Los Angeles Cine Fest

Estudante do curso de Fotografia da Unisinos concorre a prêmio em festival de cinema

O filme “Através da porta”, com direção de fotografia de Rafael Cardoso, aluno do quinto semestre do curso de Fotografia da Unisinos foi selecionado para o Los Angeles Cine Fest. O curta é um drama e conta a história de duas mulheres que vivem uma tensão dentro de uma casa durante a revolução federalista. Uma delas acredita que há um assassino as observando.

O filme está concorrendo ao melhor curta em votação popular na categoria Best of Audience. “Fazer parte desse festival representa reconhecimento pela dedicação de uma equipe inteira. Cinema é feito coletivamente”, ressalta.

Para o estudante foi uma surpresa ter o filme selecionado. “Estamos todos felizes e ansiosos por mais”, afirma. Na entrevista a seguir Rafael conta como aconteceu sua proximidade com o cinema, explica a função de um diretor de fotografia em uma produção de vídeo e dá dicas para quem deseja se aventurar na produção de curtas e na participação de festivais. Confira:

Como se deu essa sua proximidade com o cinema?

Cresci ouvindo histórias. Minha mãe costumava ler para mim antes de dormir. Depois livros, músicas, pessoas, filmes e fotografia tornaram-se as minhas fontes de novas histórias. Acho que elas são uma das coisas mais fascinantes da vida, porque você pode aprender muito ao usar sua imaginação e ao observar a experiência de personagens reais ou fictícios. Acredito que as oportunidades surgiram por eu estar aberto a elas e procurá-las através do convívio social com quem trabalha na área.

Quem mais participou dessa produção com você?

Muitas pessoas (risos). Entre elas, Márcio Kinzeski (diretor e produtor), Vitor Liesenfeld (som direto e assistente de direção), Manoel Magalhães (roteirista), Nora Helena Nunes (diretora de arte), Larissa Steyner (atriz), Ana Lúcia (atriz), Ricardo Peres (ator), Juliana Martini (fotógrafa still), Ana Martini (designer), Pedro Kestering (produção), Samuel Pinheiro (produção), Francine Dadda (continuísta), Gahuer Carrasco (trilha sonora).

Qual o trabalho de um diretor de fotografia?

O diretor de fotografia é responsável pelo que envolve a imagem. Ele tem que decupar o roteiro e, a partir do ponto de vista dele, do diretor e do diretor de arte, decidir qual será a aparência do filme e a linguagem usada para filmar e contar a história. Precisa decidir quais serão os enquadramentos, de acordo com a composição que se busca, iluminá-los, pensar nos movimentos de câmeras e por fim, na pós-produção, ajustar cores e contrastes para finalizar o trabalho.

O filme ganha em qualidade por ter esse profissional junto das filmagens?

Muito, pois esse profissional é quem estudou profundamente sobre os aspectos técnicos e subjetivos da imagem. O trabalho é ser os olhos do diretor e transcrever em imagem o que ele pensou.

Tem alguma dica que você daria para outros estudantes que desejam produzir curtas e participar de importantes festivais como o Los Angeles Cine Fest?

Estudem. Sobre tudo. Não é só de fotografia e cinema que se constrói a bagagem referencial para ser capaz de criar imagens boas. Se querem produzir, produzam. A tecnologia está ao alcance de todos. Corra atrás que é possível.