Serviço de acolhimento, resolução e acompanhamento de famílias endividadas

Os cidadãos mal orientados e/ou seduzidos pelos estímulos de consumo correm riscos e são frequentes os casos em que o endividamento extrapola sua capacidade econômico-financeira. Este fenômeno é conhecido como superendividamento.

O Projeto de Apoio às Famílias Superendividadas tem como objetivo superar a problemática, com uma mudança de atitude diante do apelo do consumo e das facilidades do crédito e a organização do orçamento das famílias. Propõe ainda conscientizar os cidadãos e cidadãs para a prevenção de tal situação, bem como ajudar na construção de alternativas buscando a melhoria da qualidade das relações familiares.

Objetivos

O objetivo principal do projeto é resgatar o convívio familiar e comunitário de indivíduos e famílias superendividadas por meio da conciliação extraprocessual realizada junto aos credores, com preservação do mínimo vital, visando a reinserção social, o fortalecimento dos vínculos familiares e a capacidade de superar as dificuldades financeiras e sociais.

Além disso, a participação de acadêmicos da Unisinos no projeto desperta a percepção da possibilidade de sua atuação profissional como agentes de transformação social. Os alunos dos cursos envolvidos aprendem a importância de atuar na perspectiva multidisciplinar e em rede, enfrentando situações geradas pelo superendividamento e auxiliando na educação e conscientização das famílias e dos cidadãos.

Público-alvo

Atendimento a cidadãos e cidadãs, e suas respectivas famílias, em situação de superendividamento e que pretendem superar esta situação. Nesse sentido, são atendidas pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e econômica decorrentes do endividamento, independente da faixa etária, sexo, nível de escolaridade e que possuem renda per capita de até dois salários mínimos.

Impacto Social

A situação de superendividamento atinge a saúde, as condições de trabalho e as relações familiares das pessoas endividadas. Assim, a possibilidade de saldar as dívidas tem impacto social relevante na medida em que leva à superação de problemas de saúde, à recuperação de relações pessoais desgastadas e possibilidade de reinserção no mundo do trabalho.

Portanto, tem impacto no âmbito social e familiar. No município de São Leopoldo é o único projeto que objetiva tratar da questão do superendividamento e da conscientização em relação a dívidas e orçamento familiar.

Locais de Atuação

O projeto atende, prioritariamente, o município de São Leopoldo. No entanto, também são acolhidas pessoas vindas de cidades vizinhas, muitas vezes encaminhadas pelos serviços de atendimento aos consumidores (Procon) e foros de outras comarcas onde não há atendimento semelhante.

Como Participar

Os alunos dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia da Unisinos podem participar das atividades do projeto de apoio às famílias endividadas de duas formas: por meio das atividades de estágios curriculares obrigatórios dos cursos de graduação ou pelas oficinas oferecidas pelo projeto, válidas como horas complementares. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3590 8440.

Atividades

Entre as atividades desenvolvidas no projeto, estão:

  • A avaliação socioeconômica da pessoa e da família;
  • Auxílio jurídico em audiências de conciliação com credores;
  • Entrevistas de acompanhamento após solução do problema, com objetivo de educar e conscientizar as famílias em relação à prevenção do endividamento;
  • Reuniões com grupo de apoio e serviço social;
  • Palestras sobre o tema e oficinas de orçamento familiar.

Contato

Coordenação Projeto de Apoio às Famílias Superendividadas
(51) 3590 1299, ramal 1618 (nas terças-feiras à tarde e nas quartas-feiras pela manhã)
prasjur@unisinos.br

Parceiro

  • Tribunal de Justiça do Estado Rio Grande do Sul – propicia a cooperação técnica visando à implementação do “Projeto de Apoio às Famílias Superendividadas” na Comarca de São Leopoldo.

»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades