Unisinos Responsabilidade Social Universitária

A Unisinos, baseada nos princípios da Companhia de Jesus e na missão da universidade, desenvolve diferentes iniciativas de ação social junto a comunidade e grupos em condições socioeconômicas vulneráveis. O trabalho envolve escolas da região, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e governos municipal, estadual e federal.

A área de Ação Social da Unisinos, em sua atuação, tem como principais enfoques:

  • Educação das relações étnico-raciais, com ênfase nas relações entre brancos e negros.
  • Cuidado ambiental, com ênfase nas águas.
  • Atenção com a superação da pobreza, com ênfase nas novas tecnologias no mundo do trabalho.

Além disso, a área oferece diferentes modalidades de bolsas de estudo: são bolsas parciais de 50%, destinadas aos cursos de licenciatura como incentivo à formação de professores, bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e as chamadas Bolsas Filantropia. Os projetos sociais também representam um espaço de formação acadêmica para os alunos da Unisinos.

Ações

Atenta aos problemas sociais da região, a Unisinos, além da política própria de inclusão de alunos em condições socioeconômicas menos favoráveis, desenvolve várias atividades de extensão universitária através de projetos junto às comunidades mais necessitadas. Com isso, ao longo de sua história recente, a universidade acumulou uma importante base de experiência nas seguintes áreas de ação social:

» Programas

» Projetos

Voluntariado Acadêmico

O Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA/Unisinos) permeia os projetos sociais da universidade e destina-se aos alunos dos cursos de graduação que desejam participar voluntariamente de projetos. A inscrição no programa é realizada por meio do Unisinos Carreiras, de acordo com a disponibilidade de vaga dos projetos que acolhem voluntários.

» Saiba mais sobre o Programa e como se inscrever

Balanço Social

Realizado desde 1998, o Balanço Social é o documento de divulgação das somas de condutas responsáveis da Unisinos em relação aos seus públicos interessados (alunos, professores, funcionários, meio ambiente, fornecedores, comunidade e governo). Nele constam as políticas de relacionamento da universidade, revelando sua conduta ética e responsável.

» Baixe o Balanço Social de 2016 em PDF 

Plano Político Institucional da Rede Jesuíta

O Plano Político Institucional da Rede Jesuíta de Cidadania e Ação Social – SJ - Cias, é entendido como instrumento de trabalho que vincula um conjunto de princípios e diretrizes das trilhas temáticas e linhas de ação, dos principais vetores da prática e da ação social da Rede.

O objetivo da Rede SJ-CIA é colaborar na construção de melhores condições de exercício da cidadania e de transformação social, tendo como referência o serviço da fé, a promoção da justiça e o dialogo cultural e inter-religioso para encarar os desafios do nosso dia-a-dia.

» Saiba mais sobre o Plano Político Institucional da Rede Jesuíta.


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades