Pós Graduação Unisinos - COMUNICAÇÃO - Presencial - São Leopoldo
Mestrado Acadêmico

COMUNICAÇÃO

Presencial - São Leopoldo

Local

São Leopoldo

Duração

2 anos

Curso recomendado pela Capes

Conceito 7

Apresentação

O curso de Mestrado tem por objetivo aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, proporcionando qualificação a comunicadores, pesquisadores, profissionais e docentes universitários. O curso estimula a produção de conhecimento por meio do exercício da pesquisa e do desenvolvimento da capacidade de sistematização teórico-metodológica e de análise crítica de fenômenos comunicacionais. O programa de Ciências da Comunicação oferece formação de excelência, realizada por um corpo docente qualificado, que reúne professores com forte experiência acadêmica e de mercado. Além disso, o programa é recomendado pela CAPES, avaliado com conceito 6. O foco do mestrado reside nos processos midiáticos em perspectiva comunicacional, isto é, abordando interações sociais mediadas por tecnologias em quaisquer esferas de exercício social e da cultura.

O mestrado tem duração de até 24 meses, sendo o primeiro ano voltado para a realização de disciplinas e seminários. A partir do segundo ano os esforços se concentram na realização da dissertação, que é requisito fundamental para a conclusão do curso.

Regimento Interno:

Baixe o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação (PDF)

LinkedIn Facebook Instagram Youtube

 

Este programa também está disponível como:

Coordenação do Curso


Ana Paula da Rosa

Pós- doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2018), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012) e mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008). Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Circulação, Imagem e Midiatização (LACIM). Área de interesse: midiatização, circulação, imagem, estudos do imaginário, enquadramentos midiáticos.

E-mail: anaros@unisinos.br

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1391

Ver currículo Lattes

 

Secretaria do Curso

Telefone: (51) 3591-1122 - Ramal 1305

Email: poscom@unisinos.br

Área de concentração: Processos midiáticos

O foco do Programa reside nos processos midiáticos em perspectiva comunicacional, abordando interações sociais mediadas por tecnologias em quaisquer esferas de exercício social. Nessa perspectiva, investigamos culturas e sistemas comunicacionais envolvendo estratégias de produção, apropriação e circulação de produtos de ordem interacional e informativa, tanto pela observação de objetos específicos nestas angulações como no estudo de relações entre elas, bem como suas implicações na sociedade, na identidade dos sujeitos participantes e na cultura geral. Investigamos, ainda, o papel desses processos midiáticos e suas lógicas e estratégias na configuração dos ambientes sociais mais diversos.

Imagem da Área de concentração

Linhas de Pesquisa

Pesquisa as mídias audiovisuais em perspectiva tecnocultural, filosófica e arqueológica. Desenvolve estudos teóricos e metodológicos sobre a natureza dos meios e dos processos midiáticos que mobilizam áudios e imagens de qualquer origem e de qualquer época, inclusive os que se disfarçam à percepção nas materialidades estudadas. Investiga mudanças ambientais que incidem sobre os regimes de audiovisibilidade e que levam ao esquecimento de meios e máquinas, os quais, todavia, ainda comparecem em audiovisualidades contemporâneas - do cinema, da TV, dos games, das fotografias, das plataformas na internet, das redes sociais, dos vídeos.

Pesquisa o jornalismo, em seu desenvolvimento nas mídias, produtos e processos que se realizam em uma sociedade complexa. Busca compreender, no âmbito dos processos midiáticos, a natureza dos acontecimentos, linguagens, práticas e a produção de sentidos que proliferam em espaços comunicacionais e temporalidades distintas, por meio da investigação teórica e empírica. Foca-se no jornalismo, enquanto disciplina teórica e atividade profissional, caracterizado historicamente pela ação de múltiplos agentes e instituições sociais, que se reconfiguram por conta dos processos em rede.

Pesquisa os processos midiáticos focalizados nas dimensões da cultura, da cidadania comunicacional, das redes sociotécnicas e das tecnologias da comunicação. Problematiza e investiga as esferas comunicacionais e midiáticas nas suas configurações multidimensionais, ao contemplar a produção, os produtos e a inter-relação comunicativa (‘recepção’) dos públicos com os sistemas midiáticos. Enfatiza a experimentação transmetodológica, a partir da confluência e da combinação de lógicas provenientes de várias vertentes científicas. Desenvolve pesquisa crítica colaborativa internacional sobre processos contemporâneos de transformação midiática.

Pesquisa a midiatização enquanto processo de circulação, inclusive em seus momentos de produção, circulação e de recepção de mensagens que se desenvolvem através de períodos distintos e nos quais se produzem transformações de técnicas em meios, gerando elementos que afetam as interações e o funcionamento de práticas sociais, bem como, ainda , a constituição de nova ambiência, em termos de organização social, permeada por lógicas e operações tecno-midiáticas. Trata da especificidade da midiatização e de suas relações com a ambiência segundo três dimensões: no plano social, examina as dinâmicas dos processos midiáticos nas suas inter-relações com práticas institucionais diversas; no âmbito das técnicas e tecnologias, suas transformações em meios de comunicação e a geração de possibilidades de seus usos e apropriações a partir de lógicas e modalidades sociais diversas; e, na esfera da significação, o exame das condições e das exteriorizações de materialidades de sentidos na processualidade e periodização da própria semiose. Propõe, ainda, refletir a partir de fundamentos epistemológicos no campo da comunicação, o papel da midiatização na complexificação da circulação de mensagens, nos seus aspectos teóricos, metodológicos e empíricos.

Projetos de pesquisa

Conheça os projetos desenvolvidos pelos professores do Programa em suas respectivas linhas de pesquisa:

Ver projetos de pesquisa

MESTRADO ESTRUTURA CURRICULAR

O Mestrado em Comunicação consta de trinta (30) créditos, sendo doze (12) cursados em atividades obrigatórias e dezoito (18) em atividades eletivas, que o aluno cursa da seguinte maneira:


EMENTAS DO PROGRAMA ATIVIDADES TRANSDISCIPLINARES DISCIPLINA: CICLO DE ESTUDOS>

Disciplinas Obrigatórias keyboard_arrow_down

- Teorias da Comunicação e Pesquisa em Comunicação (6 créditos);
- Dissertação (6 créditos).

Disciplinas Eletivas keyboard_arrow_down

- Mínimo 6 créditos devem ser cursados dentro da Linha de Pesquisa a qual o aluno está vinculado;
- Mínimo 6 créditos em Tópicos, Seminários Intensivos, Eventos de Socialização ou disciplinas das outras linhas de pesquisa;
- 3 créditos podem ser cursados em outro Programa, mediante autorização da orientação e coordenação.

Disciplinas - Linha de Pesquisa: Mídias e Processos Audiovisuais keyboard_arrow_down

- Audiovisualidades nas Mídias (3 créditos)
- Pesquisa de audiviosual (3 créditos)

Disciplinas - Linha de Pesquisa: Linguagem e Práticas Jornalísticas keyboard_arrow_down

- Mídia, Linguagem e Jornalismo (3 créditos)
- Produção do acontecimento (3 créditos)
- Teoria da Prática e dos Sujeitos da Produção (3 créditos)

Disciplinas - Linha de Pesquisa: Cultura Cidadania e Tecnologias da Comunicação keyboard_arrow_down

- Mídias, Identidades Culturais e Cidadania (3 créditos)
- Estudos em Comunicação e Cultura Digital (3 créditos)
- Transmetodologia (3 créditos)
- Estéticas da Comunicação (3 créditos)

Disciplinas - Linha de Pesquisa: Midiatização e Processos Sociais keyboard_arrow_down

- Midiatização: Sociedade e Sentido (3 créditos)
- Midiatização: Aportes Metodológicos (3 créditos)
- Estudos empíricos em midiatização (3 créditos)

PROCESSO SELETIVO

Os Programas de Pós-Graduação da Unisinos permitem a participação de alunos não regulares em determinadas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado. São considerados alunos não regulares estudantes de outras instituições de ensino superior; graduados e pós-graduados sem vínculo com PPGs e também graduandos da UNISINOS que tenham concluído ou estejam matriculados em Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) ou Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II).

A cada semestre os programas divulgam as disciplinas do curso passíveis de aceitação de matrícula de alunos não regulares. A análise da inscrição é realizada pela Coordenação do PPG. Após parecer favorável da Coordenação, o aluno solicita matrícula, junto ao Atendimento Unisinos.


Baixe o regulamento para admissão de alunos não regulares (PDF)
Baixe a ficha de inscrição para alunos não regulares (DOC)


Inscrição

A solicitação deve ser realizada por e-mail para atend_posgrad@unisinos.br a partir de 02/01 até 05 dias antes do início das aulas (*) da disciplina de interesse, anexando a documentação exigida.


"A partir do segundo semestre de 2022, este PPG inicia o seu processo de desativação gradual."


Confira as disciplinas ofertadas em 2024/1 (pdf)


Confira a lista da documentação necessária no link do regulamento (PDF) para admissão de alunos não regulares, disponibilizado acima.


Valores

Confira os valores para 2024

PROGRAMAS DE BOLSAS E DESCONTOS

São egressos todos os estudantes que concluíram um nível completo de educação superior (alunos diplomados da Unisinos).


Egressos Unisinos possuem 10% de desconto nos Programas de Pós-graduação de Mestrado e Doutorado* Acadêmico e Profissional.


*Válido para ingressantes no Doutorado a partir de 2021.

O Programa de Excelência Acadêmica - PROEX / CAPES concede benefícios para os cursos acadêmicos avaliados pela CAPES com notas seis e sete.


O PROEX oferece para os mestrados e doutorados acadêmicos benefícios de bolsa integral e auxílio para pagamento de taxas.


Mestrado Bolsa R$ 2.100 + Taxa Auxilio R$ 1.100

Doutorado Bolsa R$ 3.100 + Taxa Auxilio R$ 1.400


Bolsas de Apoio Técnico para atuação em atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC) da UNISINOS vinculadas à Chamada CNPQ Nº 1/2019 - Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas, que prevê cooperação entre Programas de Pós-Graduação dentro da temática “Rede de Pesquisa em Economia e Sociedade Digital".

 

O PROGRAMA DE BOLSAS DE APOIO À PESQUISA UNISINOS prevê a distribuição de bolsas parciais de estudo de 20 a 50% (vinte a cinquenta por cento) do valor total do curso de Mestrado e Doutorado da Unisinos por meio das seguintes modalidades:


  • BOLSA CTIE: direcionada a estudos inovadores que visem o desenvolvimento de pesquisas alinhadas aos temas estratégicos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (CTIE);


  • BOLSA TECNOSINOS/SENAI: exclusiva para colaboradores das empresas consolidadas e incubadas no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e na Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec); e Professores e funcionários do Instituto SENAI de Tecnologia e de Inovação – RS e direcionada a estudos orientados aos temas estratégicos de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo;

  • BOLSA PE. THEOBALDO FRANTZ: exclusiva para professores da educação básica e visa a desenvolver projetos de pesquisa que caracterize de forma clara a contribuição da respectiva área para o contexto da educação básica, apresentando soluções para problemas identificados neste âmbito.
  • O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira. Contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores (mestres, doutores e especialistas em várias áreas de conhecimento), o CNPq é uma das maiores estruturas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) dos países em desenvolvimento.


    Os investimentos feitos pelo CNPq são direcionados para a formação e absorção de recursos humanos e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o aumento da produção de conhecimento e geração de novas oportunidades de crescimento para o país.


    Veja o edital disponível para este processo de bolsa: ​

    PROFESSORES DO CURSO

    O aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.

     

    Alberto Efendy Maldonado G.De La Torre

    Alberto Efendy Maldonado G.De La Torre

    Doutor em Ciências da Comunicação
    WorkID/ORCID

    Doutor em Ciências da Comunicação (USP) 1999, Pós-Doutor em Comunicação, Universidade Autônoma de Barcelona (2004-2005). Coordenador Geral da Rede AMLAT: Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina e do Grupo de pesquisa Processocom. Professor-Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Área de interesse:?Epistemologia; Cidadania Comunicacional; América Latina; Metodologias; Interculturalidade.

