Professor desenvolve pesquisa sobre o futuro do mercado de trabalho

Créditos: GettyImages

O coordenador do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, Wilson Engelmann, elaborou um estudo sobre a substituição do trabalho humano por máquinas, seja via robotização de atividades manuais ou via inteligência artificial, uma tendência crescente que deve impactar o mercado de trabalho. “Embora esse processo seja mais veloz nos países com alto grau de desenvolvimento tecnológico e inserção nas cadeias globais de valor, nações de industrialização intermediária, como o Brasil, também serão impactadas de maneira crescente na próxima década”, conta Wilson.

O professor explica que o objetivo geral da pesquisa é gerar subsídios para formulação e aprimoramento de políticas públicas que consigam, simultaneamente, impulsionar o desenvolvimento tecnológico do setor produtivo brasileiro e a expansão do trabalho e emprego qualificados, contribuindo, ainda, ao aprimoramento de políticas de recursos humanos para ciência, tecnologia e inovação. “Além disso, a pesquisa desenvolvida mostra a importância das atividades de investigação que se realizam na Escola de Direito da Unisinos, destacando que elas estão em sintonia com as necessidades brasileiras. O papel da Universidade é destacado por meio de contribuições qualificadas para a resolução de problemas próprios do Brasil. Não se busca copiar experiências estrangeiras, mas se inspirar nelas, e fazendo as adaptações em atenção às características e necessidades brasileiras”.

O coordenador afirma que esse estudo poderá interessar a todos os pesquisadores no tema, incluindo pessoas leigas, mas especialmente para os dirigentes sindicais, que poderão ter um papel muito importante no adequado encaminhamento do avanço da automatização das atividades laborais. “Ao mesmo tempo, o estudo tem como destinatários os formuladores de políticas públicas municipais, estaduais e federais brasileiros, na construção de alternativas viáveis, criativas e apropriadas para a realidade nacional”, encerra.

Acesse a pesquisa na íntegra clicando aqui.