A melhor idade, o melhor atendimento e o melhor ensino

Alunos da Escola de Saúde da Unisinos atuam em parceria da universidade com a Prefeitura de São Leopoldo

Crédito: Getty Images

Em mais uma parceria da Unisinos com o poder público, os alunos da Escola de Saúde poderão atuar em áreas ligadas à geriatria durante a sua formação com uma vivência mais completa. Isso é possível no Centro Municipal do Idoso Adão Brito, que começou a funcionar no final do mês de março.

A instalação, que fica no prédio em frente ao Hospital Centenário, em São Leopoldo, foi reformada com um aporte de cerca de R$ 2 milhões pela prefeitura, incluindo equipamentos. Além disso, a empresa Stihl investiu R$ 570 mil.

Nesse cenário, a Unisinos garantiu o restante dos equipamentos e vai fornecer pessoal para o atendimento através de atividades práticas de ensino. São discentes dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Psicologia e Serviço Social, atuando com a supervisão de professores dessas áreas e em conjunto.

Para além da melhoria no espaço de prática, a coordenadora do curso de Medicina da Unisinos, Claudia de Salles Stadtlober, afirma que a presença de todos esses cursos juntos é o fator mais benéfico para os alunos. “Eles vão poder vivenciar, cada vez mais, um atendimento inter e multidisciplinar”, aponta.

Stadtlober explica que os atendimentos geriátricos com a participação dos estudantes que ocorriam no Centro Médico Capilé, na Rua Conceição, no Centro de São Leopoldo, vão para o Centro Adão Brito. O espaço, que é dedicado de forma exclusiva aos maiores de 60 anos e centrado no atendimento preventivo, vai proporcionar aos discentes uma melhor concepção sobre o cuidado com os idosos.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Unisinos, Vânia Schneider, o Centro do Idoso se constitui em um espaço de ampliação da potência da formação dos alunos da Escola de Saúde da Universidade. “Na medida que o serviço for se consolidando, o espaço poderá acolher os Programas de Residência. Mais para a frente, pode ser também um lugar de produção de conhecimento para os Programas de Pós-Graduação nas áreas contempladas ali”, afirma.

Sobre o Centro

O Centro do Idoso tem esse nome em homenagem ao líder comunitário Adão Brito. Ele foi o primeiro titular da Diretoria do Idoso de São Leopoldo. Adão Brito criou grupos de convivência em diversas regiões da cidade. Participou durante anos do Conselho do Idoso e foi o único representante de São Leopoldo na 1ª Conferência Nacional dos Idosos, em 2006. Ele faleceu em 20 de outubro de 2019, mas as políticas públicas que ajudou a criar continuam a ser aplicadas na cidade.