Unisinos recebe 56 angolanos para o próximo semestre

Os recém-chegados efetuaram a matrícula em cursos da Escola Politécnica

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta segunda-feira, o segundo semestre acadêmico iniciou. Se as expectativas dos estudantes brasileiros eram altas, imagine para quem atravessou o oceano Atlântico com o objetivo de permanecer, pelo menos, cinco anos por aqui. Para os 56 angolanos que aterrissaram no Brasil agora em agosto, o semestre, e os próximos cinco anos, prometem muitas experiências novas.

Pela manhã, o grupo efetuou a matrícula, todos em cursos da Escola Politécnica. Entre eles, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Geologia, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Engenharia de Controle e Automação. Todos os recém-chegados irão cursar duas disciplinas de graduação, Cálculo I e Química Geral, mais a introdutória de cada curso, todas no turno da noite. Durante o dia, eles também participarão de oficinas de estudos de Física, Matemática, Química e Espanhol.

Os jovens angolanos que estão aqui são uma parte dos beneficiados pelas bolsas de estudo no exterior oferecidas pela empresa estatal Sonangol. Os candidatos aprovados foram enviados a países como Brasil, Portugal, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. E o destino os fez chegar à Unisinos. Confira o perfil e as expectativas de quatro intercambistas que estarão pelo campus a partir desse semestre.

Nome: Helder Oliveira

Idade: 18 anos

Curso: Geologia

Expectativa: “Quero aprender, não só a parte acadêmica, mas como é a vida de intercambista. Quero viver essa experiência, de estar longe de casa, morando sozinho e superar as dificuldades. Vai ser muito bom! Eu gostei de São Leopoldo.”

Nome: Vânia Leite

Idade: 17 anos

Curso: Engenharia Cartográfica e Agrimensura

Expectativa: “Aproveitar da melhor forma possível a experiência, tentar interagir com todos e deixar a vida seguir. No início, não gostei de saber que fui escolhida para vir ao Brasil, mas depois percebi que não é assim como as pessoas falam ou como as notícias que são transmitidas na Angola. As pessoas são agradáveis”.

Nome: Pires Dinis

Idade: 18 anos

Curso: Geologia

Expectativa: “Dar o meu melhor, conseguir a aprovação de meus professores e manter as notas altas”.

Nome: Jorge Rodriguez

Idade: 19 anos

Curso: Engenharia Cartográfica e Agrimensura

Expectativa: “Me integrar com os brasileiros, pois é uma cultura diferente da nossa e devemos sempre aprender com isso, trocar experiências. O ensino aqui também é diferente de lá.”