mostrar dicas sobre cultivo e também distribuiu mudas de plantas no campus de São Leopoldo e Porto Alegre.

Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade

Conheça o PASEC, destinado a convivência e fortalecimento de vínculos com ênfase em atividades socioeducativas.

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com ênfase em atividades socioeducativas

O serviço inclui-se no âmbito das ações de proteção social básica, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social. Atua, especialmente, com ações voltadas para as demandas com crianças e adolescentes no contraturno escolar e destina-se à população em situação de vulnerabilidade social.

» Veja a contextualização do programa

A equipe do PASEC é composta por acadêmicos e profissionais das áreas da Biologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Objetivos

O objetivo principal do projeto é contribuir para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, por meio do fortalecimento dos vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social na convivência familiar e comunitária.

Entre os objetivos específicos, estão:

• Promover e incentivar a educação alimentar e nutricional, informando sobre a qualidade e segurança dos alimentos e hábitos alimentares necessários à vida saudável;
  • Difundir o emprego de técnicas para produção de hortícolas e plantas medicinais, que preservem o meio ambiente e utilizem de forma racional os recursos naturais disponíveis na comunidade;
  • Propiciar espaço de diálogo e escuta (fortalecimento de vínculos).

Locais de Atuação

O Serviço atua, principalmente, na região Norte do município de São Leopoldo.

Como Participar

No início de cada semestre ocorre a divulgação da proposta em salas de aula e a inserção ao serviço é espontânea. Cada pessoa integrante do projeto recebe uma ficha de cadastro e sua família uma visita domiciliar. O grupo formado é atendido três vezes por semana. As atividades, diretamente relacionadas com a questão ambiental, envolvem produção de hortigranjeiros, plantas medicinais (são mantidas 51 espécies), compostagem, captação da água da chuva e recuperação e manutenção de áreas de nascentes, através da realização de mutirões ecológicos.

» Acesse as Orientações Gerais para participação dos estágios curriculares do PASEC

O processo seletivo dos estagiários acontece periodicamente. Os editais são divulgados nos murais da universidade e através do Setor de Recursos Humanos/Unisinos Carreiras. É importante atentar para os seguintes requisitos: não possuir bolsa ou fonte financiadora 100%, ter disponibilidade de 8 horas semanais, sendo o horário 52 (quinta-feira à tarde) obrigatório. A seleção ocorre por meio de entrevistas.

Atividades

As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com ênfase em Atividades Socioeducativas na Comunidade envolvem ações sociais, ambientais, nutricionais e de cidadania, conheça:

• Assessoria comunitária através do estímulo à cidadania plena, potencializando a tomada de ações que possam garantir os direitos das crianças e adolescentes;
  • Assessoria e participação em ações socioeducativas através de oficinas temáticas;
  • Análise, proposição e implementação de soluções para problemas socioambientais existentes nas comunidades;
  • Elaboração e manutenção de canteiros para produção de hortaliças orgânicas;
  • Captação da água da chuva para irrigação;
  • Desenvolvimento de ações em educação ambiental
  • Realização de mutirões ecológicos
  • Resgate da história e cultura do uso de plantas medicinais
  • Implantação e manutenção de Horto Medicinal escolar;
  • Realização de oficinas sobre educação alimentar e segurança alimentar;
  • Ações em conjunto com a Rede Socioassistencial da Região Norte na garantia dos direitos das crianças/adolescentes e seus familiares;
  • Ações voltadas para o fortalecimento de vínculos.

• Prefeitura Municipal de São Leopoldo/RS
  • Serviço Municipal de Águas e Esgotos – SEMAE
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Marta
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves