Inclusão Digital e Cidadania

O Projeto Eu-Cidadão: Inclusão Digital e Cidadania consolida-se hoje como uma iniciativa do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos em somar esforços e recursos para a promoção da Inclusão Digital e o acesso às novas tecnologias da informação (TI´s). A capacidade de acesso e de uso da informação vem se consolidando como principal elemento para o desenvolvimento econômico e social.

Segundo Bonilla apud Francisco Domingos dos Santos (2010, p.155):

“É necessário pensar a inclusão digital, como um conceito mais abrangente, que implique que aquele que está incluído seja capaz de participar, questionar, produzir, decidir, transformar, ou seja, uma inclusão ativa, crítico-reflexiva."

Desta forma a Inclusão Digital deve ser pensada como instrumento de promoção da cidadania em sua totalidade, trabalhando questões referentes ao uso da informática, ampliando conhecimento, trabalhando temáticas atuais, proporcionando práticas emancipatórias e fortalecendo a participação dos usuários.

Atualmente observa-se a desigualdade social e de distribuição de renda existente no Brasil. Dentre esta desigualdade está também o acesso à tecnologia (computador/internet). Para minimizar esta defasagem e estimular o acesso às tecnologias e o fortalecimento da cidadania, o Eu-Cidadão posiciona-se como um facilitador e propulsor no acesso as tecnologias. Este processo é viabilizado através de oficinas de informática, onde o convívio a experiências e ações socioeducativas complementares, estimulam o acesso às tecnologias de informação, além de proporcionar com que as pessoas possam navegar livremente pela Internet, pesquisar, ler notícias, digitar documentos e currículos, enviar e-mails e cadastrar documentos, etc.

O Projeto se destina aos usuários da assistência social indicados pela Rede Socioassistencial do município de São Leopoldo, crianças e adolescentes das escolas públicas, alunos (as) bolsistas Prouni Unisinos e participantes dos projetos sociais da Universidade.

Programa de voluntariado

O Projeto é um dos pioneiros na adesão do Programa de Voluntariado Acadêmico da Unisinos - PVA, cuja finalidade é o desenvolvimento pessoal, ético, cívico e social dos alunos dos cursos de graduação e sequenciais e consiste na participação, não remunerada e sob a forma de serviço voluntário, em práticas que propiciam formação social, solidária e cidadã, vinculadas aos projetos sociais da universidade.

Soma-se ao quadro de voluntários e colaboradores nestas oficinas a participação dos trabalhadores das empresas SAP Labs Latin America e HCL Technologies.

» Veja mais informações em nosso site: eucidadaoccias.wix.com/projetoeucidadao

Contato

Telefone: (51) 3591-1122 - ramal: 4129

E-mail: eucidadao@unisinos.br

Facebook: facebook.com/Projeto-Eu-Cidadão-Unisinos

Parceiros

  • SAP Labs Latin America
  • HCL Technologies
  • Turisilva
  • HSS

»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades