Pós Graduação Unisinos - COMUNICAÇÃO - Presencial - São Leopoldo
Mestrado Acadêmico

COMUNICAÇÃO

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Duração

2 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 6

Apresentação

O curso de Mestrado tem por objetivo aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, proporcionando qualificação a comunicadores, pesquisadores, profissionais e docentes universitários. O curso estimula a produção de conhecimento por meio do exercício da pesquisa e do desenvolvimento da capacidade de sistematização teórico-metodológica e de análise crítica de fenômenos comunicacionais. O programa de Ciências da Comunicação oferece formação de excelência, realizada por um corpo docente qualificado, que reúne professores com forte experiência acadêmica e de mercado. Além disso, o programa é recomendado pela CAPES, avaliado com conceito 6. O foco do mestrado reside nos processos midiáticos em perspectiva comunicacional, isto é, abordando interações sociais mediadas por tecnologias em quaisquer esferas de exercício social e da cultura.

O mestrado tem duração de até 24 meses, sendo o primeiro ano voltado para a realização de disciplinas e seminários. A partir do segundo ano os esforços se concentram na realização da dissertação, que é requisito fundamental para a conclusão do curso.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram Youtube

 

Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Ana Paula da Rosa

Pós- doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2018), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012) e mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008). Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Circulação, Imagem e Midiatização (LACIM). Área de interesse: midiatização, circulação, imagem, estudos do imaginário, enquadramentos midiáticos.

E-mail: anaros@unisinos.br

Ver currículo Lattes

Área de concentração: Processos midiáticos

O foco do Programa reside nos processos midiáticos em perspectiva comunicacional, abordando interações sociais mediadas por tecnologias em quaisquer esferas de exercício social. Nessa perspectiva, investigamos culturas e sistemas comunicacionais envolvendo estratégias de produção, apropriação e circulação de produtos de ordem interacional e informativa, tanto pela observação de objetos específicos nestas angulações como no estudo de relações entre elas, bem como suas implicações na sociedade, na identidade dos sujeitos participantes e na cultura geral. Investigamos, ainda, o papel desses processos midiáticos e suas lógicas e estratégias na configuração dos ambientes sociais mais diversos.

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

Pesquisa as mídias audiovisuais em perspectiva tecnocultural, filosófica e arqueológica. Desenvolve estudos teóricos e metodológicos sobre a natureza dos meios e dos processos midiáticos que mobilizam áudios e imagens de qualquer origem e de qualquer época, inclusive os que se disfarçam à percepção nas materialidades estudadas. Investiga mudanças ambientais que incidem sobre os regimes de audiovisibilidade e que levam ao esquecimento de meios e máquinas, os quais, todavia, ainda comparecem em audiovisualidades contemporâneas - do cinema, da TV, dos games, das fotografias, das plataformas na internet, das redes sociais, dos vídeos.

Pesquisa o jornalismo, em seu desenvolvimento nas mídias, produtos e processos que se realizam em uma sociedade complexa. Busca compreender, no âmbito dos processos midiáticos, a natureza dos acontecimentos, linguagens, práticas e a produção de sentidos que proliferam em espaços comunicacionais e temporalidades distintas, por meio da investigação teórica e empírica. Foca-se no jornalismo, enquanto disciplina teórica e atividade profissional, caracterizado historicamente pela ação de múltiplos agentes e instituições sociais, que se reconfiguram por conta dos processos em rede.

Pesquisa os processos midiáticos focalizados nas dimensões da cultura, da cidadania comunicacional, das redes sociotécnicas e das tecnologias da comunicação. Problematiza e investiga as esferas comunicacionais e midiáticas nas suas configurações multidimensionais, ao contemplar a produção, os produtos e a inter-relação comunicativa (‘recepção’) dos públicos com os sistemas midiáticos. Enfatiza a experimentação transmetodológica, a partir da confluência e da combinação de lógicas provenientes de várias vertentes científicas. Desenvolve pesquisa crítica colaborativa internacional sobre processos contemporâneos de transformação midiática.

Pesquisa a midiatização enquanto processo de circulação, inclusive em seus momentos de produção, circulação e de recepção de mensagens que se desenvolvem através de períodos distintos e nos quais se produzem transformações de técnicas em meios, gerando elementos que afetam as interações e o funcionamento de práticas sociais, bem como, ainda , a constituição de nova ambiência, em termos de organização social, permeada por lógicas e operações tecno-midiáticas. Trata da especificidade da midiatização e de suas relações com a ambiência segundo três dimensões: no plano social, examina as dinâmicas dos processos midiáticos nas suas inter-relações com práticas institucionais diversas; no âmbito das técnicas e tecnologias, suas transformações em meios de comunicação e a geração de possibilidades de seus usos e apropriações a partir de lógicas e modalidades sociais diversas; e, na esfera da significação, o exame das condições e das exteriorizações de materialidades de sentidos na processualidade e periodização da própria semiose. Propõe, ainda, refletir a partir de fundamentos epistemológicos no campo da comunicação, o papel da midiatização na complexificação da circulação de mensagens, nos seus aspectos teóricos, metodológicos e empíricos.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

MESTRADO ESTRUTURA CURRICULAR

O Mestrado em Comunicação consta de trinta (30) créditos, sendo doze (12) cursados em atividades obrigatórias e dezoito (18) em atividades eletivas, que o aluno cursa da seguinte maneira:


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES

Disciplinas Obrigatórias keyboard_arrow_down

- Teorias da Comunicação e Pesquisa em Comunicação (6 créditos);
- Dissertação (6 créditos).

Disciplinas Eletivas keyboard_arrow_down

- Mínimo 6 créditos devem ser cursados dentro da Linha de Pesquisa a qual o aluno está vinculado;
- Mínimo 6 créditos em Tópicos, Seminários Intensivos, Eventos de Socialização ou disciplinas das outras linhas de pesquisa;
- 3 créditos podem ser cursados em outro Programa, mediante autorização da orientação e coordenação.

Disciplinas - Linha de Pesquisa: Mídias e Processos Audiovisuais keyboard_arrow_down

- Audiovisualidades nas Mídias (3 créditos)
- Pesquisa de audiviosual (3 créditos)

Disciplinas - Linha de Pesquisa: Linguagem e Práticas Jornalísticas keyboard_arrow_down

- Mídia, Linguagem e Jornalismo (3 créditos)
- Produção do acontecimento (3 créditos)
- Teoria da Prática e dos Sujeitos da Produção (3 créditos)

Disciplinas - Linha de Pesquisa: Cultura Cidadania e Tecnologias da Comunicação keyboard_arrow_down

- Mídias, Identidades Culturais e Cidadania (3 créditos)
- Estudos em Comunicação e Cultura Digital (3 créditos)
- Transmetodologia (3 créditos)
- Estéticas da Comunicação (3 créditos)

Disciplinas - Linha de Pesquisa: Midiatização e Processos Sociais keyboard_arrow_down

- Midiatização: Sociedade e Sentido (3 créditos)
- Midiatização: Aportes Metodológicos (3 créditos)
- Estudos empíricos em midiatização (3 créditos)

PROCESSO SELETIVO

Inscrição Online

Período de inscrição: 04/06 a 02/08/2021

Taxa de inscrição: R$ 70,00
Observação: para os egressos da Unisinos é concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição.


Confira o edital para o processo seletivo (PDF)


No item II do Edital você encontra a lista dos documentos obrigatórios que devem ser anexados durante a sua inscrição. Anexar todos os documentos obrigatórios é condição para o êxito da sua inscrição.

Saiba como converter arquivos em formato PDF


Seleção

Período: 09 a 13/08/2021.

Confira a agenda das entrevistas (PDF)


Divulgação dos Aprovados

A lista preliminar dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 13/08/2021.

A lista definitiva dos candidatos selecionados será divulgada nesta seção a partir do dia 20/08/2021.

Confira a lista preliminar dos selecionados (PDF)

Confira a lista definitiva dos selecionados (PDF)


Matrículas

As matrículas serão realizadas de 25 a 30/08/2021.

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atendimento@unisinos.br a partir de 04/01 até 05 dias úteis antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


Veja as ofertas de 2021/2 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2021

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

O Programa de Excelência Acadêmica - PROEX / CAPES concede benefícios para os cursos acadêmicos avaliados pela CAPES com notas seis e sete.


O PROEX oferece para os mestrados e doutorados acadêmicos benefícios de bolsa integral e auxílio para pagamento de taxas.


Bolsas de Apoio Técnico para atuação em atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC) da UNISINOS vinculadas à Chamada CNPQ Nº 1/2019 - Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas, que prevê cooperação entre Programas de Pós-Graduação dentro da temática “Rede de Pesquisa em Economia e Sociedade Digital".

 

O Programa de Bolsas Unisinos de Apoio à Pesquisa de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo é direcionado à estudos inovadores que visem à criação de conhecimento prático e específico orientado à eixos/temas estratégicos da Unisinos.

Tal concessão busca induzir a criação de conhecimento que envolva todas as áreas de conhecimento, estimulando a cooperação em pesquisa de forma transversal entre Programas de Pós-Graduação, e o desenvolvimento de pesquisa básica dirigida e pesquisa aplicada.

 

Áreas estratégicas da Unisinos

» Microeletrônica

» Saúde e Tecnologias

» Inovação e Empreendedorismo

» Humanidades e Tecnologias

 

Para candidatar-se ao processo de bolsas, faça antes sua inscrição no processo seletivo do curso de interesse.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira. Contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores (mestres, doutores e especialistas em várias áreas de conhecimento), o CNPq é uma das maiores estruturas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) dos países em desenvolvimento.


Os investimentos feitos pelo CNPq são direcionados para a formação e absorção de recursos humanos e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o aumento da produção de conhecimento e geração de novas oportunidades de crescimento para o país.


Veja o edital disponível para este processo de bolsa: ​

INVESTIMENTO

Confira o valor da parcela para o Mestrado Acadêmico em Comunicação:


36 parcelas de R$ 1995,54*

Financiamento próprio em até 48 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2021.

Confira o valor da parcela para o Mestrado Acadêmico em Comunicação:


36 parcelas de R$ 1795,99*

Financiamento próprio em até 48 parcelas.


*Valor para ingressantes em 2021.

Ficou alguma dúvida?

Clique no botão abaixo para falar com um de nossos consultores.

Falar com consultor

PROFESSORES DO CURSO

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

 

Adriana Da Rosa Amaral

Adriana Da Rosa Amaral

Doutora em Comunicação Social
WorkID/ORCID

Pós- doutora em Youth Media Cultures pela University of Surrey, Reino Unido, 2016. Foi professora visitante na Universität Duisburg-Essen (Alemanha) e na University of Salford (UK). Doutora em Comunicação Social pela PUCRS (2005) com Estágio de Doutorado em Sociologia da Comunicação no Boston College ( EUA), e Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. É líder do grupo de pesquisa CULTPOP. Área de interesse: Cultura Digital, Cultura Pop, Estudos de Fãs e Subculturas, Métodos Digitais, Estudos de Som e Música e Imaginários Tecnológicos em gêneros Fantásticos.

Alberto Efendy Maldonado G.De La Torre

Alberto Efendy Maldonado G.De La Torre

Doutor em Ciências da Comunicação
WorkID/ORCID

Pós-Doutor em Comunicação, Universidade Autônoma de Barcelona (2004-2005 e Doutor em Ciências da Comunicação (USP) 1999. Coordenador Geral da Rede AMLAT: Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina e do Grupo de pesquisa Processocom. Professor-Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Área de interesse: Epistemologia Cidadania Comunicacional América Latina Metodologias Interculturalidade.

Ana Paula Da Rosa

Ana Paula Da Rosa

Doutora em Ciências da Comunicação
WorkID/ORCID

Pós- doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2018), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012) e mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008). Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Circulação, Imagem e Midiatização (LACIM). Área de interesse: midiatização, circulação, imagem, estudos do imaginário, enquadramentos midiáticos.