    Ana Paula Da Rosa

    Ana Paula Da Rosa

    Doutora em Ciências da Comunicação
    WorkID/ORCID

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012) e mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2008). Pós- doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Circulação, Imagem e Midiatização (LACIM). Área de interesse:? midiatização, circulação, imagem, estudos do imaginário, enquadramentos midiáticos.

    Gustavo Daudt Fischer

    Gustavo Daudt Fischer

    Doutor em Ciências da Comunicação
    WorkID/ORCID

    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e mestre em Comunicação na mesma instituição. É um dos líderes do grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: comunicação, memória e design (TCAV. É coordenador do GP Estudos de Televisão e Televisualidades da INTERCOM (2020-2021). Área de interesse: audiovisualidades, interfaces digitais, web, memória das e nas mídias, arqueologia da mídia

    Jiani Adriana Bonin

    Jiani Adriana Bonin

    Doutora em Ciências da Comunicação
    WorkID/ORCID

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001), Pós-doutora pela Universidad Nacional de Córdoba (2009). É líder do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM e pesquisadora da Rede AMLAT - Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina. Área de interesse: Recepção midiática, Culturas e memórias midiatizadas, Movimentos sociocomunicacionais, Cidadania comunicativa, Educomunicação, Metodologias de pesquisa em comunicação.

    João Ricardo de Bittencourt Menezes (Colaborador)

    João Ricardo de Bittencourt Menezes (Colaborador)

    Doutor em Ciências da Comunicação
    WorkID/ORCID

    Doutor em Comunicação, mestre em Ciência da Computação e bacharel em Análise de Sistemas. É professor adjunto na UNISINOS no curso de Jogos Digitais, na qual também coordena, e na atividade transversal de Pensamento Computacional. Área de Interesse: Jogos (Digitais e Analógicos), Analítica Cultural, Tecnocultura do Jogar e Audiovisualidades

    Jose Luiz W.J.Gomes Braga (Emérito)

    Jose Luiz W.J.Gomes Braga (Emérito)

    Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação
    WorkID/ORCID

    Doutor em Comunicação pela Université de Paris II, Institut Français de Presse (1984). Mestre em Educação pela Florida State University. Pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), Áreas de interesse: métodos de pesquisa em Comunicação; crítica midiática; midiatização, processos interacionais, aprendizagem.

    Maria Clara Jobst De Aquino

    Maria Clara Jobst De Aquino

    Doutora em Comunicação e Informação
    WorkID/ORCID

    Doutora e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Área de interesse: jornalismo digital; convergência; ativismo em rede; mercado de comunicação; inovação e questões de violência e gênero.

    Pedro Gilberto Gomes

    Pedro Gilberto Gomes

    Doutor em Ciências da Comunicação
    WorkID/ORCID

    Doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Vice-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É vice-líder do grupo de pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, na Linha de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais. Área de interesse:?Comunicação, mídia, religiões, midiatização.

    Ronaldo Cesar Henn

    Ronaldo Cesar Henn

    Doutor em Comunicação e Semiótica
    WorkID/ORCID

    Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994 e 2000). Pós-doutor pela Universidade Nova de Lisboa (2016). É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Áreas de interesse: produção e proliferação de acontecimentos nas redes e plataformas digitais, ciberjornalismo, redes sociias digitais, transnarrativas, processos semióticos.

    Suzana Kilpp (Pesquisador Voluntário)

    Suzana Kilpp (Pesquisador Voluntário)

    Doutora em Ciências da Comunicação
    WorkID/ORCID

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordena o grupo de pesquisa Audiovisualidades da Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv).Áreas de interesse: tecnocultura audiovisual, audiovisualidades, televisão, história da arte e das mídias, técnicas e estéticas audiovisuais.

    Tiago Ricciardi Correa Lopes (Colaborador)

    Tiago Ricciardi Correa Lopes (Colaborador)

    Doutor em Ciências da Comunicação
    WorkID/ORCID

    Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro do Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura (TCAv). Gerente acadêmico dos cursos de graduação da UNISINOS. Áreas de interesse: tecnocultura digital, audiovisual,memória, mídias locativas.

    INFRAESTRUTURA

    Confira também