Antonio Fausto Neto

Antonio Fausto Neto

Doutor em Sciences de La Comunication Et de L'information
WorkID/ORCID

Pós-doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutor em em Sciences de La Comunication Et de L'information - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - França (1982). Presidente do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO) e líder do grupo de pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Áreas de interesse: Midiatização, circulação, jornalismo, Discurso, Estratégias Midiáticas

Gustavo Daudt Fischer

Gustavo Daudt Fischer

Doutor em Ciências da Comunicação
WorkID/ORCID

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e mestre em Comunicação na mesma instituição. É um dos líderes do grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: comunicação, memória e design (TCAV. É coordenador do GP Estudos de Televisão e Televisualidades da INTERCOM (2020-2021). Área de interesse: audiovisualidades, interfaces digitais, web, memória das e nas mídias, arqueologia da mídia

Jairo Getulio Ferreira

Jairo Getulio Ferreira

Doutor em Informática na Educação
WorkID/ORCID

Pós-doutor em comunicação pela UNR (Argentina) e doutor em Informática na Educação (UFRGS, 2002), com sanduiche nos Arquivos Jean Piaget e na Unidade de Tecnologias Educacionais da School of Psychology and Education, University of Geneva (2000). Professor Titular I do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. Editor da revista Questões Transversais. Área de interesse: epistemologias da comunicação, midiatização, dispositivos, campos das mídias e circulação.

Jiani Adriana Bonin

Jiani Adriana Bonin

Doutora em Ciências da Comunicação
WorkID/ORCID

Pós-doutora pela Universidad Nacional de Córdoba (2009) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001). É líder do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM e vice coordenadora do GT Estudios de recepción da ALAIC. Além disso integra a Rede AMLAT. Área de interesse: Recepção Midiática Cultura Cidadania Memórias e Metodologias de Pesquisa.

Maria Clara Jobst De Aquino Bittencourt

Maria Clara Jobst De Aquino Bittencourt

Doutora em Comunicação e Informação
WorkID/ORCID

Pós-Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2015), doutora e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Área de interesse: jornalismo digital convergência ativismo em rede mercado de comunicação inovação e questões de violência e gênero.

Pedro Gilberto Gomes

Pedro Gilberto Gomes

Doutor em Ciências da Comunicação
WorkID/ORCID

Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (XX). Vice-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É vice-líder do grupo de pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, na Linha de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Área de interesse: Comunicação, mídia, religiões, midiatização.

Rafael do Nascimento Grohmann

Rafael do Nascimento Grohmann

Doutor em Ciências da Comunicação
WorkID/ORCID

Pós-doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour e membro do Conselho Científico do Center for Critical Internet Inquiry (C2i2), University of California, Los Angeles (UCLA).Editor da revista Fronteiras - Estudos Midiáticos. Áreas de interesse: trabalho digital plataformização do trabalho cooperativismo de plataforma dataficação comunicação e trabalho

Ronaldo Cesar Henn

Ronaldo Cesar Henn

Doutor em Comunicação e Semiótica
WorkID/ORCID

Pós-doutor pela Universidade Nova de Lisboa (2016), doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994 e 2000). É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Áreas de interesse: produção e proliferação de acontecimentos nas redes e plataformas digitais, ciberjornalismo, redes sociias digitais, transnarrativas, processos semióticos.

Sonia Estela Montano La Cruz

Sonia Estela Montano La Cruz

Doutora em Ciências da Comunicação
WorkID/ORCID

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos 2012 e 2007). Membro do grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv). Áreas de interesse: Audiovisual, televisão Som e escuta no audiovisual Comunicação Digital e Metodologias de Pesquisa em Comunicação.

Pesquisador Voluntário keyboard_arrow_down

Jose Luiz W.J.Gomes Braga

Jose Luiz W.J.Gomes Braga

Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação
WorkID/ORCID

Pós-doutor pela Universidade Federal de Minas gerais (2009), doutor em Comunicação pela Université de Paris II, Institut Français de Presse (1984). Mestre em Educação pela Florida State University. Áreas de interesse: métodos de pesquisa em Comunicação crítica midiática midiatização, processos interacionais, aprendizagem.

Suzana Kilpp

Suzana Kilpp

Doutora em Ciências da Comunicação
WorkID/ORCID

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordena o grupo de pesquisa Audiovisualidades da Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv).Áreas de interesse: tecnocultura audiovisual, audiovisualidades, televisão, história da arte e das mídias, técnicas e estéticas audiovisuais.

Colaborador keyboard_arrow_down

Tiago Ricciardi Correa Lopes

Tiago Ricciardi Correa Lopes

Doutor em Ciências da Comunicação
WorkID/ORCID

Doutor mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura (TCAv). Gerente acadêmico dos cursos de graduação da UNISINOS. Áreas de interesse: tecnocultura digital, audiovisual,memória, mídias locativas

INFRAESTRUTURA

Confira também